Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura
Confira uma seleção de propostas que unem entretenimento e educação, abordando temas como sustentabilidade, criatividade, habilidades culinárias e até conceitos básicos de ciências. Confira como organizar cada atividade de forma prática e atrativa.
- Caça ao tesouro ecológica
- Gincana
- Masterchef infantil
- Oficina de slime
- Cinema e debate
- Teatro
- Corrida de orientação
- Construção com legos
1. Caça ao tesouro ecológica
Material necessário: cartões com pistas espalhados pelo circuito.
Como fazer: divida os participantes em duplas ou pequenas equipes. Prepare um circuito colocando as pistas junto às respostas indicadas e acompanhe as crianças de forma a orientar o circuito, se necessário.
No último local do circuito, deixe o tesouro, por exemplo: garrafas reutilizáveis, sementes, sementeiras, baldinhos para lixo reciclável, certificado de “Guardião da Natureza”, livro.
PISTA 1: Em mim, o que você joga pode se transformar em algo novo. Só me use com atenção e separe tudo com dedicação! (Resposta: baldes para lixo reciclável)
PISTA 2: Talvez você me pise todos os dias, mas se cuidar de mim, vou te dar a comida que precisa. (Resposta: horta)
PISTA 3: Eu ando e não poluo, meus pés giram sem parar. Você pode me usar para dar de um lado para o outro e, assim, o mundo ajudar. (Resposta: bicicleta)
PISTA 4: Quando me usa, você não desperdiça. Comigo, sua sede sacia, e o plástico você evita. (Resposta: bebedouro)
PISTA 5: Meus braços tentam alcançar o céu, mas meus pés sustentam a terra. Em mim, pássaros descansam e sombra você pode encontrar. (Resposta: árvore)
PISTA 6: Sou pequeno, mas meu impacto é grande. Se você me trocar por algo reutilizável, menos lixo o planeta terá. (Resposta: copo ou talheres descartáveis)
PISTA 7: Eu transformo o que sobra do seu prato em algo que a terra adora. Sem mim, o lixo seria só desperdício, mas comigo vira riqueza preciosa. Quem sou eu? (Resposta: composteira) Se não houver uma composteira no local, a pista pode ser colocada em um cartaz com a imagem de uma.
2. Gincana
Participantes: 3 a 6 crianças por equipe (mínimo de 3 equipes)
Atividades: corrida do saco, ovo na colher, tiro ao alvo, corrida de carrinho de mão, cabo de guerra.
Material necessário:
- para a corrida do saco, sacos grandes e resistentes, como os de estopa;
- para o ovo na colher, colheres e ovos cozidos;
- para o tiro ao alvo, bolinha e seis latinhas em cima de uma mesa;
- para o cabo de guerra, corda;
- apito(s), cordas ou outro tipo de marcações para as linhas de largada e chegada, medalhas ou outros prêmios simbólicos.
Como fazer: Divida as equipes de forma a que todos participem das brincadeiras, fazendo um revezamento entre elas, por exemplo. No início de cada atividade, deve haver, pelo menos, um responsável para organizar a brincadeira.
Uma atividade deve ser feita no seguimento da outra, de forma que a equipe que terminar as cinco brincadeiras primeiro, ganha a gincana.
CORRIDA DO SACO: cada participante tem que saltar, com as pernas dentro de um saco, até a linha de chegada o mais rápido que puder.
OVO NA COLHER: cada participante tem que chegar à linha de chegada, o mais rápido possível, equilibrando um ovo cozido numa colher nas mãos. Sempre que deixar o ovo cair, tem que regressar ao início até completar o percurso de uma só vez.
TIRO AO ALVO: cada participante tem que atirar uma bolinha contra uma pilha com seis latinhas para tentar derrubá-las.
CORRIDA DE CARRINHO DE MÃO: em duplas, uma criança com as mãos no chão e outra segurando essa mesma criança pelos pés, têm que chegar à linha de chegada o mais rápido possível.
CABO DE GUERRA: duas equipes, uma de cada lado, devem puxar uma corda até conseguir arrastar a outra equipe para o seu lado
3. Masterchef infantil
Material necessário:
- colheres;
- tigelas de plástico;
- facas sem ponta;
- cortadores de biscoito;
- espetinhos de pau;
- descascadores;
- raladores;
- tábuas;
- aventais.
Como fazer: Todas as refeições devem ser preparadas a frio, não necessitando de fogão ou forno.
Divida os participantes em duplas ou pequenas equipes. Selecione ideias de refeições simples, por exemplo, sanduíches criativos, saladas decoradas, espetinhos de frutas.
