Val Kilmer morre aos 65 anos de pneumonia

O ator Val Kilmer morreu ontem em Los Angeles, aos 65 anos. Conhecido por papéis icônicos como Jim Morrison e Batman, sua última atuação foi em “Top Gun: Maverick

Mercedes Kilmer, filha do ator, confirmou que a causa da morte foi uma pneumonia, de acordo o jornal New York Times. Em 2014, Kilmer chegou a ser diagnosticado com câncer de garganta, e após tratamento conseguiu se recuperar.

Val Kilmer nasceu em Los Angeles em 31 de dezembro de 1959

Kilmer fez sua estreia no cinema com a paródia “Top Secret!” (1984). Seu papel principal abriu portas para ele em Hollywood e o fez seguir para estrelar, ao lado de Tom Cruise, “Top Gun” (1986) como Tom “Iceman” Kazansky…

Um dos papéis mais desafiadores veio como Jim Morrison em “The Doors” (1991). Para conseguir o papel, ele gravou um vídeo de oito minutos mostrando ao diretor Oliver Stone suas habilidades musicais e semelhança com Morrison. A própria voz de Val Kilmer cantando foi usada no filme.

Viveu sob a máscara do homem-morcego da DC. Após “The Doors”, viveu anos de maior destaque na carreira. Atuou no faroeste “Tombstone” (1993) e nos sucessos comerciais “Heat” (1995) e “Batman Forever”…

Luta contra o câncer…

Tumor na garganta e recusa a tratamento medicinal. Em 2014, enquanto encenava um monólogo no teatro, foi diagnosticado com câncer na garganta. A ciência cristã, crença seguida pelo ator, fez com que recusasse qualquer tipo de tratamento proposto pela medicina tradicional…

Foram anos de tratamento com base na ciência cristã, até que seus filhos, que não são adeptos da religião, intervieram na situação em que o ator se encontrava…

Em 2020, passou por uma cirurgia para tratar um câncer. Depois, ele precisou passar por uma traqueostomia, um procedimento no qual os médicos colocam um tubo a partir de um furo na traqueia…

Perda quase total da fala. A traqueostomia afetou sua voz. Em entrevista, Mercedes Kilmer disse que ver o pai em “Top Gun: Maverick” foi “extraordinário”…

Inteligência artificial para recriar voz nas cenas. Pelo fato de estar praticamente impedido de falar, a produção do longa investiu em uma IA que coletou gravações antigas do ator e recriou sua voz. O resultado aparece nas cenas do retorno de “Iceman”…