Cuiabá completa 300 anos nesta segunda-feira (08.04). E na data que se celebra o aniversário desta terra, também se homenageia o céu. Afinal, coincidentemente, se comemora o Dia Mundial da Astronomia. Por isso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) convida o público a sair de casa e olhar para o céu através das lentes de um telescópio.
Esta é a quarta edição do Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. E além da observação, os presentes ainda poderão se entreter com atividades de lazer científicas, como oficinas, palestras, mostras e filme. A programação é gratuita.
Para participar das atividades específicas, basta se inscrever no site do evento. Mas para as mostras e o filme, assim como observação do céu, não é necessário se inscrever, basta comparecer ao local.
O projeto, conforme a diretora do Instituto de Física, Iramaia de Paulo, tem encantado os frequentadores. O objetivo, segundo ela, é oferecer uma forma de apresentar a ciência através da diversão. Por isso, o Minicircuito ensina, de forma lúdica e leve, não só as crianças, mas também os adultos que os levam às atividades.
Nesse quarto ano, através do Programa de Extensão Universitária “Física na Nuvem”, o projeto programou oficinas, palestras e Mostras Científicas com o intuito de mostrar a beleza existente na Astronomia à comunidade mato-grossense.
Junto com o projeto “Astronomia no Céu de Cuiabá”, o projeto de extensão FisicArte e a agência de notícias Space News MT fazer parte da iniativa.
SERVIÇO
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8730.