Municípios de MT recebem curso de formação museológica

A intenção é capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos existentes em MT visando implantar o Sistema Estadual de Museus

0
71
Oficina de Reserva Técnica já foi realizada em Cuiabá nos dias 20 e 21 de março - Foto - Ahmad Jarrad

Visando a implantação do Sistema Estadual de Museus (detalhes no fim da matéria), o Governo de Mato Grosso promove a palestra “Diálogos Museológicos” em duas das cidades polo do estado: Rondonópolis (10.05) e Barra do Garças (12.05). A intenção é capacitar os profissionais que atuam nos equipamentos existentes nos municípios. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site www.sympla.com.br/secelmt

“Buscamos promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão dos acervos museológicos em Mato Grosso”, comenta o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec.

Além de esclarecer questões em relação ao Sistema Estadual de Museus, a palestra também propõe reflexões sobre alguns pontos fundamentais, como plano museológico e conservação e reserva técnica.

Os cursos serão conduzidos por profissionais da Viés Museologia e Patrimônio, empresa especializada em assessoria de museus e centros culturais. Além da palestra, técnicos da Secel visitarão os museus das cidades para levar orientações.

Posteriormente, as capacitações serão oferecidas a outras regiões para possibilitar que todos os municípios mato-grossenses tenham acesso às informações técnicas que ajudarão na organização e aperfeiçoamento dos museus.

RONDONÓPOLIS E BARRA DO GARÇAS

Em Rondonópolis, a palestra “Diálogos Museológicos” apresentará como funciona e como será implantado o Sistema Estadual e debaterá o conceito e as operações técnicas necessárias para que um espaço seja considerado museu. O evento ocorrerá no Museu Rosa Bororo, às 19h.

Já em Barra do Garças, além da palestra, haverá ainda uma oficina com versão resumida dos cursos oferecidos em Cuiabá recentemente, de plano museológico e de reserva técnica. A capacitação vai das 9h às 17h, na sala 224 da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município.   

SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS 

O projeto de implantação do Sistema Estadual de Museus foi contemplado em convênio federal entre a Secel e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e deverá impactar positivamente na maneira como as instituições regionais trabalham, atuam e se relacionam.

Outros cursos já foram oferecidos por meio do convênio, como a oficina de Plano Museológico e o curso de Reserva Técnica. O acordo ainda possibilitou a compra de equipamentos de informática e móveis a serem usados na organicidade do Sistema Estadual.

Em fase final de consolidação, SISEM-MT vai garantir a disponibilização de uma plataforma de dados e informações que visa dar suporte e implementar programas de modernização e salvaguarda dos acervos, ampliar e diversificar a comunicação com o público e ainda garantir a formação e capacitação de profissionais que atuam nos museus mato-grossenses. 

Segundo levantamento da Superintendência de Patrimônio Histórico e Cultural  da Secel, o Estado possui cerca de 45 museus, incluídos os municipais, estaduais e federais, além dos privados. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here