Encontro de música irá reunir artistas, professores e gestores em Nova Mutum

O evento será realizado em comemoração aos 10 anos da Escola de Música de Nova Mutum

0
56

A Escola de Música de Nova Mutum completa 10 anos em 2019 e, em comemoração, realiza o ‘1° Encontro Criativo de Nova Mutum – música, empreendedorismo, formação e fruição’. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas até 21 de junho. O formulário está disponível no site da instituição. A Escola de Música, que também compõe a Orquestra Jovem de Nova Mutum, é Ponto de Cultura apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

O evento será realizado em Nova Mutum, nos dias 28 de junho a 03 de julho, e reunirá representantes artistas, produtores, gestores e pesquisadores dos setores criativos da música, além de representantes de organizações públicas, privadas e da sociedade civil.

A proposta é conectar o debate teórico com as práticas do mercado atual, fomentando reflexões sobre tendências contemporâneas, promovendo a qualificação de profissionais da música e fortalecendo as redes de cooperação da Escola de Música.

PRESENÇA ILUSTRE

Uma das presenças de destaque do evento é do compositor alemão radicado no Brasil, maestro Ernest Mahle. Ele nasceu na Alemanha, em 1929, mas é brasileiro naturalizado desde 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuck David, na Alemanha, de Hans Joachim Koellreutter, no Brasil.

Estudou no Conservatório Dramático Musical de São Paulo e frequentou cursos internacionais de férias em Lucerna, na Suíça, Darmstdat, Alemanha, e Salzburgo, na Áustria, onde foi aluno de Olivier Messiaen, Wolfgang Fortner e Ernest Krenek.

Estudou também regência com L. von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray. Em 1953, foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba, onde exerceu, durante 50 anos, as funções de diretor artístico, professor e maestro dos vários conjuntos da entidade: coro, orquestra de câmera e sinfônica. Em 1965, recebeu o título de “Cidadão Piracicabano” por seus trabalhos em prol da educação da juventude.

Para o Encontro, Mahle estará à frente de uma mesa redonda e protagonizará a regência de uma obra inédita escrita para a Escola – “O Semeador”. Com letra de Machado de Assis, a obra, em modelo de cantata, será o presente musical para as novas gerações de artistas empreendedores do estado. Além do maestro, comporão o quadro de palestras, oficinas e seminários, o maestro Carlos Taubaté (MT), Nathália Larangeiras (SP), Marcos Sadao (SP), Fernando Pereira (MT), Guilherme Chaves (MT), Alessandra Marangoni, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here