Sarau com programação diversificada visa se fixar na agenda cultural de Cuiabá

O evento faz parte da agenda dos 300 anos da capital e a ideia é que, em breve, seja levado para outros pontos da cidade

A cantora Laura Pascholic (foto) é uma das atrações do sarau. Ela apresenta um espetáculo multilinguístico ao lado do Teatro Imagem

Após a bem-sucedida experiência da primeira edição, o Sarau Cultural acontece pela segunda vez nesta quarta-feira (27.03). A programação é pensada no sentido de ser a mais diversificada possível, e não por acaso conta com espetáculos de música, teatro, poesia e dança; bem como artesanatos diversos, comidas típicas, cervejas especiais, hambúrgueres caseiros, além de uma exposição de carros antigos.

O evento, que compõe a agenda comemorativa dos 300 anos de Cuiabá, acontece na praça Paschoal Moreira Cabral, em frente ao obelisco do marco geodésico, a partir das 18h30 desta quarta. A entrada é gratuita. “Sarau é uma festa bem popular e de caráter aberto, ideal para que a gente possa contemplar e receber todas as pessoas”, comenta Emanuelle Calgaro, diretora de cultura, resgate histórico e eventos da Câmara Municipal de Cuiabá.

O evento acontece na praça Paschoal Moreira Cabral, em frente ao obelisco do marco geodésico

Segundo ela, a ideia é que o Sarau Cultural do Legislativo se consolide como mais um equipamento cultural da cidade, e que, já a partir de abril, aconteça todas às quartas-feiras “assim como o Bulixo acontece todas às quintas lá no Sesc”, compara.

Então, após esta possível consolidação, o próximo passo seria estender seu alcance, mantendo-o semanalmente no local de origem, mas levando também a regiões mais periféricas, afinal “tem muita gente que não tem condições de vir até aqui”, complementa Emanuelle.

PROGRAMAÇÃO

Fiel à ideia de diversidade cultural, a programação desta quarta começa com os cantores líricos Alexandre Tibalde e Michael. Em seguida, o palco é tomado pelo Grupo Mene Raízes típicas, que apresenta um inventivo espetáculo que mescla poesia, samba, capoeira de angola e coco de roda.

A noite segue com a apresentação da Cia Jovem Dream Ballet, seguido pelo show sertanejo da cantora Luíza Nogueira e pelo lambadão cuiabano de Vlademir. Depois é a vez da cantora, instrumentista e compositora Laura Paschoalick e o grupo Teatro Imagem apresentarem o espetáculo multilinguístico “Encontro de Raízes”. Por fim, a dançarina Estela Miranda brinda o público com a fascinante dança cigana.

E além do que acontece no palco, os presentes também poderão se entreter com a exposição do grupo de artesãos ‘Homens e Mulheres de Fibra’, que disponibiliza para venda um rico acervo de esculturas, bordados e pinturas. No local, também estarão expostos carros antigos que dialogam com a história dos 300 anos da capital.

Artesanatos diversos e comidas típicas também marcam presença no Sarau

E quando bater a fome tem comida para todos os gostos. Desde os tradicionais pratos típicos mato-grossenses até hambúrgueres e steaks artesanais. E aos adeptos de uma gelada, um food truck de cerveja artesanal. Além de tudo isso, ainda serão distribuídos pipocas doce e salgada e geladinhos durante o evento.

CULTURA COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA

Um outro viés importante do Sarau Cultural do Legislativo é seu caráter cidadão, visando humanizar a paisagem urbana noturna da região. Afinal de contas, por se tratar de uma região de comércio, as ruas e praças do entorno da Câmara dos Vereadores ficam praticamente desertas durante à noite.

“Trazendo as pessoas para cá, a gente vai conseguindo, aos poucos, mudar esse cenário”, afirma Emanuelle, e acrescenta que a principal função da cultura é justamente ser esse instrumento “de democratização e acesso das pessoas”.

Neste sentido, em maio, já está programada uma exposição do artista plástico Victor Hugo no saguão da Câmara, além de uma festa junina no mês seguinte.

ARTISTAS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DOS PRÓXIMOS SARAUS

E aos artistas interessados em participar dos próximos saraus, basta fazer um cadastro pessoalmente na Câmara dos Vereadores, mais especificamente na Diretoria de Cultura, Resgate Histórico e Eventos, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h. O cadastro é feito na hora, basta apresentar documentos pessoais e fazer um breve relato escrito sobre o trabalho.

A Exposição de Carros Antigos dialoga com os 300 anos de Cuiabá

“Não tem burocracia nenhuma justamente para não se sectarizar nada. Geralmente se dificulta muito as coisas, e a gente quer fazer o contrário, quer trazer o pessoal aqui pra dentro da câmara, em todos os sentidos”, conclui Emanuelle.

SERVIÇO

Sarau Cultural do Legislativo

Onde: Praça Paschoal Moreira Cabral

Quando: 27/03 às 18h30

Entrada Gratuita

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here