Programa Escola da Inteligência realiza formação com professores de Cuiabá

Este ano o programa implantado em 2018 será ampliado para 30 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino

0
66
Foto: Jorge Pinho

Cerca de 500 professores da rede pública municipal de ensino participaram, na última semana, de mais um ciclo de formação continuada do Programa Escola da Inteligência. A formação, com carga horária de 8h por dia, aconteceu entre os dias 26 a 28/02, no auditório da FEICS – Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão.

A Escola da Inteligência é um programa educacional que tem por objetivo desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo professor, psiquiatra, pesquisador e escritor Augusto Cury, o programa promove por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Foto: Jorge Pinho

Diretora de Ensino da Inteligência Educacional, a psicóloga Aline Araújo explicou que as aulas de capacitação para os profissionais da Educação são interativas, com conteúdos alinhados às necessidades das escolas de Cuiabá, mostrando para o professor que ele deve trabalhar de forma interdisciplinar o material da Escola da Inteligência.

“Diante de uma geração fragilizada emocionalmente em sua grande maioria, é importante desenvolver uma educação socioemocional, não apenas pensando no aspecto cognitivo do aluno, pois o papel da escola é mais amplo, mas também pensando no aspecto emocional e social. O foco é preparar o professor para desenvolver o aluno na sua totalidade, em todos os aspectos alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que preconiza as competências socioemocionais”, ressaltou Aline Araújo complementando que o material do programa promove o desenvolvimento dessas competências.

Foto: Jorge Pinho

Em 2018, oitos escolas da rede pública municipal aplicaram o programa na Capital. Os resultados obtidos foram excelentes, contribuindo também com o desempenho escolar e qualificando a aula ministrada pelo professor. Houve diminuição de conflitos e brigas; os alunos ficaram menos ansiosos e mais interessados nos estudos, se relacionando de forma mais harmoniosa em casa e também na escola. Mais de 5 mil alunos foram atendidos.

Este ano, a meta é ampliar o Programa para 30 unidades educacionais, incluindo o atendimento aos pais, saltando de 5 mil para 15 mil estudantes atendidos.

Foto: Jorge Pinho

O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos disse que o Programa Escola da Inteligência tem um papel fundamental na formação e no desenvolvimento integral das crianças e, é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que o programa  alcance toda rede pública municipal de ensino.

“O nosso mundo exige que a Educação seja muito mais que números, letras e repetições, seja uma Educação significativa. Nossas escolas precisam desenvolver nos alunos, uma série de conhecimentos, competências e habilidades para que eles possam agir com segurança e sucesso, e o objetivo da gestão Emanuel Pinheiro é oferecer uma formação integral, humanizada e significativa, permitindo que os estudantes adquiram habilidades e competências e se tornem cidadãos participativos e empreendedores, que possam contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou.

Com Assessoria

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here