Galeria Lava Pés inaugura temporada com exposição coletiva “Entre Formas e Cores”

Obras inéditas de seis importantes artistas de diferentes linguagens vão permanecer expostas até abril

As obras são de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo - Foto - Mayke Toscano - Secom-MT

Esculturas e pinturas de seis importantes artistas marcam o lançamento da temporada 2019 da Galeria Lava Pés. Intitulada “Entre Formas e Cores”, a exposição coletiva entra em cartaz nesta quarta-feira (27.02), a partir das 20h, e permanece até abril.

As obras são de Rosylene Pinto, Janderson Cavalcante, Benedito Silva, José Pereira, Rimaro e Osiris Paulo. E a curadoria é do superintendente de patrimônio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Vicente de Paulo.

“A riqueza de linguagens define bem. Entre as obras teremos esculturas em argila e ferro, arte naif, pinturas sacras e reproduções do futebol e das festas populares. Entre formas e cores, os artistas trazem referências culturais e encantos da enriquecedora intimidade com a arte”, destaca Vicente.

De acordo com Allan Kardec, secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, “a proposta é valorizar a arte regional e sua diversidade, unindo gerações de artistas e promovendo o intercâmbio de saberes entre a experiência e novos talentos”, comenta.

“Um significativo encontro de artistas. Uma exposição que expressa percepções variadas com habilidades singulares, oferecendo diferentes linguagens que se interligam, conceitualmente, valorizando sempre as tradições e características marcantes da nossa cultura”, complementa o secretário adjunto, Paulo Traven.

ARTISTAS

A exposição valoriza a diversidade de linguagens que enriquece as artes visuais em Mato Grosso. Entre os artistas convidados, Janderson Cavalcanti, um dos novos talentos do estado, descobriu na escultura a habilidade para transformar sucata (peças de ferro de bicicletas, carro e motores) em obras de arte.

Já Rosylene Pinto trabalha com esculturas e pinturas, trazendo para a exposição coletiva peças em argila com traços da cultura mato-grossense e formas hiperativas.

Rimaro, conhecida por seus trabalhos de arte Naif (primitiva), apresenta obras com forte apelo às tradições regionais. Seu trabalho já garantiu participação em salões de várias cidades do país, sempre ganhando prêmios e homenagens.

Benedito Silva possui uma produção intensa e retrata a regionalidade com obras coloridas e bem definidas. O abstracionismo e as cores são características marcantes de seu trabalho.

Zé Pereira é o artista do futebol, das festas de santo, das perspectivas. Suas obras naif se destacam pela riqueza de detalhes e singeleza.

Por fim, Osires Paulo, talentoso artista que já representou o Estado em uma exposição coletiva em Paris, na França. Destaca-se por usar muitas cores quentes, uma metáfora ao calor de Cuiabá.

Inaugurada em 28 de outubro de 2015, a Galeria de Artes Lava Pés é um equipamento cultural de Cuiabá. Localizado no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes.

O público poderá prestigiar os trabalhos inéditos de segunda à sexta-feira, com horário para visitação sempre das às 8h às 18h.

SERVIÇO

Abertura da Temporada 2019 da Galeria Lava Pés

Quando: 27/02 (quarta-feira)

Horário: a partir das 20h

Quem pode participar: Livre para todas as idades/ Entrada franca

Local: A Galeria de Artes Lava Pés – Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lava Pés), 510, Duque de Caxias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here