‘Palavra Literária’ celebra literatura brasileira produzida em MT

O programa pretende criar um painel da literatura mato-grossense; O convidado de estreia é o jovem e talentoso poeta Caio Augusto Ribeiro

0
298
O multiartista Caio Augusto Ribeiro é o primeiro convidado do programa

Na semana em que se comemora o Dia Internacional do Livro (23.04), a TV Assembleia (Canal 30.1) lança o “Palavra Literária”, o primeiro programa televisivo de Mato Grosso cujo conteúdo é exclusivamente sobre literatura. Trata-se de uma atração semanal (sempre às 8h30 dos sábados) que propõe entrevistas com autores locais, dicas de leitura e divulgação de eventos e espaços literários no estado. O primeiro convidado é o escritor e multiartista Caio Augusto Ribeiro, autor de Porão da Alma (2015), Colecionador de Tempestades (2017) e Manifesto da Manifesta (2018).

Dirigido por José Augusto Barbosa Filho e apresentado pelo músico-educador Raul Fortes, o programa tem duração de meia hora e é dividido em três blocos. Esta primeira temporada já tem dez episódios garantidos, e contará com a presença de outros relevantes autores e autoras de Mato Grosso, como Luciene Carvalho, Ivens Scaff, Eduardo Mahon, Aclyse de Mattos, Luiz Renato de Souza Pinto e Eduardo Ferreira.

“São pessoas das mais diversas esferas e todas têm em comum o ofício de escritor. Vamos mostrar o quanto é vasto esse universo e que cada um tem uma referência e uma maneira de escrever”, explica José Augusto.

“A ideia é criar um painel da literatura brasileira produzida em Mato Grosso e usar o espaço da TV pública para divulgar e promover esta produção cultural”, complementa um dos responsáveis pelo projeto, o revisor da Secom Edelson Santana.

‘PALAVRA LITERÁRIA’

O programa propõe uma abordagem que aproxime o público da literatura, por isso foge de formalismos. Segundo o diretor, a intenção é que seja uma atração leve e “gostosa de se assistir”.

O apresentador Raul Fortes afirma se tratar de um momento de efervescência da literatura brasileira produzida em Mato Grosso, e por isso se sente honrado em fazer parte do registro desta história. “O público vai se deliciar celebrando a literatura, que é uma linguagem muito importante na cultura e na arte”, ressalta.

Ele ainda revela como será a estrutura do ‘Palavra Literária’ e adianta alguns quadros. No primeiro bloco, sempre haverá um bate-papo com o escritor convidado, apresentando um pouco de seu perfil, além de uma breve conversa sobre suas obras. “Batemos um papo super legal a respeito da poesia, minha trajetória e teve direito a um passeio em um dos meus lugares preferidos em Cuiabá”, relatou Caio Augusto Ribeiro em seu Blog.

No caso, este passeio ao qual Caio se refere faz parte de um quadro do segundo bloco em que o escritor visita um lugar que lhe seja inspirador. Pode ser “a própria casa, um Café, a Universidade… Enfim, cada um escolhe o lugar mais propício à sua escrita e seus pensamentos”, adianta Raul. Eu, o jornalista que vos escreve, até sei qual foi o local escolhido pelo poeta neste primeiro programa, mas acho mais interessante a ideia da surpresa, por isso decidi não publicar essa informação.

E além deste passeio, o segundo bloco ainda apresenta o ‘Palavra Cênica’, quadro em que o escritor convida alguém para fazer a leitura de um trecho de uma de suas obras. A convidada é a também multiartista e poeta Marcela Gaiotto. Mas como já revelei a santa, não revelarei o milagre a ser declamado ( E na verdade nem tenho essa informação, até porque prezo pela surpresa).

No último bloco, o ‘Álbum de Memória’ reverencia escritores que faleceram e deixaram legados relevantes, como Silva Freire, Antônio Sodré, Dom Aquino e Wlademir Dias-Pino.

Já o ‘Rolês Literários’ apresenta espaços de leitura onde ainda é possível “celebrar, comprar, consumir e dividir literatura”. Por fim, o ‘Você Sabia?” apresenta algumas curiosidades literárias, como a fascinante história de Guimarães Rosa e Aracy de Carvalho Guimarães Rosa, sua esposa, que salvaram centenas de judeus dos nazistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here