A Prefeitura de Cuiabá abriu o processo licitatório para contratação de empresa que fará a gestão do 13 º Festival de Sirriri. Após esta fase, a empresa vencedora receberá um recurso de R$ 350 mil para executar o projeto. O tradicional festival faz parte as celebrações dos 300 anos da Capital e será realizado entre os 26 e 28 de abril, no Espaço Liu Arruda, no Museu do Rio, localizado na Orla do Porto.
O recurso, oriundo da Fonte 100, cobrirá gastos de serviços como: assessoria jurídica, produção, licenças, contratação de empresas de iluminação, de tendas, praça de alimentação, contratação de artistas locais para shows, locação de arquibancadas, decoração e ajuda de custo para os grupos de Siriri participantes, entre outros.
O Chamamento foi publicado no Diário de Contas de sexta-feira (08.02) e o edital já está disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, no menu de serviços – Licitações.
O secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, lembra que o certame é o início de um processo de resgate da cultura local. Ele observa que o festival ficou esquecido por vários anos e, agora, está sendo retomado.

“Nossa missão é resgatar esse que foi o precursor da nossa cultura por outros estados e até países. A valorização desses elementos culturais faz com que nossas raízes fiquem vivas em meio à transformação”, destaca Vuolo.
O secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, que está à frente do processo, explica que caberá a empresa vencedora do certame fazer toda a gestão do festival. Para isso, ele destaca que é importante que as interessadas se atentem as todas as diretrizes especificadas no edital. “Como a apresentação do projeto de um plano de trabalho, contendo todas as ações para desenvolvimento do evento”, diz Astrevo.
A análise das empresas acontece no dia 13 de março, às 14h30, sala de reunião dos Conselhos da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, localizada na rua Barão de Melgaço, 2677, Centro. Na ocasião, será feita a abertura dos envelopes, contento a documentação pedida no edital.
“Pensamos nesse formato de parceria, pois traz mais celeridade ao processo, facilitando na contratação dos serviços. É importante destacar nisso, que todo esse processo será acompanhado de perto pelos gestores do município e tudo será publicado no Diário de Contas, dando total transparência as ações”, esclarece o adjunto.
PRAZO PARA ESCLARECIMENTOS DO EDITAL
As solicitações para esclarecimento de dúvidas quanto às disposições deste edital, deverão ser dirigidas por escrito à Comissão de Habilitação e Seleção – Chamamento Público, rua Barão de Melgaço, nº 2677 – Centro das 8h às 11h e 14h às 17h de segunda à sexta-feira, da data de puiblicação do edital até o dia 20 de fevereiro de 2019. O município tem o prazo de até 28 de fevereiro para responder os questionamentos.
PROCESSO DE INSCRIÇÃO DO GRUPOS DE SIRIRI
Este processo será realizado após o termino do certame e escolha da empresa. No total, participarão oito grupos. Todas as diretrizes serão publicadas no site da Prefeitura de Cuiabá