A obra Abaporu, a mais emblemática da carreira de Tarsila do Amaral, pintada em 1928, volta ao Brasil após 11 anos. A partir de quinta-feira (4), a mostra ‘Tarsila Popular’ irá reunir cerca de 120 obras da artista, incluindo pinturas e desenhos, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
O quadro estava no Museu de Arte Latino-Americano, em Buenos Aires, na Argentina. Além do Abaporu a mostra contará com as obras, A Cuca, Operários e Manacá, entre outras.
A exposição fará parte do circuito “Histórias das mulheres, histórias feministas”. Além de exposições, o Masp receberá palestras, workshops e a exibição de filmes sobre o tema.
Simultaneamente, o museu também irá receber a mostra “Lina Bo Bardi: Habitat”, com as principais obras da arquiteta responsável pelo Sesc Pompeia, o Teatro Oficina e a atual sede do Masp, na avenida Paulista.
A obras de Tarsila ficarão expostas até dia 28 de julho, no primeiro andar do Museu. Às terças-feiras as visitas são gratuitas. De quarta a domingo as entradas custam de R$ 20,00 (meia entrada) a R$ 40,00 (inteira).
(Por G1)