Festival Tudo Sobre Mulheres abre inscrições para oficinas

Cursos são ministrados por grandes nomes regionais e gratuitos, vagas limitadas

Divulgação do evento

O 7º Festival Tudo Sobre Mulheres (TSM) abre inscrições, na ultima terça-feira (10), para as oficinas que irão acontecer durante o mês de outubro. As inscrições são limitadas e  podem ser feitas através do site oficial do evento. (https://docs.google.com/forms/d/1WFEo4im6JJKF_G0TxXq5BAREgbQcphGpAh8PNOBUKgQ/edit).

As oficinas são gratuitas. As atividades acontecem no Cineclube Coxiponés na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos dias 01 e 02, e de 21 a 25 de outubro, e serão ministrados por grandes nomes do audiovisual regional, como Aline Wendpap, Letícia Capanema, Juçara Naccioli e Gabriel Costa Correia.

A primeira oficina será de Oratória e Expressão Pessoal, ministrado pela atriz, poeta, pesquisadora e professora Juçara Naccioli. Os encontros serão realizados nos dias 01 e 02 de outubro, das 19h às 22h. As 15 vagas serão destinadas apenas ao público feminino, das quais metade serão preferencialmente para mulheres negras. Autoconhecimento para a compreensão dos medos e ansiedade, expressão corporal e facial, planejamento de apresentação, técnicas de apresentação, leitura técnica, aparência, voz e vocabulário são os temas abordados.

“Cinema de Guerrilha: Produção audiovisual para baixo e baixíssimo orçamento” é tema da segunda oficina que  acontecerá nos dias 21 e 22 de outubro, das 8h até 12h, e será ministrada pelo professor e pesquisador em gêneros cinematográficos Gabriel Costa Correia e tem como objetivo explorar aspectos históricos, técnicos, narrativos e estéticos do cinema independente de baixo e baixíssimo orçamento com o intuito de fomentar a produção independente local. Paralelamente, a oficina acompanhará o desenvolvimento de um roteiro de filme de curta duração (de 1 a 10 minutos) a ser apresentado ao final da oficina.

A oficina de “Crítica Cinematográfica: Primeiras Ferramentas para Leitura de Cena”, ministrado pela atriz, radialista, professora e crítica Aline Wendpap acontecerá entre os dias 22 e 25 de outubro, das 19h às 21h30. São 20 vagas e tem como objetivo provocar o diálogo entre o público e a linguagem audiovisual, a fim de familiarizá-los com o olhar crítico sobre as diversas obras do cinema.

Para fechar com chave de ouro as oficinas, teremos o minicurso “As mulheres no cinema brasileiro” que pretende lançar novos olhares sobre a história cinematográfica, propondo um panorama introdutório do cinema realizado por mulheres no Brasil. Este, será dirigido pela professora e doutora em comunicação e semiótica Letícia Capanema nos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 8h às 12h, e serão disponibilizadas 30  vagas.

Tudo Sobre Mulheres

O Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres (TSM), teve início em 2005 no município de Chapada dos Guimarães, e está em sua sétima edição. Além da mostra de filmes com o protagonismo feminino no Cineclube Coxiponés e Cine Teatro, o evento terá premiação dos melhores filmes, rodas de conversa, oficinas e presenças de figuras femininas de relevância nacional. O evento acontece entre os dias  21 à 31 de outubro.

O Tudo Sobre Mulheres reforça que a presença feminina no audiovisual é fundamental, é força e resistência.  E as mulheres do cenário cinematográfico cuiabano estão resistindo: produzindo conteúdo artístico audiovisual fora do eixo Rio – São Paulo.

O 7º Tudo Sobre Mulheres é uma realização da Cumbaru Produções Artísticas, e conta com o patrocínio do Shopping Estação Cuiabá, e os seguintes apoios: Rádio Cultura, Mídia Ninja, Canal Brasil, Universidade Federal de Mato Grosso, Sala da Mulher (Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Colégio Fato, BPW, Aline Wendpap Assessoria, Ana Bugs Podologia, Cafeína Conteúdos Inteligentes, Cineclube Coxipones, Cult Produção de Conteúdo Inteligente, Donna Car, Genius Publicidade, Editora Tanta Tinta, Môlera Filmes, Kinin Filmes Independentes, Pequi Com Câmera e MTO2 Produções, Secretaria de Estado de Cultura,  Esporte e Lazer, Cine Teatro Cuiabá e Grupo de Teatro Cena Onze.

Serviço

7º Tudo Sobre Mulheres

21 a 31 de Outubro

Local: Cine Clube Coxipones, Cine Teatro Cuiabá

www.tudosobremulheres.com

Por: Anny Carvalho e Isadora Dias

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here