8 atividades divertidas para colônia de férias escolares


Márcia Fernandes

Márcia Fernandes

Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Confira uma seleção de propostas que unem entretenimento e educação, abordando temas como sustentabilidade, criatividade, habilidades culinárias e até conceitos básicos de ciências. Confira como organizar cada atividade de forma prática e atrativa.

  1. Caça ao tesouro ecológica
  2. Gincana
  3. Masterchef infantil
  4. Oficina de slime
  5. Cinema e debate
  6. Teatro
  7. Corrida de orientação
  8. Construção com legos

1. Caça ao tesouro ecológica

Material necessário: cartões com pistas espalhados pelo circuito.

Como fazer: divida os participantes em duplas ou pequenas equipes. Prepare um circuito colocando as pistas junto às respostas indicadas e acompanhe as crianças de forma a orientar o circuito, se necessário.

No último local do circuito, deixe o tesouro, por exemplo: garrafas reutilizáveis, sementes, sementeiras, baldinhos para lixo reciclável, certificado de “Guardião da Natureza”, livro.

PISTA 1: Em mim, o que você joga pode se transformar em algo novo. Só me use com atenção e separe tudo com dedicação! (Resposta: baldes para lixo reciclável)

PISTA 2: Talvez você me pise todos os dias, mas se cuidar de mim, vou te dar a comida que precisa. (Resposta: horta)

PISTA 3: Eu ando e não poluo, meus pés giram sem parar. Você pode me usar para dar de um lado para o outro e, assim, o mundo ajudar. (Resposta: bicicleta)

PISTA 4: Quando me usa, você não desperdiça. Comigo, sua sede sacia, e o plástico você evita. (Resposta: bebedouro)

PISTA 5: Meus braços tentam alcançar o céu, mas meus pés sustentam a terra. Em mim, pássaros descansam e sombra você pode encontrar. (Resposta: árvore)

PISTA 6: Sou pequeno, mas meu impacto é grande. Se você me trocar por algo reutilizável, menos lixo o planeta terá. (Resposta: copo ou talheres descartáveis)

PISTA 7: Eu transformo o que sobra do seu prato em algo que a terra adora. Sem mim, o lixo seria só desperdício, mas comigo vira riqueza preciosa. Quem sou eu? (Resposta: composteira) Se não houver uma composteira no local, a pista pode ser colocada em um cartaz com a imagem de uma.

2. Gincana

Participantes: 3 a 6 crianças por equipe (mínimo de 3 equipes)

Atividades: corrida do saco, ovo na colher, tiro ao alvo, corrida de carrinho de mão, cabo de guerra.

Material necessário:

  • para a corrida do saco, sacos grandes e resistentes, como os de estopa;
  • para o ovo na colher, colheres e ovos cozidos;
  • para o tiro ao alvo, bolinha e seis latinhas em cima de uma mesa;
  • para o cabo de guerra, corda;
  • apito(s), cordas ou outro tipo de marcações para as linhas de largada e chegada, medalhas ou outros prêmios simbólicos.

Como fazer: Divida as equipes de forma a que todos participem das brincadeiras, fazendo um revezamento entre elas, por exemplo. No início de cada atividade, deve haver, pelo menos, um responsável para organizar a brincadeira.

Uma atividade deve ser feita no seguimento da outra, de forma que a equipe que terminar as cinco brincadeiras primeiro, ganha a gincana.

CORRIDA DO SACO: cada participante tem que saltar, com as pernas dentro de um saco, até a linha de chegada o mais rápido que puder.

OVO NA COLHER: cada participante tem que chegar à linha de chegada, o mais rápido possível, equilibrando um ovo cozido numa colher nas mãos. Sempre que deixar o ovo cair, tem que regressar ao início até completar o percurso de uma só vez.

TIRO AO ALVO: cada participante tem que atirar uma bolinha contra uma pilha com seis latinhas para tentar derrubá-las.

CORRIDA DE CARRINHO DE MÃO: em duplas, uma criança com as mãos no chão e outra segurando essa mesma criança pelos pés, têm que chegar à linha de chegada o mais rápido possível.

CABO DE GUERRA: duas equipes, uma de cada lado, devem puxar uma corda até conseguir arrastar a outra equipe para o seu lado

3. Masterchef infantil

Material necessário:

  • colheres;
  • tigelas de plástico;
  • facas sem ponta;
  • cortadores de biscoito;
  • espetinhos de pau;
  • descascadores;
  • raladores;
  • tábuas;
  • aventais.

Como fazer: Todas as refeições devem ser preparadas a frio, não necessitando de fogão ou forno.

Divida os participantes em duplas ou pequenas equipes. Selecione ideias de refeições simples, por exemplo, sanduíches criativos, saladas decoradas, espetinhos de frutas.