Explique a importância de não desperdiçar comida e também a importância de termos uma alimentação balanceada. Determine um tempo para a confecção da receita e, durante a confecção, dê dicas e oriente as crianças naquilo que for necessário, deixando que elas usem a sua criatividade nos temperos e apresentação dos pratos.
Após preparar os pratos, cada equipe apresenta sua criação e oferece aos responsáveis, que farão o papel de jurados, para provar.
Considere como critérios de avaliação, a dupla ou equipe mais organizada, que desperdiçou menos e que fez o prato mais saboroso. Premie quem vencer com um certificado de “Cozinheiro Criativo”.
SANDUÍCHE COLORIDO
Ingredientes (por sanduíche):
- 2 fatias de pão integral ou pão de forma
- 1 colher de sopa de requeijão
- 1 fatia de queijo
- 1 fatia de presunto ou peito de peru
- 2 folhas de alface
- 2 rodelas de tomate
- 2 fatias finas de cenoura (ralada ou em rodelas)
SALADA ARCO-ÍRIS
Ingredientes (para 4 porções):
- 1 xícara de alface cortada em tiras (verde)
- 1/2 xícara de cenoura ralada (laranja)
- 1/2 xícara de tomate-cereja cortado ao meio (vermelho)
- 1/2 xícara de milho verde (amarelo)
- 1/2 xícara de beterraba ralada (roxo)
- 1/2 xícara de queijo em cubos pequenos (branco)
Sugira um tempero para as crianças: molho feito com suco de 1 limão, 1 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal.
ESPETINHOS DOCES
Ingredientes (para 6 espetinhos):
- 1 banana cortada em rodelas
- 6 morangos inteiros ou cortados ao meio
- 1 kiwi cortado em pedaços
- 1 fatia de melancia cortada em cubos
- 1/2 maçã cortada em pedaços
Sugira um molho para as crianças molharem os espetinhos: iogurte natural e mel.
4. Oficina de slime
Material necessário:
- 1/2 xícara de farinha de milho;
- 1 copo de água;
- corante alimentar natural (escolha as cores);
- recipiente com tampa;
- colher.
Como fazer: coloque a farinha no recipiente. No copo de água, adicione algumas gotinhas de corante e mexa bem. Depois, coloque 10 colheres da água com corante no recipiente que tem a farinha. Misture tudo com a colher.
Aos poucos, e mexendo sempre, vá adicionando mais água até que a consistência fique pegajosa. Se em vez de pegajoso, a mistura ficar aguada, coloque um pouco de farinha.
Aproveite para ensinar alguns conceitos básicos, por exemplo, explique como as substâncias interagem para formar o slime.
Conceitos de química:
- Mistura homogênea e heterogênea: a água e o corante formam uma mistura homogênea (uniforme), enquanto a farinha e a água formam uma heterogênea (não uniforme).
- Viscosidade: os ingredientes criam uma mistura pegajosa, mudando a textura do material.
- Reações: o ajuste com mais água ou farinha mostra como a composição afeta as propriedades finais do slime.
5. Cinema e debate
Material necessário:
- projetor;
- tela e filmes adequados à faixa etária.
Como fazer: exiba um filme educativo ou com uma mensagem importante, por exemplo, com temas sobre amizade, meio ambiente ou cidadania. De seguida, guie um debate, com perguntas preparadas previamente para guiar a discussão, por exemplo:
- Qual foi a mensagem principal do filme?
- O que você aprendeu sobre o tema apresentado?
- Como podemos aplicar essas lições na nossa vida?
Sugestões de filmes:
O MENINO E O MUNDO, uma animação brasileira lançada em 2014 que, entre outros temas, aborda a desigualdade social.
WALL-E, uma animação da Disney lançada em 2008 que, entre outros temas, aborda a sustentabilidade.
DIVERTIDA MENTE, animações da Disney Pixar cujo primeiro lançamento é de 2015 e que tem como principal tema as emoções.
6. Teatro
Como fazer: preparem uma pequena peça de teatro. Façam tudo: roteiro, figurino e roteiro usando material reciclado, ensaiem e organizem a apresentação.
Sugestão: A JORNADA DOS RECICLÁVEIS
Um grupo de materiais recicláveis – latinha de refrigerante, caixa de papelão, garrafinha de água e um vidro de azeitonas – se perdeu no lixo comum e agora precisa achar o caminho de volta para a reciclagem. No final, cada personagem encontra o seu destino.
FIGURINO: use latinhas de refrigerante, caixas de papelão, garrafinhas de água e frascos de vidro para criar trajes que representem materiais recicláveis.
CENÁRIO: pinte um cartaz grande simulando uma cidade, use algumas caixas para o lixo orgânico e outras caixas pintadas com as cores da coleta seletiva:
- amarelo para metal
- azul para papel e papelão
- vermelho para plástico
- verde para vidro
ROTEIRO:
Cena 1 (Luz baixa, com os personagens amontoados no “lixão”.)
