Comunidade do Vale de Chapada recebe academia ao ar livre

Espaço, com 10 m2 concretados, conta com 12 aparelhos para exercícios

Cerca de 100 famílias do bairro Vale da Chapada, em Chapada dos Guimarães, foram beneficiadas com uma academia ao ar livre, do projeto Bem-estar, Saúde, Esporte e Lazer, uma iniciativa da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim). Composto por 12 aparelhos para exercícios, além de bancos, lixeira, em um espaço de 10 m2 concretados, o equipamento foi entregue à população na terça-feira (28.06).

A academia batizada de Epaminondas Lins, em homenagem a um dos moradores que lutou por melhorias no bairro, foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar, no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado Carlos Avallone.

O projeto contempla ainda a disponibilização dos serviços de um profissional de educação física, para orientar os moradores, em dois horários, pela manhã e à tarde, três vezes por semana, durante 90 dias, e uma aula de defesa pessoal (Krav Magá) para mulheres moradoras do bairro, uma vez por mês. Além disso, será realizada roda de capoeira uma vez por mês.

Nadir Kapriek, moradora do bairro, declarou sua alegria por participar do evento de inauguração. “Gratificante ver que o projeto não morreu. Esse é o resultado de reivindicações e luta da comunidade, que ganha agora um espaço para a prática de esporte e lazer”.

“É uma contribuição que traz mais motivação para que a população busque mais cuidados com a saúde e bem-estar. Um local que proporcionará espaço recreativo, além de promover o convívio da comunidade”, pontuou o consultor em Planejamento e Gestão Cultural da Amiscim, José Paulo Traven.

Um dos articuladores para que o projeto se concretizasse, o vereador Dudu Neves, lembrou que a iniciativa só foi possível com o apoio dos moradores. “Por isso, a comunidade tem papel importante na preservação do espaço, como o senhor Massarico, de 82 anos, que tem cuidado do local, inclusive molhando as plantas, para que por muitos anos possa servir aos moradores”.

Para o deputado Avallone, trata-se de um olhar mais atento às necessidades das comunidades. “Pensamos na infraestrutura, na saúde, nas oportunidades para a população. Não poderíamos esquecer do lazer, dos momentos de descontração com familiares e amigos”, declarou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here