Cena Livre apresenta espetáculo que levanta questões contemporâneas

O II Festival de Teatro Cenas Curtas reúne 14 esquetes com temáticas variadas, como feminicídio, cotidiano, regionalismo e humor

0
108
As cenas que compõem o espetáculo foram desenvolvidas a partir de oficinas do grupo

O grupo de teatro Cena Livre realiza o II Festival de Teatro Cenas Curtas. A primeira apresentação aconteceu nesta quarta-feira (15.05) e a segunda e última acontece nesta quinta-feira, às 20h, no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O ingresso pode ser adquirido em troca de 1 litro de leite que será doado a uma instituição de caridade.

Feminicídio, cotidiano, regionalismo, humor, musicais e um pouco dos 300 anos de Cuiabá fazem parte do conteúdo do espetáculo. Todas as 14 cenas que compõem a apresentação foram desenvolvidas a partir de oficinas que acontecem todos os sábados no Centro Cultural da Universidade. Os dramaturgos, atrizes, atores, diretores e diretoras do coletivo somam 55 alunos.

O espetáculo é idealizado pelos estudantes do curso de extensão em Artes Cênicas da UFMT, Câmpus de Cuiabá. O diretor e orientador do grupo, Lucas Lemos, afirmou que “o festival representa o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017 graças ao esforço dos estudantes do curso e dos investimentos da universidade pública”.

De acordo com a diretora, professora Ana Carolina de Mello, as experiências dos alunos é a prioridade no processo de criação. “Nossas esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política. O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante”, afirma.

O festival conta com direção geral de Lucas Lemos e Ana Carolina de Mello, maquiagem de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo e atuação dos alunos matriculados atuantes no projeto em 2019.

As cenas que compõem o espetáculo foram desenvolvidas a partir de oficinas do grupo

O grupo Cena Livre de Teatro nasceu em 2016 por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de história da UFMT, tornou-se um projeto de extensão da Instituição em 2017. Comemorando três anos de atuação em 2019, o grupo já produziu uma mostra e apresentou-se em diversos eventos pela Universidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here