Gil, Gal, Jorge Ben, Zeca Pagodinho, Alcione e outros gravam álbum em homenagem à mãe de santo

Jorge Ben Jor e Gilberto Gil se reencontram na Bahia para gravação

O álbum se chama “Obatalá – Uma homenagem a Mãe Carmen” e está em processo de gravação no estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA), cidade onde se situa o célebre Terreiro do Gantois, comandado durante anos pela ialorixá Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha (1894 – 1986), da qual a homenageada Mãe Carmen, 90, é a filha caçula.

O projeto fonográfico orquestrado por Flora Gil objetiva saudar Mãe Carmen e registrar cânticos africanos, no idioma iorubá, com os toques de alabês, músicos atuantes nos rituais do candomblé.

Daniela Mercury na gravação do álbum ‘Obatalá’

Produzido sob direção musical de Alê Siqueira com Iuri Passos, o “Obatalá” reúne nomes como Jorge Ben Jor, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gal Costa, Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Margareth Menezes, Marisa Monte, Mateus Aleluia, Alcione, Zeca Pagodinho e outros.

Zeca Pagodinho, a propósito, cantará um samba inédito composto em homenagem a Mãe Carmen por Nelson Rufino, nome também confirmado no elenco de intérpretes do álbum “Obatalá”.

Alcione e Mãe Carmen, ialorixá do Terreiro do Gantois, na Bahia

Nas redes sociais, Alcione comentou: “Hoje tive uma tarde gloriosa e abençoada por Deus e todos os orixás! Tive a imensa alegria de gravar uma música para Oxóssi no CD Obatalá, em homenagem à Mãe Carmen e ainda fui visitá-la no Gantois! Fui recebida com muito amor, assim como um dia estive com Mãe Menininha!”

(Mauro Ferreira, G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here