Escritor Marco Lucchesi é reeleito presidente da ABL

A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu nesta última quinta-feira (06) sua Diretoria para o exercício de 2019, em sessão Acadêmica ordinária. O escritor Marco Lucchesi foi reeleito o presidente da instituição.

A posse está marcada para a quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro).

Marco Lucchesi Presidente reeleito da Academia Brasileira de Letras

Marco Lucchesi é sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão de Padre Fernando Bastos de Ávila. Nascido no Rio de janeiro em 9 de dezembro de 1963, o escritor é o mais jovem Presidente da Academia Brasileira de Letras dos últimos 70 anos. O mais novo, em toda a história da ABL, foi o Acadêmico Pedro Calmon (1902-1985), que assumiu em 1945, com 43 anos de idade.

Escritor muitas vezes premiado, tanto no Brasil quanto no exterior, Lucchesi é autor de uma obra que abarca poesia, romance, ensaios, memórias e traduções. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória.

Professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucchesi tem pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Alemanha. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado e doutorado em Ciência da Literatura.

Seus livros mais recentes são O carteiro imaterial (ensaios), Clio (poesia) e O bibliotecário do imperador (romance). Ganhou três Prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Em sessão fechada ao público, os acadêmicos elegeram também a diretoria. Merval Pereira é o secretário-geral; Ana Maria Machado, a primeira-secretária: Edmar Bacha, o segundo-secretário; e José Murilo de Carvalho, o tesoureiro.

Com Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here