Exposição Artefatos reúne obras de nove povos indígenas

0
174
Palmas (TO) - Índio da etnia Bororo Boé (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre as culturas indígenas, o Sesc Casa do Artesão, em parceria com o Centro Cultural Ikuiapá, realiza a Exposição Artefatos – que reúne peças produzidas por nove povos indígenas. A mostra será aberta na próxima sexta-feira (07) e seguirá até 5 de março de 2019, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h15, e sábado das 7h45 às 12h45.

Os artefatos são uma mostra da imensa riqueza cultural indígena, que no Brasil somam quase 900 mil distribuídos em 254 povos que falam 150 línguas distintas.

A curadoria da exposição trouxe para o público a possibilidade de ter contato com obras singulares, trazendo adornos de comunidades do Mato Grosso, Maranhão, Pará e Tocantins. São elas Anunsu (Nambikwara), Boe (Bororo), Ikpeng, Iny (Karajá), Ka’apor, Mehin (Krahô), Menkragnotire (Kayapó), Tenetehara (Tembé) e Waiwai, cada uma com singularidades e manifestações próprias, que aliadas transformam-se em “Artefatos”.

Cacique Nambikwara

Entre colares, tangas e grinaldas, cada obra conta um pouco do seu povo. As artes apresentadas na exposição têm múltiplos olhares, assim como suas matérias-primas que tem origem vegetal e animal.

O Sesc Casa do Artesão não comercializa obras de origem animal, porém respeita tais elementos como manifestação cultural e entende a importância de o público interagir com objetos que participam da construção da identidade sociocultural do Brasil.

Serviço:

Data: De 07 de dezembro de 2018 a 05 de março de 2019

Horário: Segunda a sexta, das 8h30 às 17h15, sábado das 07h45 às 12h45

Informações e agendamento escolar:(65) 3611-0506 ou rlerer@sescmt.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here