Mais um filme da Mostra Vitrine será exibido no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (29.01). A sessão inicia às 19h30 e o ingresso custa simbólicos R$ 2. Trata-se do controverso documentário “Excelentíssimos”, de Douglas Duarte. Gravado dentro do Congresso ao longo dos meses em que corria o impeachment (ou golpe, como preferir) da ex-presidente Dilma Rousseff. A produção divide opiniões de público e crítica, como qualquer obra que se propõe a discutir ou retratar a política atualmente.

“Um registro dos fatos, personagens e articulações por trás da maior crise política do país desde a redemocratização”, é como define a sinopse. Entretanto, os modestos 5,4 no IMDb, pontuação definida a partir da nota dos próprios espectadores, revela como o longa está longe de ser uma unanimidade.

A rotina do poder legislativo é quem conduz a trama durante duas horas e quinze minutos. O documentário evidencia a polarização política, num recorte que pega desde o fim das eleições de 2014 até o afastamento de Dilma Rousseff no dia 31 de agosto de 2016.

O longa pode ser considerado um filme de montagem, constituído por uma espécie de colagem dos “melhores momentos” deste período. Além disso, é permeado por uma constante Voice Over (a famosa narração) do próprio diretor, explicando didaticamente os fatos, e estabelecendo uma relação de causa e consequência entre eles.

Imagem Ilustrativa/Internet

“Eu tinha vontade de pegar imagens de arquivo, de fazer locução, de concatenar, de realmente emprestar a minha voz. Estou envolvido em cada pedacinho do documentário e ele tem essa linguagem pouco seca exatamente porque acho que essa era a melhor maneira de expressar”, relatou Duarte à época do lançamento.

No entanto, para alguns críticos, esta tentativa do cineasta de abordar todo este processo sem um recorte mais específico e ainda inserir um narrador tão explicativo soa como algo ambicioso e ao mesmo tempo ingênuo.

Imagem Ilustrativa/Internet

Figuras conhecidas do cenário político nacional protagonizam o filme, como Eduardo Cunha, Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, Aécio Neves, Michel Temer, Luiz Inácio Lula da Silva e Sérgio Moro. Além das falas destes, também traz imagens das manifestações populares e até símbolos caricatos como o “Pato da FIESP”.

Mostra de Filmes Premiados no Cine Teatro

Este é o terceiro ano que o Cine Teatro Cuiabá traz para a capital mato-grossense o projeto Vitrine Filmes, com 10 produções de longa-metragem destaques e/ou premiados em diferentes festivais, nacionais e internacionais. Os filmes da mostra são exibidos nas terças-feiras, sempre às 19h30. Este é o terceiro longa da programação, que segue até o final de março.

“A Mostra Vitrine é uma oportunidade para o público local entrar em contato com filmes brasileiros e também co-produções com outros países, como Zama, da Lucrécia Martel, e Los Territorios, do Ivan Granovsky. Os filmes são distribuídos pela Vitrine Filmes e não foram exibidos em 2018 na Sessão Vitrine, que aconteceu uma vez por mês na programação do projeto Encontros com Cinema”, explica o curador de cinema do Cine Teatro, Diego Baraldi.

A Mostra Vitrine Filmes é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Governo do Estado de Mato Grosso, Cineclube Coxiponés e Procev/UFMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here