Para quem é fã de produções cinematográficas, o fim de semana está cheio de opções. O Sesc Arsenal, no Bairro do Porto, realiza mais uma edição do CineSesc, filmes de comédia e drama, Sessão Pipoca, para o público infanto-juvenil e CineSesc Debate.
Na programação do CineSesc, na sexta-feira (23), às 19h30, será exibido o documentário “Eu Não Sou Negro”.
O escritor James Baldwin escreveu uma carta para o seu agente sobre o seu mais recente projeto: terminar o livro “Remember This House”, que relata a vida e morte de alguns dos amigos do escritor, como Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Junior. Com sua morte, em 1987, o manuscrito inacabado foi confiado ao diretor Raoul Peck.
Já no sábado (24), também às 19h30, é a vez do “Menino 23- Infâncias Perdidas No Brasil”.
Durante os anos 1930, cinquenta meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para uma fazenda. Lá, passaram a ser identificados por números e submetidos ao trabalho escravo por uma família que fazia parte da elite política do País, e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista.
Sessão Pipoca
A Sessão Pipoca exibe, gratuitamente, todos os fins de semana, às 17h30, filmes para o público infanto-juvenil,a fim de despertar a paixão pelo cinema.
No sábado (24), será exibido o filme “Abril e o Mundo Extraordinário”.
Em 1941, a França, ainda em um estado atrasado de desenvolvimento, presa ao século XIX, é governada por Napoleão V. Durante um período de 70 anos, uma coisa peculiar vem acontecendo: cientistas franceses desaparecem misteriosamente sem que ninguém saiba o motivo. As coisas mudam quando os pais de Avril, dois cientistas, somem e a filha decide ir à procura do casal.
No domingo (25), é a vez da animação “31 Minutos”.
Juanín, produtor de um famoso noticiário, é o último de sua espécie. Ele é raptado pela colecionadora de animais Cachirula e aprisionado em um castelo fantástico. A partir daí, a lunática equipe do programa “31 Minutos” inicia uma desenfreada busca pelo amigo sem saber que precisarão enfrentar um verdadeiro exército para resgatar Juanín.
CineSesc Debate
A sessão Cine Sesc Debate será no domingo (25), às 19h30, com duas sessões, uma com apenas exibições dos curtas e outra com um momento reservado para as discussões que serão levantadas durante a programação.
Pandorga ((Maurício Pinto, Mato Grosso, 2017, 17min.)
Acompanhados de um envelope que guarda o futuro, um casal decide viajar numa estrada cheia de memórias e sentimentos. As reflexões e acontecimentos no caminho podem reconstruir sua história.
Como Ser Racista Em 10 Passos (Isabela Ferreira, 2018, 13min.)
10 situações. 10 formas de racismo normalizadas em nosso cotidiano.
Se Acaso a Tempestade Fosse Nossa Amiga, Eu Me Casaria Com Você (Wuldson Marcelo e Felippy Damian, Mato Grosso, 2015, 20min.)
Um dia na vida de um casal de namoradas. A crise no relacionamento aprofunda-se com os transtornos emocionais que acometem Bárbara e a inversão de papéis. Neste dia tudo o que foi até então silenciado explode e a casa se torna local de estranhamento e terapia.
Leonina (Rodolfo Luiz, 2017, 8min.)
Acompanha instantes da vida de Leo. A felicidade para todos é relativa e para Leo é muito simples: viva.
Abecedário – Encontros e Desencontros nas Letras Mato-Grossenses (Jonathan César, Mato Grosso, 2017, 30min.)
Aqui, através de memórias, também se conta a história das letras em Mato Grosso para além da instituição. Os encontros e os desencontros que ressignificaram o alfabeto português no centro da América do sul e formaram outra coisa, outro abecedário.
Sob os Pés (Juliana Segóvia e Neriely Dantas, 2015, 20min.)
O calor de 40º graus, a sinuosidade das ruas cuiabanas e o relevo irregular da cidade tornam-se obstáculos instigantes para os praticantes de skate. Aparentemente encerrados em recônditos discretos aos olhos alheios, os skatistas permeiam a cidade de Cuiabá revelando-se um grupo conciso, organizado, solidário e singular.