Explique a importância de não desperdiçar comida e também a importância de termos uma alimentação balanceada. Determine um tempo para a confecção da receita e, durante a confecção, dê dicas e oriente as crianças naquilo que for necessário, deixando que elas usem a sua criatividade nos temperos e apresentação dos pratos.

Após preparar os pratos, cada equipe apresenta sua criação e oferece aos responsáveis, que farão o papel de jurados, para provar.

Considere como critérios de avaliação, a dupla ou equipe mais organizada, que desperdiçou menos e que fez o prato mais saboroso. Premie quem vencer com um certificado de “Cozinheiro Criativo”.

SANDUÍCHE COLORIDO

Ingredientes (por sanduíche):

  • 2 fatias de pão integral ou pão de forma
  • 1 colher de sopa de requeijão
  • 1 fatia de queijo
  • 1 fatia de presunto ou peito de peru
  • 2 folhas de alface
  • 2 rodelas de tomate
  • 2 fatias finas de cenoura (ralada ou em rodelas)

SALADA ARCO-ÍRIS

Ingredientes (para 4 porções):

  • 1 xícara de alface cortada em tiras (verde)
  • 1/2 xícara de cenoura ralada (laranja)
  • 1/2 xícara de tomate-cereja cortado ao meio (vermelho)
  • 1/2 xícara de milho verde (amarelo)
  • 1/2 xícara de beterraba ralada (roxo)
  • 1/2 xícara de queijo em cubos pequenos (branco)

Sugira um tempero para as crianças: molho feito com suco de 1 limão, 1 colher de sopa de azeite e uma pitada de sal.

ESPETINHOS DOCES

Ingredientes (para 6 espetinhos):

  • 1 banana cortada em rodelas
  • 6 morangos inteiros ou cortados ao meio
  • 1 kiwi cortado em pedaços
  • 1 fatia de melancia cortada em cubos
  • 1/2 maçã cortada em pedaços

Sugira um molho para as crianças molharem os espetinhos: iogurte natural e mel.

4. Oficina de slime

Material necessário:

  • 1/2 xícara de farinha de milho;
  • 1 copo de água;
  • corante alimentar natural (escolha as cores);
  • recipiente com tampa;
  • colher.

Como fazer: coloque a farinha no recipiente. No copo de água, adicione algumas gotinhas de corante e mexa bem. Depois, coloque 10 colheres da água com corante no recipiente que tem a farinha. Misture tudo com a colher.

Aos poucos, e mexendo sempre, vá adicionando mais água até que a consistência fique pegajosa. Se em vez de pegajoso, a mistura ficar aguada, coloque um pouco de farinha.

Aproveite para ensinar alguns conceitos básicos, por exemplo, explique como as substâncias interagem para formar o slime.

Conceitos de química:

  1. Mistura homogênea e heterogênea: a água e o corante formam uma mistura homogênea (uniforme), enquanto a farinha e a água formam uma heterogênea (não uniforme).
  2. Viscosidade: os ingredientes criam uma mistura pegajosa, mudando a textura do material.
  3. Reações: o ajuste com mais água ou farinha mostra como a composição afeta as propriedades finais do slime.

5. Cinema e debate

Material necessário:

  • projetor;
  • tela e filmes adequados à faixa etária.

Como fazer: exiba um filme educativo ou com uma mensagem importante, por exemplo, com temas sobre amizade, meio ambiente ou cidadania. De seguida, guie um debate, com perguntas preparadas previamente para guiar a discussão, por exemplo:

  1. Qual foi a mensagem principal do filme?
  2. O que você aprendeu sobre o tema apresentado?
  3. Como podemos aplicar essas lições na nossa vida?

Sugestões de filmes:

O MENINO E O MUNDO, uma animação brasileira lançada em 2014 que, entre outros temas, aborda a desigualdade social.

WALL-E, uma animação da Disney lançada em 2008 que, entre outros temas, aborda a sustentabilidade.

DIVERTIDA MENTE, animações da Disney Pixar cujo primeiro lançamento é de 2015 e que tem como principal tema as emoções.

6. Teatro

Como fazer: preparem uma pequena peça de teatro. Façam tudo: roteiro, figurino e roteiro usando material reciclado, ensaiem e organizem a apresentação.

Sugestão: A JORNADA DOS RECICLÁVEIS

Um grupo de materiais recicláveis – latinha de refrigerante, caixa de papelão, garrafinha de água e um vidro de azeitonas – se perdeu no lixo comum e agora precisa achar o caminho de volta para a reciclagem. No final, cada personagem encontra o seu destino.

FIGURINO: use latinhas de refrigerante, caixas de papelão, garrafinhas de água e frascos de vidro para criar trajes que representem materiais recicláveis.

