Oficina de audiovisual foca em mulheres para diminuir discrepância no mercado

‘Vai Ter Mulher na Edição’ capacita mulheres para trabalharem com a parte técnica, área predominantemente ocupada por homens

A oficina será ministrada por Juliana Segóvia, fotógrafa e editora de vídeos

A fotógrafa Juliana Segovia ministra a oficina “Vai Ter Mulher na Edição”. Após o sucesso e grande procura na última temporada, esta é a segunda edição. O primeiro encontro já acontece nesta terça-feira (19.03), às 17h, e seguem até o dia 23 deste mês. O evento acontece no Sesc Arsenal e as inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento da unidade. O investimento é de R$ 50 para o público geral e R$ 25 para trabalhadores do comércio, bens de serviço e turismo.

Trata-se de um encontro entre mulheres para possibilitar que todas saiam com a “com a dimensão básica de como manusear um programa de edição de vídeo”. Ademais, além do conhecimento técnico, se propõe a estabelecer elos afetivos e profissionais entre as participantes, bem como incentivar, estimular e capacitar todas no sentido de que podem trabalhar com a parte técnica do audiovisual, área predominantemente ocupada por homens.

“Mulheres são induzidas e passam a acreditar que a única função que podem exercer nesse cenário é produção, direção de arte, como se essas fossem carreiras voltadas para o gênero feminino. E a gente vê uma maioria de homens como editores, roteiristas, diretores, diretores de fotografia…”, aponta Juliana.

Segundo ela, amparada por dados da Agência Nacional do Cinema (ANCINE), mesmo nestas funções “designadas supostamente para mulheres, como direção de arte e produção executiva, os homens se sobressaem, principalmente os homens brancos”, o que configura uma “produção discrepante em relação a gêneros”.

Daí a necessidade de repensar a formação profissional, inclusive a ênfase ou recorte, neste caso de gênero. “A gente precisa discutir isso e fazer com que as mulheres acreditem que elas podem. E, como uma forma de incentivo, vão ter o suporte de uma mulher que também faz isso”, explica.

Juliana relata que, no início de sua trajetória, já fez cursos semelhantes ministrados por homens. Essas experiências fizeram com que percebesse que muitas mulheres têm receio de ir a um curso técnico por conta das dificuldades relacionadas ao machismo, como o medo de serem subestimadas.

Por isso, destaca a abordagem proposta pela oficina “Vai Ter Mulher na Edição”, que propõe um espaço de liberdade e igualdade para que todas “se sintam livres para se aproximar”, e isso, acrescenta Juliana, reforça a “autoestima e a crença de que todas somos capazes, obviamente, independente de gênero”.

Além do conhecimento técnico, a oficina visa estabelecer elos afetivos e profissionais entre as participantes

CONTEÚDO DA OFICINA

Durante cinco dias, a oficina abordará o trato básico de manipulação do programa de edição de vídeos (Adobe Premiere), passando pelas etapas da produção audiovisual, montagem, edição e finalização, incluindo, é claro, a produção de conteúdo audiovisual durante os encontros.

Juliana explica que irá apresentar algumas imagens captadas por ela, e, a partir disso, amparadas pelos conceitos e técnicas assimiladas durante a oficina, as alunas irão desenvolver uma narrativa, criando, assim, uma possível história. E, para isso, irão explorar as funções básicas do programa, como corte e fusão.

Além disso, também serão passadas noções básicas sobre a construção de um roteiro e exemplos de planos cinematográficos. Trata-se de uma contextualização para compreender a relação coexistente entre as diversas áreas “para entender como isso influencia na construção da narrativa, numa perspectiva audiovisual, e o quanto isso influencia na edição”, conclui.

Em suma, a oficina pode ser dividida em três partes complementares: 1) Perspectiva teórica das mulheres no mercado audiovisual; 2) Perspectiva teórica sobre a montagem; 3) Técnicas e práticas. A oficina faz parte da agenda do Dia Internacional da Mulher.

 

INSCRIÇÕES:  

Central de Atendimento: 65 3616-0550 ou na unidade 65 3616-6914

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here