Dia da Consciência Negra é comemorado com homenagem a Seo Antonio Mulato e Mestre Ignácio

Dia Consciência Negra em Cuiabá é comemorado com com grande Festa na Orla do Porto

A 2ª edição do Festival Kwanzaa acontece  nesta terça-feira 20 de novembro  – Dia da Consciência Negra – no Museu do Rio, localizado na Orla do Porto em Cuiabá. O evento contará com manifestações culturais afrobrasileiras e tem como homenageado o líder quilombola Sr.  Antônio Benedito da Conceição,  conhecido carinhosamente  como São Antônio Mulato, falecido em 15 de setembro deste ano, com 113 anos de idade.

Uma das mais importantes lideranças  na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, Antônio Mulato será homenageado com declamação de poesia pelo escritor e Jornalista Johnny Marcus.

Outro importante ícone da cultura cuiabana lembrado no  evento será Ignácio Constantino de Siqueira,  o saudoso Mestre Inácio, musico autor de centenas de composições como valsas, maxixes, rasqueados, chorinhos e marchas, sua homenagem será realizada por meio da banda Charanga Bola de Ouro que tocará suas composições.

A expressão “kwanzaa”, que dá nome ao evento, tem origem africana e significa celebração, resgate da origem de um povo que exalta suas conquistas, frutos de muita luta, persistência e fé. Logo, o título remete não apenas a manifestação cultural, mas também à resistência daqueles que ainda hoje lutam por respeito.

O Festival Kwanzaa começa às 18h e contará com apresentações gratuitas em sua programação:

18:00 – Abertura

18:30 – Capoeira ARUANDÊ

19:00 – CURURU – Coração Franciscano

19:30 – Alice Oliveira – Contadora de História

20:00 – Poesia com Jhony Marcus (homenagem Antônio Mulato)

20:15 – hip hop – DJ SPINHA

20:30 – SIRIRI – GRUPO FLOR DO CAMPO

20:45 – Dança Afro – CIA AYOLUWA

21:00 – Samba Digoreste

22:00 – Charanga Bola de Ouro – Homenagem Mestre Ignácio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here