A programação do CineSesc – Mostra Permanente de Cinema do Sesc Arsenal – traz sete filmaços em fevereiro. E neste sábado, 02, é a vez do representante da América Latina. Trata-se de ‘A Passageira’, do cineasta argentino Salvador Del Solar. Ele será exibido às 19h30 e a entrada é gratuita.
Vencedor do Festival de Cinema de Lima, o longa baseado no romance ‘La Pasajera’, de Alonso Cueto, se passa no Peru, embora seja uma coprodução entre Argentina e Espanha, inclusive o diretor também é argentino. E, a título de curiosidade, este é o primeiro longa dirigido por Salvador del Solar, que até então só havia trabalhado como ator, como por exemplo em Pantaleão e as Visitadoras (2000), no qual foi protagonista.
O pano de fundo da história é o regime ditatorial peruano, tema que insere a obra na tradição do cinema latino-americano, reconhecido mundialmente por filmes que retratam este período.
Em ‘A Passageira, os acontecimentos se passam mais precisamente no fim da ditadura, com os conflitos entre militares e o grupo radical Sendero Luminoso nos anos 80/90.
Na trama, a rotina de um motorista de táxi muda quando Celina entra, subitamente, em seu carro. Os dois se conheceram nos anos violentos em que ele foi soldado do exército peruano. Trata-se do reencontro, 25 anos depois, desse ex-militar e uma mulher dos Andes que foi sequestrada na adolescência numa instalação militar por um coronel do Exército.