Programação Especial nos 48 anos da UFMT – Wlademir Dias-Pino é homenageado

Wladimir Dias-Pino

Programação conta com exposição-homenagem, concertos da Orquestra Sinfônica e Coral, cinema, musicais diversos, presépio vivo, entre outros

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) completa 48 anos em dezembro. E para marcar a data, a instituição realiza uma série de atividades culturais durante todo o mês. A programação conta com Exposição-homenagem, cinema, audiovisual, cantatas de natal, concertos, recitais, musicais diversos, presépio vivo, apresentações artísticas, culturais e muito mais.

Wlademir-Dias-Pino

A abertura das atividades ocorre no dia 03, às 18h, no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP), com a exposição-homenagem in memoriamao poeta intensivista, artista visual e gráfico Wlademir Dias-Pino.

Com curadoria de Regina Pouchain, a ideia da mostra é ampliar o entendimento e conhecimento sobre a identidade visual da Instituição, em uma exposição-homenagem inédita, que revela o estudo minucioso realizado pelo Mestre das Artes Visuais.

A exposição ficará aberta para visitação até 31 de janeiro de 2019, e ilustra através dos originais, estudo minucioso do artista para a construção da identidade da UFMT.

Em seguida, às 18h30, o público confere o concerto do ExoQuartero, composto pelos músicos Oliver Yatsugafu (violino), Bruno Avoglia (clarinete), Zeca Lacerda (percussão), Roberto Victorio (violoncelo/violão) e Rose Vic (Soprano).A coordenação do projeto é dr. Roberto Victório, compositor e pesquisador da UFMT do Departamento de Artes.

A programação da noite segue com o Concerto de Natal dos grupos artísticos e cursos vinculados aos projetos de extensão da instituição do Núcleo Coral UFMT, às 20h, no Auditório do Centro Cultural.

Participam da apresentação os coralistas do Laboratório Coral, Coral Infantojuvenil e Coral da 3a Idade. Ao todo, passarão pelo palco aproximadamente 150 cantores, entre 07 e 94 anos de idade, interpretando Canções de Natal e parte do repertório desenvolvido durante o ano.

Os ingressos podem ser trocados na hora por 01 livro ou 01 revista infantil ou infantojuvenil, que serão destinados ao Projeto Inclusão Literária.

Audiovisual

O Cinelube Coxiponés exibe, na terça-feira (04.12), quatro produções mato-grossenses premiadas na 17ª MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina,uma das principais vitrines audiovisuais do Estado.

A sessão ocorre às 19h30, no Auditório do Centro Cultural, com entrada gratuita. Classificação indicativa – 12 anos.

Serão exibidos “Slam: rua e resistência (2017)”, de Ana Carolina de Melo & João Pedro Regis – o melhor documentário da modalidade independente; “A gente nasce só de mãe (2017)”, de Caru Roelis, melhor filme mato-grossense; “Palavras (2018)”, de João Manteufel, melhor curta-metragem da categoria independente, e “Como ser racista em dez passos (2018)”, de Isabela Ferreira, premiado pela Comissão Organizadora da MAUAL 2018 entre os mais votados pelo Júri Popular.

Musical

No dia 05 (quarta-feira), às 20h, também no Centro Cultural, ocorre o musical “Lino, o menino que queria cantar”.  A entrada é gratuita.

A apresentação foi preparada pela equipe que participa do projeto de extensão universitária “Música com crianças”, oferecido pelo Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT.

Composto por Luciana Rodrigues, do Curso de Música – Bacharelado – Composição, o musical reúne cerca de 45 crianças de 08 meses a 5 anos de idade, professores e músicos convidados, além de contar com a participação especial do projeto Arte Cidadã da cidade de Santo Antônio do Leverger.

Trata-se da estória do simpático Lino, um menino que viaja pelo universo em busca da realização de seu sonho de ser cantor. Aprende tudo que é possível, em sua mágica viagem, com flores, rosas, borboletas, bruxas e fantasmas.

Orquestra

No dia 06, às 20h, no Teatro UFMT, a Orquestra Sinfônica realiza ensaio aberto do concerto da Série Gabriel Novis Neves – que será apresentado no dia seguinte (07). Por se tratar de ensaio, não será necessária a troca de ingressos.

O concerto oficial da Série Gabriel Novis Neves – que marca o encerramento da Temporada 2018 da Agenda Cuiabá Tricentenária e as comemorações de aniversário de 48 anos da UFMT, ocorre no dia 07, ás 20h.

O programa dividido em duas partes, na primeira parte serão executadas músicas clássicas; a segunda será a homenagem aos 300 anos de Cuiabá com a execução da peça “Tricentenário”.

Para esse dia, será necessária a retirada dos ingressos – disponíveis nos dias: 03, 04 e 05 (2 ingressos por pessoa), na supervisão da Orquestra, no Centro Cultural, das 8h às 11h30 e 14h às 18h.

Coral

Nos dias 08 e 09 (sábado e domingo), é a vez do Coral UFMT apresenta o concerto que também marca o encerramento da Temporada 2018 da agenda Cuiabá Tricentenária e as comemorações de aniversário de 48 anos da UFMT. No programa, dividido em duas partes, o grupo executará a Misa Criolla, do compositor argentino Ariel Ramirez, além de obras diversas do repertório trabalhado em 2018.

O grupo volta a se apresentar nos dias 14 e 15, às 19h, em Sinop, no Campus da UFMT.

Presépio

No dia 10, às 19h, no Parque Aquático, será aberto o Presépio Vivo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cuiabá, e o lançamento do “Natal Iluminado”, com o Grupo de Teatro Cena Onze.

O presépio ficará aberto à visitação pública até 06/01/2019, sendo que as encenações do Presépio Vivo acontecem na UFMT durante os dias 10, 11, 12, 13, e 14 de dezembro. Após esse período as apresentações acontecerão na Praça Alencastro. A entrada é gratuita.

Com a Corda Toda

Também no dia 12, às 20h, no Teatro UFMT, ocorre o Concerto UFMT com a Corda Toda.

Os vários projetos que integram o programa de extensão se reúnem no palco do Teatro Universitário para celebrar o aniversário de 48 anos da instituição. A apresentação se inicia com a Camerata Cuiabana. Em seguida, sobe ao palco o Grupão de violões e, então, o ensemble Violões da UFMT.

O Grupão de violas e violoncelos dá continuidade ao espetáculo, seguido da Orquestra Cuiabana de Choro. O UFMT em Cordas, junto ao compositor e violista de cocho Habel dy Anjos executa, então, a Sinfonia Pantaneira. O Grupão de violinos encerra a noite. A entrada é gratuita.

CuiaBach

De 11 a 14, próximo ao Parque Aquático, ocorre o CuiaBach. UFMT em Cordas e Violões da UFMT se apresentam junto à encenação do Presépio Vivo, sempre no horário das 19h30.

– UFMT em Cordas: 11 e 13/12

– Violões da UFMT: 12 e 14/12

Audiovisual

Também de 11 a 14, na Sala Névio Lotufo, no Centro Cultural, o Cineclube Coxiponés apresenta a 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos – que marca os 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com homenagem a Milton Gonçalves.

A produção é do ICEM – Instituto Cultura em Movimento, com realização do Ministério dos Direitos Humanos / Governo Federal, produção local de Keiko Okamura, apoio Sesc Arsenal, Cineclube Coxiponés, PROCEV/UFMT.

A entrada é gratuita e estão disponíveis 35 lugares, por ordem de chegada. Sessões: terça (11/12) a quinta (13/12) – 19h; sexta (14/12) – 17h e 19h.

Cine Teatro

Encerrando a programação, em clima de Natal, no dia 21 de dezembro de 2018, em parceria com o Cineclube Coxiponés da UFMT, o Cine Teatro Cuiabá exibe para toda família dois filmes estrelados por Jim Carrey: “Os fantasmas de Scrooge” (15h) e “O grinch” (19h30).

Entrada: R$4,00 (inteira) e R$2,00 (meia) – Taxa de Manutenção do Cine Teatro Cuiabá.

Sexta-feira – 15h:

Os Fantasmas de Sgrooge (Disney’s A Christimas Carol, Robert Zemeckis, EUA, 2009, 96 minutos).

Sexta-feira – 19h30

O Grinch (Dr. Seuss’ How the Grinch stole Christmas, Ron Howard, EUA, 2000, 104 minutos).Classificação indicativa: livre

Confira a programação Aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here