O faturamento da indústria editorial com e-books, audiolivros e outras plataformas de conteúdo digital em 2019 foi de R$ 103 milhões.
O valor representa um crescimento de 140% em três anos, segundo pesquisa realizada pela Nielsen Book e coordenada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). O estudo comparou os dados de 2019 com os de 2016, quando foi realizado um censo digital.
Com essa receita, o setor digital representou 4% do mercado editorial brasileiro de 2019. Das 4,7 milhões de unidades vendidas, os e-books representaram 96%, enquanto os audiolivros corresponderam a 4%.
Segundo a pesquisa, o acervo digital aumentou 37% no mesmo período. Em 2019, havia 71 mil títulos disponíveis no mercado digital: 20 mil de ficção, 23 mil de não ficção e 28 mil da categoria científico-técnico-profissional.
A pesquisa não incluiu dados de livros didáticos por considerar sua participação quase nula no mercado digital.
Fonte: G1