Grupo Tibanaré participa de festival internacional de teatro na África

Grupo Tibanaré participa de festival internacional de teatro na África

Da Redação

Fotografias de Divulgação

Mindelact é o principal evento teatral de Cabo Verde e atualmente o mais importante acontecimento teatral de toda a África Lusófona

Arte, alma e afeto, são palavras que interligam as obras do Grupo Tibanaré com os propósitos da 24ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2018, que ocorre até o dia 11 de novembro, em Cabo Verde, na África.

A trupe mato-grossense apresenta, nos dias 10 e 11, a obra para infância e juventude “Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros”. Além disso, o integrante do Tibanaré, ator e diretor Jefferson Jarcem, oferece nos dias 07 e 08, no espaço de troca e partilha, a oficina Ponto de Partida.

O curso traz as bases técnicas e orgânicas que compuseram o espetáculo, que tem uma linguagem corporal própria, inspirada nos treinamentos de grupo e na dança popular da cultura cuiabana.

Para Jarcem essa é uma oportunidade para a equipe mostrar o trabalho que o grupo desenvolve.

De acordo com ele, é um encontro entre pássaros completa cinco anos de trajetória em 2018, e vem percorrendo vários estados brasileiros, colorindo através da música, dança, palhaçaria e teatro, e que abre uma nova página, agora internacional.

“Estamos eufóricos com este momento, a cada ano vamos criando trajetórias que trazem aprendizados e ao mesmo tempo espaço para compartilhar nossos estudos”, afirma.

Com tons poéticos, cômicos e afetivos, o espetáculo conta com a participação na técnica de Fernanda Gandes e Vini Hoffmann e na cena Jefferson Jarcem e Julyana Pinheiro. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, está apoiando a ida do grupo cuiabano ao festival.

O grupo

Um dos grupos de teatro mais atuantes e sustentáveis desta nova safra artística em Mato Grosso, o Tibanaré foi criado em 2006.

Ao longo da trajetória, o coletivo se desenhou com treinamentos diários, aprimorando as potencialidades e o estudo pessoal de cada ator e atriz.

Funciona como uma escola e se concretiza como um grupo focado na investigação cênica da palhaçaria, de ações físicas e da cultura popular para criar espetáculos para espaços convencionais e alternativos como às peças de rua, praças, presídios, zonas rurais e ribeirinhas, feiras livres, ônibus coletivo.

O Mindelact

O festival é hoje considerado o mais importante evento teatral da África Ocidental. Além da vertente de espetáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, ações de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas.

Teve a sua primeira edição em 1995, só com a participação de grupos de S. Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma-se como o mais importante evento teatral do arquipélago.

Nos últimos anos, um “Festival off” alternativo e uma programação específica dirigida às crianças, denominada de “Teatrolândia”.

O presidente da Associação Mindelact, João Branco, ressalta que nessa edição, que antecede as bodas de prata do maior evento teatral do país africano, conta com 60 espetáculos, de 38 grupos, provenientes, para além de Cabo Verde, de Brasil, Portugal, EUA, Angola, Uruguai, Gana, França, Marrocos, entre outros.

“É um evento de coração aberto, uma grande festa dos afetos e da criatividade e também uma e importante marca que nasce no Mindelo e se expande por todo o Cabo Verde e, desde 1997, para todo o mundo”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here