Peças históricas de Catedral demolida em Cuiabá são destaque em reabertura do Museu de Arte Sacra

Após dois anos inacessível, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso abrirá novamente suas portas nesta quinta-feira (07.02), a partir das 19h, com duas novas alas de exposição permanente. Uma dessas alas destaca os retábulos (estruturas ornamentais que se elevam na parte posterior dos altares) da antiga Catedral demolida em 1968 em Cuiabá. Tratam-se duas peças dos séculos XVIII e XIX com oito metros de altura cada.
Os retábulos são os originais da antiga igreja, um neoclássico e um barroco rococó, inclusive a mesa do altar do neoclássico está montada com crucifixos e tocheiros utilizados à época. Eles estão montados um de frete para o outro, exatamente como estavam organizados originalmente na Igreja Senhor Bom Jesus de Cuiabá, cuja implosão foi motivada pelo pensamento modernizante vigente na década de 1960.

Viviene Lozi, coordenadora do Museu de Arte Sacra de MT

“Remontar os antigos retábulos da Catedral foi uma das mais complexas ações que abarcamos nestes últimos dez anos. Um trabalho que vem sendo realizado desde 2005, e que inclui reintegração das partes faltantes, higienização, descupinização, identificação, catalogação, pesagem e, por fim, montagem de cada um deles em estruturas autoportante, parte por parte, que são fixadas como um quebra-cabeça em grande escala”, revela Viviene Lozi, coordenadora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

Os retábulos datam dos séculos XVIII e XIX e cada um possui 8 metros

Após muita pesquisa, só em 2015 os retábulos foram montados em pé, apoiados em estruturas autoportantes, projetadas para que não causassem nenhum impacto na edificação. Trata-se de uma estrutura com um pé direito de 12 metros de altura, lançada do térreo ao primeiro piso, para segurar os enormes retábulos, que não encostam nas paredes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here