Tibanaré se apresenta em MT antes de partir para SP e Turquia

Antes de se apresentar no Itaú Cultural (SP) e em festival na Turquia, o grupo cuiabano apresenta o espetáculo ‘Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros’ em quatro cidades do estado

0
113
O espetáculo conta a história de um encontro entre dois passarinhos - Foto - Bruna Obadowski

O grupo Tibanaré, através do edital Circula MT, se apresenta em quatro cidades do interior do estado. O espetáculo ‘Fiu Fiu – Um Encontro entre Pássaros’ será encenado nesta sexta-feira (17.05) em Sorriso. E nos dias seguintes segue por Peixoto de Azevedo (18), Matupá (19) e Santa Rita do Trivelato (20 e 21).

E após circular pelo interior de Mato Grosso, o grupo vai até São Paulo para se apresentar no Itaú Cultural e embarcar para a Turquia, onde participará de um prestigiado festival de teatro para crianças e jovens, o

14º International Eskişehir Children and Youth Theatre’s Festival.

“Ir para outros lugares e ter conexão com outros artistas e outros espectadores nos leva também a compreender como a nossa arte é recebida e como impacta de maneira universal, sendo apresentada aqui ou em qualquer outro lugar do mundo”, comenta o diretor Jefferson Jarcem.

O ESPETÁCULO

Produzida por Fernanda Gandes, a peça “Fiu Fiu – Um encontro entre pássaros” une dança, palhaçaria e teatro e se vale de uma linguagem simples, porém profundamente sensível e poética, a fim de aflorar emoções e cativar o público.

A dramaturgia é centrada na história de dois passarinhos (interpretados por Jefferson Jarcem e Juliane Maria) de espécies diferentes que, depois de tanto voarem sozinhos, são surpreendidos por um encontro. E aí é gorjeio à primeira vista. A classificação indicativa é livre.

O GRUPO

Focando no trabalho do ator e a sua relação com o espectador, o Tibanaré foi fundado como um coletivo de teatro em 2006. Nesses onze anos de história, estima que cerca de 250 mil pessoas já tiveram acesso aos espetáculos, intervenções, capacitações e eventos propostos pelo grupo, como o “Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua” e o “Encontro: Florescendo Relações”.  

O Tibanaré sempre ocupou diferentes espaços, como ruas, praças, feiras, escolas, ônibus, terminais, entre outros. E só nesta turnê, por exemplo, além das quatro cidades em que ainda vai se apresentar, o grupo já passou por Barra do Bugres, Nova Olímpia e Tangará da Serra, sendo aplaudido por mais de 900 pessoas nestas três cidades.

De acordo com Jefferson Jarcem, estas viagens ajudam na maturidade das pesquisas, além de ser proveitoso para todos os entes envolvidos no processo. “É uma troca essencial para o artista, para a obra e para aqueles que vivenciam a experiência”, conclui.

FICHA TÉCNICA

Criação, direção, dramaturgia e oficineiro: Jefferson Jarcem

Elenco: Jefferson Jarcem e Juliane Maria

Técnica e Operação de som: Laura Paschoalick

Operação de luz e Figurinos: Fernanda Gandes

Assistente Técnico: Vini Hoffmann

Trilha sonora original: Grupo Monofoliar

Fotos e Vídeos: Bruna Obadowiski

Máscaras e objetos cênicos: Grupo Tibanaré

Assistente de produção: Keilla Borges e Karine Mattos

Produção: Fernanda Gandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here