UFMT recebe espetáculo que rememora formação de Cuiabá a partir do Povo Bororo

“Ikuia Pá - 300 anos” retorna às origens da história e cultura do Povo Bororo, que marca as tradições cuiabanas no domínio simbólico-cultural

0
397
Teatro Universitário da UFMT

O Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe, às 20h desta sexta-feira (29.03), o espetáculo “Ikuia Pá – 300 anos”, uma releitura da história e cultura cuiabana realizada pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (Coeduc). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local.

O espetáculo retorna às origens da história e cultura do Povo Bororo, que marca as tradições cuiabanas no domínio simbólico-cultural da natureza material, num território partilhado entre humanos e não humanos, a fim de garantir a convivência milenar entre os mundos atravessados pela vida e pela morte.

O estranhamento e a ressignificação do viver neste território criam novas formas de ser, de falar, de viver e morrer, marcando profundamente a Aldeia Bororo, que posteriormente daria origem a Comunidade São Gonçalo. Assim, São Gonçalo passa a se caracterizar pela esperança na vida com arte e fé, fato que se evidencia nas rezas, danças e num jeito próprio de ser cuiabano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here