Filme brasileiro disputa Palma de Ouro em Cannes

Considerado o principal festival de cinema autoral do mundo, Cannes divulga lista parcial dos selecionados com filme de cineasta brasileiro que já disputou o prêmio

Uma das cenas de 'Bacurau'

O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, anunciou, nesta quinta-feira (18.04), a lista dos filmes integrantes da sua edição 2019. A boa surpresa é que tem brasileiro na disputa da principal premiação da mostra, a tão cobiçada Palma de Ouro. Trata-se de ‘Bacurau’, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorelles.

O Festival acontece entre os dias 14 e 25 de maio. Esta é a segunda vez que o pernambucano Kleber Mendonça Filho concorre à láurea na principal mostra competitiva. Em 2016, com o maravilhoso ‘Aquarius’, ele também foi selecionado, porém não trouxe a Palma de Ouro para o Brasil.

Por sinal, o Brasil venceu apenas uma vez, com O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte. Mas deixemos o passado e voltemos ao presente. ‘Bacarau’, o selecionado da vez, se passa num povoado do sertão. A estabilidade local é desequilibrada após a morte de Dona Carmelita, aos 114 anos, matriarca forte e querida pela comunidade, e daí se desenrola os conflitos que norteiam a trama.

Mas uma possível vitória de Kleber e Juliano não será fácil. Afinal de contas, estão no páreo um leque de cineastas cuja obra é reverenciada internacionalmente há algum tempo. Nomes como Pedro Almodóvar, Ken Loach, Jean-Pierre Dardenne, Terrence Malick, Jim Jarmusch, Luc Dardenne e Marco Bellocchio também concorrem.

Além de figuras da nova geração que já despontam como grandes expoentes do cinema contemporâneo, como Xavier Dolan, Céline Sciamma, Corneliu Porumboiu e Ira Sachs.

E além de ‘Bacurau’, o Brasil também é representado em Cannes com “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz. Este, entretanto, foi selecionado para a Mostra Um Certo Olhar, uma das seções paralelas mais relevantes do evento. Importante ressaltar que Cannes ainda não fechou a lista, então novas surpresas ainda podem pintar breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here