“Viva Cuiabá!” Esse é o nome e o mote da apresentação do projeto “UFMT com a Corda Toda”, que acontece na terça-feira (09), a partir das 20h, no Teatro Universitário. O espetáculo homenageia os 300 anos de Cuiabá e é aberto a toda comunidade, sejam os paus rodados, sejam os de chapa e cruz. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na bilheteria e é sujeito à lotação do espaço.
A apresentação contará com a participação do grupão de violinos e grupão de violões, formado por estudantes dos projetos “Câmpus com a Corda Toda” e “José Leite com a Corda Toda”, grupão de violas e violoncelos dos estudantes do projeto Campus com a Corda Toda, Camerata Cuiabana e UFMT em Cordas.
Também atuarão no espetáculo os professores Habel Dy Anjos, Tais Palhares, Teresinha Prada e Oliver Yatsugafu. No repertório, canções folclóricas, Edward Elgar, Heitor Villa-Lobos, Mauro Giuliani, Shinichi Suzuki, Carl Maria von Weber, Johann Sebastian Bach, Friedrich Seitz, Jean-Baptiste Lully, Robert Schumann, Johannes Brahms e Luiz Gonzaga.
“A gente vai começar o concerto com a Camerata Cuiabana. Logo após, é a vez da Camerata, do grupão de violões, o de violas e violoncelos e teremos também uma surpresa”, conta a coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu.
A homenagem – mais do que justa – para
Cuiabá não é por acaso. “A sensação que tenho é que a gente vem para Cuiabá e
se apaixona por essa terra. Por mais que as pessoas possam nos ver com o pau
rodados nos vemos como cuiabanos. A gente tem o coração cuiabano e no programa,
inclusive, temos alunos de outras cidades de Mato Grosso e de outros Estados e
a paixão de todo mundo por Cuiabá é muito evidente. Tanto que a nesse ano
inserimos em nossa marca a frase ‘300 corações tocando Cuiabá’. E não é só
tocando. Estamos tocando se sendo tocados”, finaliza.
O evento é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e do Departamento de Artes, vinculado à Faculdade de Comunicação e Artes (FCA). Ainda neste mês, o “UFMT com a Corda Toda” realiza mais dois espetáculos: no dia 17 de abril, haverá a apresentação de “Violino virtuoso”, com a participação de Guido Sant’Anna e no dia 30, o Duo Yatsugafu-Balloussier, apresentam canções de Edvard Grieg, Claudio Santoro e Claude Debussy.