Latinha: — Onde estamos? Que bagunça é essa?
Caixa: — Acho que fomos descartados no lugar errado!
Garrafinha: — Isso é um lixão! Precisamos sair daqui e encontrar a reciclagem.
Vidro: — Como vamos fazer isso?
Cena 2 (Os personagens caminham pelo cenário.)
Latinha: — Olhem, uma lixeira azul! É para mim?
Caixa: — Não, azul é para papel. A minha casa!
Garrafinha: — Vamos encontrar as outras cores. Vidro, seu lugar é no verde.
Vidro: — E o seu, latinha, é no amarelo.
Cena 3 (Ainda caminhando pelo cenário, os personagens encontram uma grande confusão: lixo orgânico nas lixeiras para coleta seletiva, itens recicláveis junto com lixo orgânico, itens recicláveis separados nas cores erradas.)
Latinha: — O que é isso? Olhem para isso tudo! Que bagunça… Estou vendo uma lixeira azul, mas ela está cheia de restos de comida!
Caixa: — Isso é um erro terrível! Azul deveria ser só para papéis e papelão, não para cascas de banana e restos de pão!
Garrafinha: — Aqui também! Olhem esta lixeira amarela, cheia de vidro! Isso está tudo errado. Amarelo é para metal!
Vidro: — E eu estou vendo uma lixeira verde com… plástico? Por que ninguém separa as coisas como deveria?
Cena 4 (Os personagens andam mais pelo cenário, tentando organizar a confusão.)
Latinha: — Ei, talvez possamos ajudar! Vamos reorganizar isso e mostrar como deveria ser feito!
Caixa : — Boa ideia! Eu posso começar retirando esses papéis da lixeira azul e colocando-os no lugar certo.
Garrafinha: — E eu vou separar os plásticos daqui e colocá-los na lixeira vermelha.
Vidro: — Certo, eu vou pegar esses vidros misturados e colocá-los na verde. Vamos trabalhar juntos!
(Enquanto eles organizam, um som de aplausos pode ser adicionado, representando a reação da plateia ou do público imaginário no cenário.)
Latinha: — Ufa! Foi trabalhoso, mas conseguimos! Olhem só, as lixeiras estão separadas como deveriam estar!
Caixa: — Agora, tudo faz sentido. Cada material no seu lugar!
Garrafinha: — Esperem… Isso não resolve o problema de quem não separa o lixo corretamente. Precisamos educar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva.
Vidro: — Concordo! Vamos espalhar a mensagem: separar o lixo não é só responsabilidade nossa, mas de todos!
Cena 5 (Os personagens chegam às lixeiras corretas.)
Caixa: — Agora estamos onde deveríamos estar. Vamos ser reciclados e voltar a ser úteis!
Todos: — A reciclagem transforma o lixo em algo novo!
7. Corrida de orientação
Material necessário:
- mapas simples do espaço onde a prova será realizada com legendas fáceis;
- bandeirinhas para sinalizar os pontos;
- cartões de controle;
- caneta.
Como fazer: prepare um circuito, deixando bandeirinhas para sinalizar 5 a 7 pontos, por exemplo:
- árvore grande no pátio
- horta
- um banco de madeira ou outro objeto específico do local
- entrada principal ou portão do local
- área com flores ou jardim
Divida os participantes em duplas ou pequenas equipes e dê um mapa, um cartão de controle e uma caneta para cada.
O objetivo é encontrar os pontos sinalizados com uma bandeirinha. Cada bandeirinha terá uma marca única (como uma figura ou número) para as crianças anotarem no cartão de controle ao encontrá-la.
Acompanhe as crianças de forma a orientar o circuito, sempre que necessário. No final, vence quem concluir o circuito, corretamente, e em menos tempo.
8. Construção com legos
Material necessário:
- muitas peças de legos de diferentes formatos
- peso de 1 kg para avaliar construção de ponte, por exemplo, um pacote de arroz
- medalhas ou outros prêmios simbólicos
Como fazer: incentive uma atividade que desafie as crianças a fazer construções com legos, que sejam estáveis e apresentem originalidade.
Divida os participantes em duplas ou trios. Estabeleça um tempo para cada uma das construções. No fim, avalie estabilidade e originalidade.
Sugestão de desafios:
- Construção de uma ponte (a ponte deve aguentar o peso de 1 quilo)
- Construção do prédio mais alto (deve-se manter estável)
- Construção de um animal (deve ser original)
Veja também:
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
FERNANDES, Márcia. 8 atividades divertidas para colônia de férias escolares. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-divertidas-para-colonia-de-ferias-escolares/. Acesso em: