O projeto Mundo MT, um dos três vencedores da maratona do audiovisual HackAthon e que trata da produção e veiculação de mini documentários sobre museus e bibliotecas, receberá consultoria do Programa Mato Grosso Criativo. O objetivo é viabilizar a proposta, oferecendo suporte técnico e institucional para que os autores consigam tirar a ideia do papel.
De acordo com a superintendente de Economia Criativa da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Keiko Okamura, o projeto prevê produção e veiculação, inicialmente, de cinco mini documentários voltados para crianças e adolescentes entre 8 e 12 anos.
O Mato Grosso Criativo fará a consultoria técnica para a produção, bem como contribuirá na busca pelos patrocinadores. A proposta prevê distribuição dos vídeos inicialmente no Youtube e depois a disponibilidade em plataformas digitais, como Netflix.
Com linguagem divertida, o roteiro trará como ponto de partida os equipamentos culturais sob gestão do Estado (Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, Museu de Arte Sacra, Museu de História Natural Casa Dom Aquino e Museu Residência dos Governadores). O dia a dia das pessoas na biblioteca, o acervo físico e digital, a história do Palácio da Instrução serão o destaque nas cenas. Em relação aos museus, o foco vai para os personagens históricos, acervo e o prédio tombado como patrimônio.
“O desafio será trazer isso para uma linguagem infantil, que seja interessante para esse público, que hoje consome muito entretenimento nas plataformas digitais. E os vídeos, além de divertidos, terão a cultura para agregar, contribuindo para formação de hábito de leitura e interesse pelos museus”, destaca Keiko.
Outros dois projetos também conseguiram aceleração e consultoria para produção e distribuição e estão sendo acompanhados pela startup Filmjoin. Um deles se trata de uma web série infantil focada na reciclagem de resíduos sólidos. O outro busca talentos para atuar no Escritório de Inovação Tecnológica da UFMT.
O evento HackAthon, uma maratona do audiovisual que utilizou de estratégias de marketing para o desenvolvimento de projetos de marketing no audiovisual, foi realizado entre os dia 02 e 06 de dezembro, na Universidade Federal de Mato Grosso, e promovido pela Filmjoin, em parceria com a Secel, ZF Comunicação e UFMT.
Fonte: Graciele Leite | Secel-MT