Cine Teatro exibe premiado documentário sobre cômica e acirrada rivalidade entre dois boxeadores brasileiros

Imagem Ilustrativa/Internet

Por Túlio Paniago

O Cine Teatro Cuiabá exibe, às 19h30 desta terça-feira (22), uma das produções nacionais mais comentadas dos últimos anos: “A Luta do Século (2016)”, de Sérgio Machado (Cidade Baixa). Trata-se do divertido e aclamado longa agraciado com o prêmio de melhor documentário no Festival do Rio de 2016, uma das mais importantes premiações do cinema nacional, além de ostentar expressivos 8,3 na IMDb, pontuação que serve de termômetro popular pois é definida a partir de notas dos próprios espectadores.

Imagem Ilustrativa/Internet

O filme narra a trajetória dos pugilistas Reginaldo Holyfield e Luciano Todo Duro, rivais históricos do boxe brasileiro. “Durante mais de 20 anos, os dois se odiaram tanto que não podiam dividir o mesmo espaço sem se agredir”, descreve a sinopse. Essa rivalidade rendeu momentos icônicos e hilários, dentro e fora dos ringues, dada às personalidades antagônicas e muitas vezes cômicas destes dois interessantes personagens.

“A Luta do Século é a luta de dois analfabetos contra todas as dificuldades que a vida colocou e que poderiam ter chegado mais longe”, definiu o diretor do filme à época do lançamento. A afirmação se sustenta no fato de que os dois tiveram seus altos e baixos, ambos atingindo grande prestígio na carreira, tendo sido campeões sul-americanos em suas categorias, porém não alcançaram a glória que almejavam.

Imagem Ilustrativa/Internet

Sob esta perspectiva, Sérgio Machado explora as trajetórias de Holyfield e Todo Duro, evidenciando como o baiano e o pernambucano, respectivamente, eram pobres e sem maiores oportunidades de ascensão social, o que os levou a buscar no boxe uma chance de ganhar a vida. No entanto, sem dúvida, o cerne do filme é a cômica e intrigante rivalidade entre os protagonistas.

Essa relação de amor e ódio já havia proporcionado seis lutas, sendo que cada um venceu e perdeu para o maior adversário em três oportunidades, entrando para a históri rigorosamente empatados. Todavia, após o início das filmagens, surgiu a inusitada possibilidade de um sétimo confronto, o derradeiro embate. E então, mesmo já aposentados e por volta de seus 50 anos, os eternos rivais voltaram ao ringue para desempatar a peleja, confronto que foi batizado pelos fãs como “A Luta do Século”, mas o desfecho deste duelo de gigantes você só vai saber após assistir o documentário.

Mostra de Filmes Premiados no Cine Teatro

Este é o terceiro ano que o Cine Teatro Cuiabá traz para a capital mato-grossense o projeto Vitrine Filmes, com 10 produções de longa-metragem destaques e/ou premiados em diferentes festivais, nacionais e internacionais. Os filmes da mostra são exibidos nas terças-feiras, sempre às 19h30. Este é o segundo longa da programação, que segue até o final de março.

“A Mostra Vitrine é uma oportunidade para o público local entrar em contato com filmes brasileiros e também co-produções com outros países, como Zama, da Lucrécia Martel, e Los Territorios, do Ivan Granovsky. Os filmes são distribuídos pela Vitrine Filmes e não foram exibidos em 2018 na Sessão Vitrine, que aconteceu uma vez por mês na programação do projeto Encontros com Cinema”, explica o curador de cinema do Cine Teatro, Diego Baraldi.

A Mostra Vitrine Filmes é realizada pelo Cine Teatro Cuiabá, Associação Cultural Cena Onze, Governo do Estado de Mato Grosso, Cineclube Coxiponés e Procev/UFMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here