Juína consolida retomada do tradicional carnaval com folia em homenagem à Bahia

0
65
Imagem Ilustrativa/Internet

Desde 2017, após um longo hiato de três anos, o carnaval de Juína (730 km de Cuiabá), um dos mais tradicionais de Mato Grosso, voltou a figurar no calendário da cidade. E a folia deste ano, que vai de 02 a 05 de março, já tem tema definido: “Salvador, Bahia: Terra da Magia”.

Segundo a organização, trata-se de uma homenagem à primeira capital do Brasil e ao povo soteropolitano.  E o objetivo é oportunizar que o povo de Juína conheça, mesmo que à distância, a magia de Salvador e da Bahia, traduzida em música, sabores, crenças e pela resistência histórica de um povo que tem a alegria como resposta às dores.

Além disso, acrescenta a assessoria local, ao homenagear Salvador, Juína transforma o seu carnaval em um ato de disseminação do conhecimento da história do Brasil, respeito às diferenças e combate ao racismo. Afinal de contas, o ideal carnavalesco de maior festa popular do Brasil é indissociável de toda a simbologia baiana, provavelmente sua melhor tradução.

Imagem Ilustrativa/Internet

TRADIÇÃO RETOMADA

Juína, cidade com pouco mais de 40 mil habitantes segundo o IBGE, trabalha para resgatar a tradição de realização da folia de momo. Desde 2017, este movimento de retomada tem ganhado força. Vale lembrar que, até 2013, a festa de carnaval esteve presente no calendário da cidade por mais de duas décadas de maneira ininterrupta.

Imagem Ilustrativa/Internet

Após a retomada, em 2017, o tema do Carnaval foi “Cidade da Alegria”, evidenciando que Juína não havia perdido sua alegria e que o Carnaval deveria retornar ao calendário cultural da cidade.

Já no ano seguinte, 2018, o tema foi “Cidade Tropical”, com fortes referências ao clima tropical e produtivo de Juína. As frutas, as flores e os ritmos do tropicalismo estiveram presentes em todo o evento. E agora é a vez da Bahia tomar as ruas juinenses e entorpecer de axé os foliões mato-grossenses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here