Debate aborda lutas e pautas dos povos de ascendência africana
Objetivo é propor ideias e pensar em como diminuir a discriminação racial no Estado e aumentar o acesso aos bens culturais
Mato Grosso tem uma população de negros e afrodescendentes que atinge cerca de 62% da população. Para debater e chamar atenção para as lutas e pautas dessa população, o Sesc Casa do Artesão realiza, no próximo dia 24, das 8h às 12h, o debate “Mato Grosso na década dos Afrodescendente – perspectivas e desafios socioculturais”. A entrada é gratuita.
O debate será mediado por Antonieta Luiza da Costa – pedagoga e geógrafa, militante do movimento negro há 35 anos.
Atualmente, ela é presidenta do Instituto de Mulheres Negras (IMUNE) e conselheira estadual de educação, membra do Fórum Nacional de Mulheres Negra, ex-presidenta do Conselho Estadual de Promoção de Igualdade Racial (CEPIR) e também conselheira municipal de cultura e especialista em educação integral e educação para relações raciais.
De acordo com os organizadores, o objetivo é propor ideias e pensar em como diminuir a discriminação racial no Estado e aumentar o acesso aos bens culturais dos negros e afrodescendentes que aqui residem.
O evento faz parte da agenda Brasil na década dos Afrodescendentes, uma proposta da ONU paa fazer com que possamos discutir, propor e implementar políticas públicas e ações afirmativas voltadas à diminuição da discriminação racial no país.
A década
A Década Internacional de Afrodescendentes foi proclamada pela resolução 68/237 (acesse aqui em inglês) da Assembleia Geral e será observada entre 2015 e 2024, proporcionando uma estrutura sólida para as Nações Unidas, os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes para tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.
O período também é uma oportunidade única de apoiar o Ano Internacional de Povos Afrodescendentes, observado pela comunidade internacional em 2011, além de destacar a importante contribuição dada pelas e pelos afrodescendentes para nossas sociedades e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.
Serviço:
Debate Mato Grosso na década dos Afrodescendente – perspectivas e desafios socioculturais
Data: 24 de novembro
Horário: 8h
Local: Sesc Casa do Artesão – Av. Tenente Coronel Duarte, 2140 – Centro Sul
Entrada gratuita
Pré-inscrições pelo link: http://bit.ly/mt_debate
Informações: 3611-0500