CENÁRIO: pinte um cartaz grande simulando uma cidade, use algumas caixas para o lixo orgânico e outras caixas pintadas com as cores da coleta seletiva:

  • amarelo para metal
  • azul para papel e papelão
  • vermelho para plástico
  • verde para vidro

ROTEIRO:

Cena 1 (Luz baixa, com os personagens amontoados no “lixão”.)

Latinha: — Onde estamos? Que bagunça é essa?
Caixa: — Acho que fomos descartados no lugar errado!
Garrafinha: — Isso é um lixão! Precisamos sair daqui e encontrar a reciclagem.
Vidro: — Como vamos fazer isso?

Cena 2 (Os personagens caminham pelo cenário.)

Latinha: — Olhem, uma lixeira azul! É para mim?
Caixa: — Não, azul é para papel. A minha casa!
Garrafinha: — Vamos encontrar as outras cores. Vidro, seu lugar é no verde.
Vidro: — E o seu, latinha, é no amarelo.

Cena 3 (Ainda caminhando pelo cenário, os personagens encontram uma grande confusão: lixo orgânico nas lixeiras para coleta seletiva, itens recicláveis junto com lixo orgânico, itens recicláveis separados nas cores erradas.)

Latinha: — O que é isso? Olhem para isso tudo! Que bagunça… Estou vendo uma lixeira azul, mas ela está cheia de restos de comida!
Caixa: — Isso é um erro terrível! Azul deveria ser só para papéis e papelão, não para cascas de banana e restos de pão!
Garrafinha: — Aqui também! Olhem esta lixeira amarela, cheia de vidro! Isso está tudo errado. Amarelo é para metal!
Vidro: — E eu estou vendo uma lixeira verde com… plástico? Por que ninguém separa as coisas como deveria?

Cena 4 (Os personagens andam mais pelo cenário, tentando organizar a confusão.)

Latinha: — Ei, talvez possamos ajudar! Vamos reorganizar isso e mostrar como deveria ser feito!
Caixa : — Boa ideia! Eu posso começar retirando esses papéis da lixeira azul e colocando-os no lugar certo.
Garrafinha: — E eu vou separar os plásticos daqui e colocá-los na lixeira vermelha.
Vidro: — Certo, eu vou pegar esses vidros misturados e colocá-los na verde. Vamos trabalhar juntos!

(Enquanto eles organizam, um som de aplausos pode ser adicionado, representando a reação da plateia ou do público imaginário no cenário.)

Latinha: — Ufa! Foi trabalhoso, mas conseguimos! Olhem só, as lixeiras estão separadas como deveriam estar!
Caixa: — Agora, tudo faz sentido. Cada material no seu lugar!
Garrafinha: — Esperem… Isso não resolve o problema de quem não separa o lixo corretamente. Precisamos educar as pessoas sobre a importância da coleta seletiva.
Vidro: — Concordo! Vamos espalhar a mensagem: separar o lixo não é só responsabilidade nossa, mas de todos!

Cena 5 (Os personagens chegam às lixeiras corretas.)

Caixa: — Agora estamos onde deveríamos estar. Vamos ser reciclados e voltar a ser úteis!
Todos: — A reciclagem transforma o lixo em algo novo!

7. Corrida de orientação

Material necessário:

  • mapas simples do espaço onde a prova será realizada com legendas fáceis;
  • bandeirinhas para sinalizar os pontos;
  • cartões de controle;
  • caneta.

Como fazer: prepare um circuito, deixando bandeirinhas para sinalizar 5 a 7 pontos, por exemplo:

  1. árvore grande no pátio
  2. horta
  3. um banco de madeira ou outro objeto específico do local
  4. entrada principal ou portão do local
  5. área com flores ou jardim

Divida os participantes em duplas ou pequenas equipes e dê um mapa, um cartão de controle e uma caneta para cada.

O objetivo é encontrar os pontos sinalizados com uma bandeirinha. Cada bandeirinha terá uma marca única (como uma figura ou número) para as crianças anotarem no cartão de controle ao encontrá-la.

Acompanhe as crianças de forma a orientar o circuito, sempre que necessário. No final, vence quem concluir o circuito, corretamente, e em menos tempo.

8. Construção com legos

Material necessário:

  • muitas peças de legos de diferentes formatos
  • peso de 1 kg para avaliar construção de ponte, por exemplo, um pacote de arroz
  • medalhas ou outros prêmios simbólicos

Como fazer: incentive uma atividade que desafie as crianças a fazer construções com legos, que sejam estáveis e apresentem originalidade.

Divida os participantes em duplas ou trios. Estabeleça um tempo para cada uma das construções. No fim, avalie estabilidade e originalidade.

Sugestão de desafios:

  1. Construção de uma ponte (a ponte deve aguentar o peso de 1 quilo)
  2. Construção do prédio mais alto (deve-se manter estável)
  3. Construção de um animal (deve ser original)

Veja também:

Márcia Fernandes

Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).



Source link