Arte na praça reunirá atrações culturais e artesanato de várias regiões do Estado

0
34

Artesãos de todo o estado estarão presentes na feira de artesanato ‘Arte na Praça’ a partir desta terça-feira (11). São mais de trinta produtores e duas associações que vão expor e comercializar suas produções, entre elas peças artesanais em cerâmica, madeira, tecelagem e outras modalidades.

O evento será realizado na Praça Popular em Cuiabá e vai até o dia 16 de dezembro das 17h às 22h.

A exposição terá ainda peças natalinas em guardanapos, patchwork, artes de crochê, ferira gastronômica, um Espaço Criança e a presença do Papai Noel. Além disso, todas as noites o público contará com diversas atrações culturais.

O local também será um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos, para serem doados a instituições.

Destaque nacional

Entre os dias 4 e 9 de dezembro, o artesanato mato-grossense ganhou destaque nacional, na Feira Nacional de Artesanato, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Considerada uma das maiores feiras da América Latina, o evento chegou à 29ª edição com a maior diversidade de produtos que o Brasil possui. Mato Grosso marcou presença com um estande que beneficiou cerca de 40 artesãos e 10 municípios de maneira direta e indireta, a partir do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federal.

A mestra e tecelã Lucinei António Pereira, de Várzea Grande

Com um histórico de 10 anos de participação no evento, Mato Grosso teve um representante entre os trinta e sete artesãos e artistas brasileiros homenageados indicados pelas coordenações estaduais do PAB. A mestra Lucinei António Pereira que teve um espaço exclusivo dentro do evento para divulgar o seu trabalho.

Representante de Limpo Grande, em Várzea Grande, a artesã contabiliza 40 anos dedicados a arte da tecelagem e também leciona para alunas na Casa de Artes do município.

“Quando soube que seria uma das homenageadas fiquei muito feliz pelo reconhecimento. Meu ofício é fazer redes bordadas com toda a beleza dos animais do Pantanal, como araras, tucanos, beija-flores, tuiuiús, dentre outros. Mas também tenho outra paixão que é ensinar o que aprendi com a minha mãe aos 12 anos. Hoje tenho diversas alunas, a maioria mulheres mais maduras, entre elas, uma de 81 anos que me enche de orgulho porque sei que a tradição vai sobrevivendo ”, declarou Lucinei.

Serviço:

Feira de Artesanato ‘Arte na Praça’

Data: 11 a 16 de dezembro

Horário: 17h às 22h

Local: Praça Popular em Cuiabá, Bairro Popular – Cuiabá

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here