Biblioteca pública de Juína conquista prêmio nacional

Premiação valoriza a aproximação com a comunidade

Assessoria SEC/MT

A Biblioteca Pública Municipal de Juína conquistou o segundo lugar em concurso nacional que  premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades.

Com o suporte do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT) – da qual faz parte, o equipamento de Juína, que leva o nome da Professora Maria Santana do Nascimento, se destacou por oportunizar uma maior presença da biblioteca no dia a dia da população.

A programação que reaproximou a biblioteca da comunidade e conquistou o prêmio nacional envolveu a juventude da cidade desde o planejamento até a realização. A identificação das demandas do município e o protagonismo jovem renderam atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, além da criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”.

Para a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas e da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, Waldinéia Ribeiro de Almeida, o reconhecimento conquistado pelo município de Juína comprova que a ressignificação dos espaços das bibliotecas traz muitos benefícios à sociedade e por isso precisa ser estimulado em todo o Estado. “Que esse exemplo vindo de Juína se espalhe a todos os municípios mato-grossenses. Para isso, vamos continuar dando apoio na capacitação e na revitalização dos equipamentos”, concluiu Waldinéia.

Por estar entre os três primeiros lugares, os responsáveis pelo projeto em Juína  ganharão uma viagem à Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas públicas. Também serão convidados para compartilhar suas experiências como uma das dez melhores práticas em evento que será realizado em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro.

Concorreram ao prêmio bibliotecas de todo país que aderiram ao  programa Conecta Biblioteca, realização da Recode e da organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup. O prêmio valoriza os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município.

 

Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas. Adicionalmente, visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here