Museu do Rio recebe lançamento do Festival de Siriri e de 51 projetos culturais

Durante o evento, tradicionais grupos de siriri se unirão em uma apresentação e também serão apresentados os 51 projetos selecionados e aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura

Museu do Rio “Hid Alfred Scaff”, localizado na Orla do Porto, recebe, nesta quinta-feira (02.05), o lançamento de duas importantes ações no sentido de valorização e perpetuação da cultura cuiabana. Trata-se da retomada do Festival do Siriri e da divulgação dos 51 projetos selecionados e aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura. A solenidade começa às 19h e a entrada é gratuita.

Na ocasião, além da apresentação de todos os 51 projetos, estarão presentes os grupos de Siriri que participarão do Festival, que está previsto para acontecer já na segunda quinzena de maio. E para dar uma canjinha do que está por vir, “os tradicionais grupos se unirão em uma apresentação, mostrando um pouquinho de como será a retomada do Festival”, relata o secretário ajunto de Cultura, Justino Astrevo, que está trabalhando na organização das ações.

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, lembrou que o Festival ficou por anos esquecido, e ressalta a importância de sua retomada, afinal o siriri e o cururu são símbolos da cultura cuiabana. E também destacou a relevância dos 51 projetos selecionados.

“Um (projetos) atenderá as quatro regiões da Capital, levando atividades culturais e educativas para população. O outro (Festival) vem agregar ao processo de valorização da cultura e também dos artistas locais. Essas ações retomam as origens, estimulando a participação dos artistas raízes, e o melhor, unindo o momento ao marco dos 300 Anos da Capital”, reforça o secretário.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here