Estreias da Semana: ‘Creed II’ e ‘Green Book’, um dos favoritos ao Oscar, chegam à Cuiabá e VG

Por Túlio Paniago

Duas estreias de peso movimentam as salas de cinema de Cuiabá e Várzea Grande nesta quinta (24.01). A premiadíssima comédia dramática “Green Book – O Guia”, que desponta como uma das favoritas ao Oscar de melhor filme em 2019, foi sucesso de público e crítica por onde passou, e agora chega ao Brasil. A outra novidade nas telonas daqui é “Creed II”, uma espécie de continuação da franquia ‘Rocky Balboa’, que inclusive tem no elenco o próprio Sylvester Stallone interpretando o lendário personagem Rocky.

Imagem Ilustrativa/Internet

GREEN BOOK – O GUIA
O filme chega com banca. Nesta terça (22.01), foi revelada a lista dos indicados ao Oscar 2019 e Green Book concorre em cinco categorias (Melhor Filme; Roteiro Original; Ator; Ator Coadjuvante; e Montagem). Além disso, foi o grande vencedor do Globo de Ouro (Melhor Comédia ou Musical; Roteiro; e Ator Coadjuvante). E também foi agraciado com as honrarias de melhor filme no respeitado Festival de Toronto e pelos Sindicato dos Produtores, que são considerados termômetros para o Oscar.
Enfim, as credenciais do longa de Peter Farrelly (Quem vai Ficar com Mary?) dizem por si mesmas. Green Book – O Guia se inspira numa história real. O pianista negro Don Shirley (Mahershala Ali), um homem rico e refinado, resolve fazer uma turnê pelo sul dos Estados Unidos, ainda sob segregação racial, então sua gravadora contrata um motorista leão de chácara, Tony Lip (Viggo Mortensen), um ítalo-americano falastrão e racista para leva-lo. Neste contexto é que somos apresentados ao “Green Book” do título, um guia de hotéis que aceitavam negros, o qual pretendem seguir durante a viagem.

Imagem Ilustrativa/Internet

O longa trabalha com questões delicadas, como racismo e diferença de classes, mas tem bastante humor e pode ser considerado um filme leve. Uma crônica sobre dois homens de mundos opostos que encontram um terreno em comum. Em suma, é sobre amizade e tolerância.

CREED II
A outra produção, também badalada embora não tão premiada, conta com a direção de Steven Caple Jr. e a produção de Sylvester Stallone. Trata-se de um filme de drama cimentado pelo boxe. Ou vice-versa. Os fãs de Rocky Balboa não podem perder, afinal é uma espécie de continuação da franquia.

Após o primeiro filme, o protagonista que batiza a sequência, Adonis Creed (Michael B. Jordan), sai fortalecido de sua luta contra ‘Pretty’ Ricky Conlan (Tony Bellew). E agora, já mais confiante, segue sua trajetória rumo ao campeonato mundial de boxe com o apoio de Rocky (Sylvester Stallone), porém convive com a desconfiança que acompanha a sombra de seu pai, morto em “Rocky IV” em pleno ringue pelo pugilista/vilão Ivan Drago, que, posteriormente no mesmo filme, seria derrotado pelo próprio Rocky.

Imagem Ilustrativa/Internet

E agora a próxima luta de Creed é justamente contra o filho de Ivan Draco, que possui o mesmo nome do pai e é treinado pelo algoz do pai de Creed, o Drago original, que por sinal nunca engoliu bem a derrota para Rocky. É quase uma novela mexicana resolvida à base de socos.
O longa não escapa das semelhanças com a antiga franquia, e nem tenta, pelo contrário, usa frequentemente referencias nostálgicas, começando pelo vilão antigo reinventado na figura do filho. Porém trabalha bem as convenções de filmes de luta, como questões de superação, dramas familiares e os bastidores do boxe, além de alívios cômicos sagazes.

SERVIÇO

Ambos estreiam nos cinemas de todos os shoppings, com exceção do Cinépolis Três Américas, onde “Green Book – O Guia” não será exibido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here