Blues invade Chapada dos Guimarães no próximo sábado
Da Redação
Fotos divulgação
Serão 16 horas de apresentações do estilo musical reconhecido por ser extremamente passional e falar sobre as emoções de maneira profunda
Chapada dos Guimarães (a 64 km de Cuiabá) recebe no próximo sábado (10.11) a 3ª edição do Geodésica in Blues Festival, um evento pensado para as pessoas apreciarem e curtirem o que o blues – estilo musical reconhecido por ser extremamente passional e falar sobre as emoções de maneira profunda – tem a oferecer. As apresentações, que ocorrem a partir das 8h, na Praça Dom Wunibaldo, contam com atrações locais, regionais e nacionais, e entrada gratuita.
Entre os convidados está um dos grandes nomes do blues na América do Sul, Décio Caetano (PR), Décio Caetano, que vem com o blues de Chicago em suas veias e o status de referência de guitarra blues na América do Sul.
Uma carreira de 30 anos, 12 álbuns, dois DVD’s, passagem por 17 países e shows com mais de 80 nomes do blues internacional. Recém contratado pela Sony Records, passa em Chapada dos Guimarães nas prévias de embarcar para a Turnê 2019 pela Europa e EUA.
Também marca presença João Fortes, cuiabano que cresceu no Paraná e fez a proeza de se mandar para os EUA em 2014, a meca do Blues. Lá teve a honra de conhecer o astro Buddy Guy e dividir palco com vários artistas de blues como: Li’l Ed, Claudette Miller, Omar Coleman, e outros. Foi o último gaitista a tocar com James Wheeler no tradicional Rosa’s Lounge, antes de sua morte naquele ano.
Aqui no Brasil, realizou grandes shows com fortes nomes do blues mundial, tocou ao lado de: Lurrie Bell, Jimmy Burns, Bob Stroger, J.J. Jackson, Anika Chambers, J.C. Smith, Sherman Lee Dixon. Ao lado do amigo Décio Caetano, promete um show forte e expressivo, mostrando tudo o que sua harmônica é capaz de provocar em cima do palco.
Somando ainda para enriquecer o festival, os nomes do blues local que já são conhecidos: Allan Regis & Mississipi Jr., Fidel Fiori & Blend Blues Trio, Stone Flower Blues, e a grande revelação do blues cuiabano SilverGuy.
Homenagem
Nesta edição, os organizadores também homenageiam uma grande personalidade do blues nacional: Renato Fernandes. Músico, compositor e cantor, referência e destaque por sua característica peculiar nas interpretações, vivendo o blues além da música, em toda a sua essência e com toda a sua verdade.
Fernandes é referência para uma geração que construiu o caminho para muitos outros durante a sua história. Grande personalidade, poeta, letrista impecável, falando do cotidiano com certa tranquilidade, sarcasmo e escracho, conquistou inúmeros fãs por onde passou. Recebeu um documentário com o título “Ele é o Blues!”. Ele morreu aos 53 anos de idade e deixou de herança toda a obra e reconhecimento da banda Bêbados Habilidosos, que continua na ativa.
Histórico
Geodésica in Blues Festival 3ª Edição é uma semente que foi plantada no Sítio Monjolinho, localizado no Vale da Bênção, município de Chapada dos Guimarães, centro geodésico da América do Sul.
Batizado com o homônimo da cachaça artesanal, orgânica, produzida na propriedade, o festival surgiu durante uma conversa entusiasmada sobre blues, eventos e amigos. Inicialmente em pequena escala, para poucos apreciadores, começa a ser produzido ali um evento de blues, porém intimista.
O evento então começa a sair além das porteiras do sítio, e oferece uma versão um pouco maior. Na segunda edição o guitarrista Fábio Brum, já reconhecido no cenário do blues do centro-oeste e atuando em São Paulo com grandes nomes do blues, aceita o convite, vem até a Chapada, faz um show ao lado de outras atrações locais (Brand Blues e Alligators Blues Band).
A 3ª edição já vem em uma versão totalmente aberta ao público, para que mais pessoas, cada vez mais possam apreciar e saborear o que o blues tem para oferecer em emoção e qualidade musical.
A realização está a cargo de três amigos. Marcos Sguarezi, um entusiasta do blues e criador da Cachaça Geodésica. Foi lá no sítio dele que tudo começou.
Xisto Bueno, que é o diretor artístico. Grande apaixonado por jazz, blues e rock’n roll. Criador e apresentador do programa Sala de Rock, antes na TV Assembleia e agora na Rádio Assembleia FM.
A curadoria e produção está a cargo de Luiz Brizuela. É ele que tem a responsabilidade de escalar o LineUP, providenciar a estrutura física, divulgação, organização e tudo o que precisar para um evento de blues, com tudo o que tem direito.
Serviço:
3ª edição do Geodésica in Blues Festival
Data: 10 de novembro (sábado)
Horário: A partir das 8h
Local: Praça Dom Wunibaldo – Chapada dos Guimarães
Entrada franca
Mais informações: https://geodesicainblues.com.br