Duo Yatsugafu-Balloussier realiza concerto na UFMT

Nos últimos sete meses, essa é a terceira apresentação do Duo no Câmpus de Cuiabá

O violinista Oliver Yatsugafu e a pianista Kátia Balloussier

Não é a primeira vez que Oliver Yatsugafu, violinista e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Kátia Balloussier, pianista da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), dividem o palco em Cuiabá – ou em qualquer outra parte do Brasil. No entanto, é certo que a apresentação do duo, que acontece na terça-feira (30), a partir das 19h30 no Teatro Universitário, será única e inesquecível para o público. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do espetáculo. 

Nos últimos sete meses, essa é a terceira apresentação do Duo no Câmpus de Cuiabá. E, assim como os anteriores, realizados em setembro, o concerto, que também homenageia a memória de Luiz Yatsugafu, pai do violinista, oferece um repertório diferente dos anteriores, com composições de Edvard Grieg, Claudio Santoro e Claude Debussy. “O programa é imperdível para quem gosta de violino, de piano e de música de concerto de alta performance”, define a coordenadora do projeto de extensão “UFMT com a Corda Toda”, professora Rubia Naspolini Yatsugafu.

A parceria entre Oliver Yatsugafu e Kátia Balloussier vem de longa data e já aconteceu em diferentes palcos. E qual o segredo para a química do duo? A professora Rubia Naspolini Yatsugafu considera a questão complicada, mas dá pistas. “Os dois são profissionais de altíssimo nível, têm carreiras brilhantes e são duas pessoas de corações maravilhosos, ou seja, aliam qualidade, técnica performática e artística com esses corações e companheirismo”, pontua. 

“Quando os dois se apresentam juntos, chama a atenção essa relação de carinho. Até brinco com o Oliver que, quando a Kátia toca é como se abraçasse as pessoas. O público se sente muito acolhido e acho que isso é a ‘belezura’ do que eles fazem. Essa coisa de estar com essa bondade e esse acolhimento, essa ternura em relação ao outro e também em relação à música e à arte estabelece uma conexão com o público, algo que não é tão comum a gente encontrar”, finaliza.

A apresentação do Duo Yatsugafu-Ballousier encerra a programação do “Abril pela paz” e é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do projeto de extensão “UFMT Com a Corda Toda” e do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here