Duas exposições estreiam neste fim de semana em Cuiabá

0
98

Para quem gosta das artes plásticas e visuais, em suas várias formas de revelações de concepção estética e poética, duas exposições estreiam neste fim de semana na Capital mato-grossense.

Nesta sexta-feira (30), a Casa do Parque recebe a primeira exposição individual da artista plástica Nice Aretê. “O homem algodão” reúne cerca de 50 peças em argila, inspiradas pelo livro O Homem de Algodão de Anna Maria Ribeiro Costa.

O personagem principal é um guerreiro xamã Kithãulhu, da etnia Nambiquara, que recebeu seu nome de Dauasununsu, o Deus Supremo, por usar adornos elaborados com algodão nativo.

Yalawaialosu, O Homem Algodão, nasceu na aldeia Serra Azul, no interior da Terra Indígena Nambiquara, a Oeste de Mato Grosso. Casou-se com Anita, uma Sawentesu, com quem teve cinco filhos: Brazilina, Renato, Ademir, Milton e Célio.

O evento tem início às 19h, com entrada é gratuita. A Casa do Parque fica na Rua Major Severino de Queiroz, 455, Bairro Duque de Caxias II.

Fotografia

E a partir do sábado (1º), a autenticidade do cotidiano familiar é o centro do olhar perceptivo da fotógrafa Mônica Carvalho na exposição “Lar Doce Alma”, que ocorre no Goiabeiras Shopping.

A mostra reúne 15 imagens repletas de emoções vividas no dia a dia de famílias, em Cuiabá, motivadas pelas festividades do fim do ano e clima de união entre os parentes.

As fotos, afirma Mônica Carvalho, CEO da Empório da Foto, pretendem promover a reflexão sobre os acontecimentos diários recorrente nos lares. “A proposta é para que o observador, em contato com o retrato da família, identifique em si a necessidade de valorização dos detalhes, que inclui a fotografia. Assim, incentivamos as famílias a valorizarem momentos considerados simples, que passam desapercebidos no cotidiano da vida moderna”, destaca.

Segundo a criadora, “a imagem tem muito poder de mobilizar e sensibilizar as pessoas, em relação a causas que consideramos simples”, conclui.

Localizada no 2º piso, a exposição poderá ser visitada até o dia 31 de dezembro.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here