Alunos de outros estados e cidades vêm para Cuiabá fazer teatro

MT Escola de Teatro disponibiliza curso superior gratuito com ênfase em sete áreas de especialização

0
173
O aluno se especializa em Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia ou Produção Cultural

A MT Escola de Teatro disponibiliza o Curso Superior de Tecnologia em Teatro. Trata-se da única formação profissional na área totalmente pública e gratuita no estado. Na graduação, o estudante escolhe uma das sete áreas de ênfase, na qual deseja se especializar: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

E o reconhecimento da instituição tem transposto as fronteiras cuiabanas, tanto é que a quantidade de alunos vindos de fora no último vestibular foi algo que chamou atenção. “Esse vestibular foi diferente. Tivemos alunos vindos do interior de Mato Grosso e de outros Estados. Isso nos mostra o tamanho da importância da MT Escola de Teatro e do nosso trabalho na viabilização desse projeto”, destaca Flávio Ferreira, diretor da Associação Cultural Cena Onze.

As aulas do primeiro semestre deste ano tiveram início no dia 08 de março. E dentre as caras novas, alunos de Rondonópolis, Colniza, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Rondônia, Goiás e Brasília.

Para Ana Paula Dias Oliveira, 33, moradora de Rondonópolis (217 km de Cuiabá), estudar produção cultural era um sonho distante. “Sempre gostei da área, sempre pesquisei sobre o assunto, mas nunca trabalhei no ramo. Estou na terceira semana do curso e maravilhada com tudo. É um lugar onde sinto vontade de estar”, revela.

Já a professora Eliane Gomes Fonseca, 25, moradora da cidade de Pedra Preta (244 km de Cuiabá), decidiu fazer o curso de direção após se descobrir dirigindo seus alunos em peças de teatro. “Estou me esforçando muito para conseguir conciliar o trabalho e o curso e está valendo muito a pena. Sempre quis estudar, fazer teatro, e troquei o curso de atuação pelo de direção. Pretendo estudar teatro a minha vida toda”, conta.

MT ESCOLA DE TEATRO

Há dois anos a MT Escola de Teatro se tornou um polo de formação superior em teatro, em parceria com a Secretaria de Cultura (SEC-MT) e a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), sendo hoje reconhecida nacionalmente como um importante núcleo de formação profissional, inserindo no mercado de trabalho dezenas de profissionais graduados no A MT Escola de Teatro é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e a Associação dos Artistas Amigos da Praça e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here