Cuiabá MT, 30/10/2024

Pequenos produtores são beneficiados com kits para agricultura familiar

Equipamentos de primeira qualidade que contribuirão na dinamização da pequena produção agrícola de MT

Sessenta associações, comunidades e assentamentos, de pequenos produtores rurais de vários municípios do Estado foram beneficiadas pelo Projeto Semear Inovação e Tecnologia, com a entrega de equipamentos para a agricultura familiar. A entrega, realizada na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), na quarta-feira (29.06), contou com a presença de autoridades e representantes de varias regiões de Mato Grosso.

Os kits entregues são compostos por: pulverizador costal com bateria recarregável por energia solar, perfurador de solo à gasolina, mini motosserra portátil de poda, roçadeira, adubadeira costal a bateria de 20 litros. Equipamentos de primeira qualidade que contribuirão na dinamização da pequena produção agrícola de Mato Grosso.

O projeto é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural/AMISCIM, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar – SEAF, com recursos de emenda parlamentar impositiva.

Ezequiel Barbosa, da comunidade Vale da Serra, no município de Acorizal, destacou que o conjunto de equipamentos vai contribuir para o aumento da produtividade do trabalho do pequeno produtor. “Estamos muito felizes em receber esses equipamentos que serão de muita serventia para nós agricultores”.

Também feliz por ter seu povo beneficiado com os equipamentos, Saturnino Zaneli, da etnia Xavante, do município de Campinápolis, afirmou ser uma data mais que especial e que marca a história da comunidade. “Durante a cerimônia de entrega, a emoção tomou conta de mim, por eu ver, pela primeira vez, a inclusão concreta do nosso povo em uma importante iniciativa como essa”, pontuou o representante da comunidade que produz banana, arroz, milho, abóbora, entre outros. Além de contribuir para a subsistência das famílias, a produção permite gerar renda por meio da comercialização do excedente.

Saturnino Zaneli, da etnia Xavante, do município de Campinápolis

O Consultor em Planejamento e Gestão Cultural e Diretor da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural/Amiscim, José Paulo Traven, ressaltou que o projeto tem como objetivo fomentar a inovação e a tecnologia como vetor de desenvolvimento da agricultura familiar. “Esses equipamentos modernos, de uso coletivo e a capacitação técnica vão promover o aumento da produtividade e da geração de renda e bem-estar nas comunidades e do pequeno produtor da Agricultura Familiar”.

“Esta ação só foi possível graças ao compromisso dos Deputados que destinaram emendas para aquisição dos equipamentos. Queremos agradecer especialmente aos técnicos da Secretaria de Estado Agricultura Familiar de Mato Grosso-SEAF). Este projeto é um investimento em inovação e tecnologia para garantir melhores condições de trabalho a quem coloca comida em nossas mesas”.
Ao todo, o projeto distribuirá 116 kits tecnológicos para quase 40 municípios mato-grossenses.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *