Ideias de gincanas de matemática para o 1º ano do Fundamental


Rafael C. Asth

Rafael C. Asth

Professor de Matemática e Física

Se prepare para transformar suas aulas de matemática em uma verdadeira aventura! Com estas 6 ideias de gincanas, seus alunos aprenderão de forma divertida e engajada.

Cada atividade será detalhada com o objetivo, materiais necessários, tempo estimado e como aplicá-la em sala de aula, com um foco especial em conceitos matemáticos.

Caça ao Tesouro Matemático

Objetivo: Resolver problemas de matemática para encontrar pistas e, por fim, o “tesouro”.

Como aplicar:

  • Divida a sala em grupos de 4 a 5 alunos.
  • Crie uma sequência de pistas com problemas matemáticos (ex.: cálculos de operações básicas, quebra-cabeças, ou desafios de lógica).
  • Cada problema resolvido corretamente leva os alunos a uma nova pista, até que cheguem ao “tesouro”.

Tempo: 30 a 45 minutos.

Materiais: Pistas impressas, calculadoras (se necessário), um “tesouro” (pode ser um prêmio como doces ou livros).

Exemplos de Pistas:

  • Pista 1: “O próximo local está na soma de 12 + 8.” (Resposta: 20)
  • Pista 2: “Se você tem 15 maçãs e come 5, quantas sobram?” (Resposta: 10)
  • Pista 3: “Qual é o próximo número depois de 27?” (Resposta: 28)
  • Pista 4: “Qual é o dobro de 5?” (Resposta: 10)
  • Pista 5: “Conte até 7, e vá até o local com esse número!” (Resposta: 7)
  • Pista 6: “Se você tem 6 bolas e ganha mais 3, quantas tem agora?” (Resposta: 9)
  • Pista 7: “Encontre o lugar com o número 14, o dobro de 7!” (Resposta: 14)
  • Pista 8: “10 + 10 é igual a quantos?” (Resposta: 20)
  • Pista 9: “Pegue o número que vem depois de 30!” (Resposta: 31)
  • Pista 10: “Você tem 20 balas e dá 8 a um amigo. Quantas ficam?” (Resposta: 12)
  • Pista 11: “Qual é a metade de 10?” (Resposta: 5)
  • Pista 12: “Soma 4 e 6 para encontrar a próxima pista!” (Resposta: 10)
  • Pista 13: “Se você tem 9 lápis e dá 3, quantos ficam?” (Resposta: 6)
  • Pista 14: “Encontre o número que vem depois de 50.” (Resposta: 51)
  • Pista 15: “Qual é a soma de 3 + 7?” (Resposta: 10)
  • Pista 16: “Qual é o dobro de 8?” (Resposta: 16)
  • Pista 17: “Se você tem 12 balões e estoura 4, quantos ficam?” (Resposta: 8)
  • Pista 18: “Encontre o lugar com o número 2, a metade de 4.” (Resposta: 2)
  • Pista 19: “O próximo local está na soma de 9 + 11.” (Resposta: 20)
  • Pista 20: “Você ganhou 5 moedas e tinha 5. Quantas têm agora?” (Resposta: 10)

O Professor pode utilizar estas pistas ou adaptá-las conforme as necessidade de suas turmas.

Bingo Matemático

Objetivo: Reforçar habilidades de cálculo mental com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Como aplicar:

  • Prepare cartelas de bingo com resultados de operações (ex.: números de 1 a 100).
  • O professor sorteia operações e os alunos precisam marcar o resultado correto em suas cartelas.
  • O primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal grita “Bingo!” e ganha o prêmio.

Tempo: 20 a 30 minutos.

Materiais: Cartelas de bingo (uma para cada aluno), fichas para marcação (ou lápis), lista de operações.

Exemplo de Operação:

  • O professor sorteia “5 + 8”, e quem tiver o número 13 na cartela marca o espaço.

Corrida dos Problemas

Objetivo: Resolver problemas rapidamente e trabalhar em equipe.

Como aplicar:

  • Divida os alunos em grupos de 4.
  • Coloque uma série de problemas matemáticos em envelopes numerados espalhados pela sala.
  • Cada grupo resolve o primeiro problema, depois o segundo, e assim por diante, até terminar a sequência.
  • Ganha o grupo que resolver todos os problemas corretamente no menor tempo.

Tempo: 25 a 35 minutos.

Materiais: Envelopes com problemas (um problema por envelope), papel e lápis.

Aqui estão 20 problemas de adição e subtração para o jogo “Corrida dos Problemas”. Eles são simples, focados em números entre 1 e 50, ideais para crianças no primeiro ano do ensino fundamental.

  • Pedro tinha 12 balas. Ele comeu 5. Quantas balas restaram para ele?

  • Maria ganhou 8 pirulitos no aniversário e depois ganhou mais 7 de presente. Quantos pirulitos ela tem agora?

  • Ana tinha 20 figurinhas, mas perdeu 9. Com quantas figurinhas ela ficou?

  • Carlos tinha 15 carrinhos de brinquedo. Ele ganhou mais 10 de presente. Quantos carrinhos ele tem agora?

  • Paula tinha 30 lápis de cor e deu 12 para sua amiga. Quantos lápis sobraram com ela?

  • Bruno encontrou 18 conchas na praia. Ele deu 7 para seu irmão. Quantas conchas ele ainda tem?

  • Sofia tinha 25 adesivos e comprou mais 15. Quantos adesivos ela tem agora?

  • Lucas tinha 40 bolinhas de gude. Ele perdeu 14 no recreio. Quantas bolinhas de gude ele tem agora?

  • Tiago tinha 50 bolinhas e deu 20 para seu primo. Quantas bolinhas sobraram com ele?

  • Lara tinha 28 botões para um projeto escolar e ganhou mais 12. Quantos botões ela tem agora?

  • Beatriz tinha 19 chocolates e deu 9 para seus amigos. Quantos chocolates sobraram?

  • João tinha 17 lápis e comprou mais 5 na papelaria. Quantos lápis ele tem agora?

  • Fernanda comprou 36 adesivos e deu 10 para sua amiga. Quantos adesivos sobraram?

  • Felipe tinha 23 carrinhos, mas perdeu 8 no parque. Quantos carrinhos sobraram?

  • Julia tinha 15 livros e ganhou mais 10 de presente. Quantos livros ela tem agora?

  • Daniela tinha 20 marcadores de texto e deu 7 para sua amiga. Quantos marcadores ela tem agora?

  • Ricardo coleciona moedas. Ele tinha 42 moedas e perdeu 12. Quantas moedas ele tem agora?

  • Isabel tinha 35 bolas e perdeu 15 no recreio. Com quantas bolas ela ficou?

  • Eduardo tinha 30 brinquedos, mas deu 10 para seu primo. Quantos brinquedos sobraram com ele?

  • Marcela tinha 24 flores e comprou mais 16. Quantas flores ela tem agora?

  • Esses problemas podem ser impressos e colocados nos envelopes, prontos para a atividade. Eles incentivam a prática de adição e subtração em um contexto de colaboração e agilidade.

Estafeta dos Números

Objetivo: Trabalhar a rapidez com cálculos e a precisão em operações básicas.

Como aplicar:

  • Divida a turma em duas equipes.
  • Coloque duas cadeiras na frente da sala, cada uma com uma pilha de cartões com problemas matemáticos.
  • Os alunos devem correr até a cadeira, resolver o problema em um cartão, e correr de volta para a equipe para o próximo aluno resolver o próximo problema.
  • Vence a equipe que terminar a pilha primeiro com todas as respostas corretas.

Tempo: 20 minutos.

Materiais: Cartões com problemas (adição e subtração).

Exemplos de Problema:

  • “Qual é o resultado de 12 + 15?”
  • “Quanto é 9 – 4?”

Caça às Formas

Objetivo:
Ajudar as crianças a identificar e diferenciar figuras planas e não planas de forma lúdica, trabalhando noções de geometria básica.

Como aplicar:
Distribua várias formas geométricas pela sala de aula ou pátio. As formas podem ser recortadas de papelão (para figuras planas) e objetos tridimensionais comuns (para figuras não planas), como uma bola (esfera), um cubo de brinquedo (cubo) e uma caixa retangular pequena (paralelepípedo). As figuras planas podem incluir círculos, quadrados, triângulos e retângulos de cartolina.

Materiais Necessários:

  • Recortes de figuras planas em cartolina: círculos, quadrados, triângulos e retângulos.
  • Objetos tridimensionais (figuras não planas): cubos de brinquedo, pequenas caixas (paralelepípedos), bolas (esferas), cones de papel, etc.
  • Uma “cesta de coleta” para cada grupo de alunos, onde eles colocarão as figuras que coletarem.

Instruções para o Professor:

  1. Divida a Turma em Grupos: Organize a turma em pequenos grupos de 3 a 5 crianças.
  2. Explique as Figuras: Antes de começar, explique rapidamente as diferenças entre figuras planas e não planas, mostrando exemplos de cada uma.
  3. Dê as Regras do Jogo: Cada grupo precisa encontrar um número específico de figuras planas e não planas. Por exemplo, “Procurem três figuras planas e duas figuras não planas”.
  4. Caça às Formas: Quando o professor der o sinal, as crianças começam a procurar as figuras distribuídas pelo ambiente e as colocam na sua “cesta de coleta”.

Desafio Extra:
Para aumentar o nível de dificuldade, o professor pode dar dicas sobre as características das formas que devem ser encontradas, como: “Procurem uma figura plana que tenha três lados” (triângulo) ou “Encontrem uma figura não plana que pareça uma bola” (esfera).

Loja da Matemática

Objetivo:
Ensinar as crianças a reconhecer e usar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, desenvolvendo habilidades básicas de soma e troco.

Descrição da Atividade:
As crianças vão participar de um jogo de compra e venda simulado, onde poderão comprar itens fictícios usando “dinheiro de brincadeira” (réplicas das cédulas e moedas brasileiras). Elas devem fazer o cálculo correto para escolher e comprar os itens com o valor exato ou receber troco quando necessário.

Materiais Necessários:

  • Réplicas de cédulas e moedas brasileiras (em papel ou brinquedo).
  • Itens fictícios ou brinquedos (pode ser uma loja de doces, de brinquedos, etc.), com etiquetas de preço variando de R$1,00 a R$10,00.
  • Sacolas pequenas para as compras de cada criança.
  • Uma “caixa registradora” de brinquedo (opcional) para tornar a experiência mais realista.

Instruções para o Professor:

  1. Organize a “Loja”: Prepare uma área da sala onde ficam os itens à venda, com etiquetas de preço em cada um. Os preços devem ser fáceis para as crianças lidarem (por exemplo, R$1,00, R$2,00, R$5,00, R$10,00).

  2. Distribua o Dinheiro: Dê a cada criança uma quantia inicial em réplicas de cédulas e moedas (por exemplo, R$20,00) para que elas possam “comprar” os itens da loja. Explique rapidamente que elas precisam gerenciar o dinheiro para não ficarem sem.

  3. Defina as Regras do Jogo: Diga que cada criança pode comprar no máximo 2 ou 3 itens (dependendo do tempo disponível). Elas devem fazer o cálculo para dar o valor correto ou receber troco. Se não tiverem o valor exato, precisarão calcular o troco que irão receber.

  4. Simulação de Compra: Uma criança de cada vez vai até a “loja”, escolhe um item e paga ao professor ou a um ajudante. O professor devolve o troco, se necessário, e orienta as crianças a contarem para ver se o valor está correto.

  5. Verificação Final: Quando todas as crianças terminarem suas compras, revise o que cada uma comprou e quanto dinheiro sobrou. Essa etapa ajuda a garantir que entenderam os cálculos de maneira correta.

Desafio Extra: Para aumentar o nível de dificuldade, você pode dar um “desconto” de R$1,00 em alguns itens ou realizar uma “promoção relâmpago”, pedindo que as crianças recalcularem o valor de itens selecionados.

Tempo de Duração:
Cerca de 30 a 40 minutos.

Conclusão:
Ao final, as crianças podem compartilhar com a turma o que compraram e quanto dinheiro ainda têm. O professor pode reforçar conceitos de adição e subtração usando o que sobrou ou o que foi gasto.

Para charadas e desafios:

Para mais atividades:

Para planos de aula:

Rafael C. Asth

Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.



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