Atividades de Educação Física para Ensino Médio


Maurício Facchini

Maurício Facchini

Professor de Educação Física

Confira as atividades de Educação Física para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio elaboradas ao encontro das habilidades indicadas na BNCC. As atividades incluem jogo cooperativo, treinamento de força e resistência, folhas de atividades sobre estereótipos e questões sobre práticas corporais e saúde mental.

Atividade 1: vôlei cego (jogo cooperativo)

Com o objetivo de promover a interação social, cooperação e trabalho em equipe, o professor pode propor um jogo adaptado de vôlei.

Materiais necessários: lençol grande ou lona para dividir a quadra e uma bola de vôlei.

Como jogar:

  • Divida os alunos em dois times, como em um jogo de vôlei tradicional.
  • Coloque o lençol/lona no meio da quadra, bloqueando a visão dos dois times, de forma que não possam ver o campo adversário.
  • O objetivo do jogo é passar a bola por cima do lençol, tentando que ela caia na quadra do adversário.
  • O jogo exige comunicação e trabalho em equipe, já que os jogadores não podem ver onde a bola vai cair no campo.

Como a visão da quadra adversária está bloqueada, os jogadores precisam se organizar e se comunicar para manter a bola em jogo. Dessa forma, todos os alunos precisam trabalhar juntos para garantir que estejam prontos para receber e devolver a bola, mesmo sem saber (ver) onde ela vai cair no campo deles.

Reflexão após o jogo (perguntas para os alunos):

  • Como vocês se organizaram para jogar sem ver o campo adversário?
  • O que foi mais importante para que o time conseguisse pontuar?

Atividade 2: questões sobre estereótipos e esportes

questões sobre estereótipos e esportes_parte1
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questões sobre estereótipos e esportes_parte2
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Atividade 3: treinamento de força e resistência

Com o objetivo de desenvolver força muscular e resistência cardiorrespiratória, o professor pode promover um treino combinando exercícios aeróbicos e anaeróbicos.

Materiais necessários:

  • bolas de peso (ou bolas medicinais);
  • elásticos de resistência;
  • cones para demarcar áreas;
  • cronômetro.

Passo a passo:

1. Aquecimento (10 minutos):

  • Inicie com uma corrida leve ao redor da quadra ou campo.
  • Realize movimentos dinâmicos como saltos, polichinelos e deslocamentos laterais para ativar os músculos do corpo.

Circuito de exercícios (25 minutos):

Organize a turma em grupos e prepare estações com diferentes exercícios, que devem ser realizados durante 1 minuto, com 30 segundos de descanso entre cada estação:

  • Estação 1: Corrida curta com mudanças de direção (correr em zig-zag ao redor de cones, por exemplo).
  • Estação 2: Agachamento com salto (realizar um agachamento seguido de um salto).
  • Estação 3: Levantamento de bolas de peso (usando bolas medicinais, fazer o movimento de levantamento acima da cabeça).
  • Estação 4: Resistência com elásticos (realizar puxadas ou empurrões com elásticos, focando no fortalecimento dos músculos dos braços).

Desafio final (10 minutos):

  • Saltos horizontais(3 séries de 5 saltos).
  • Organize uma corrida de resistência de 200m totais (10x20m – com ou sem descanso), onde os alunos devem correr no seu ritmo máximo. O professor deve incentivar a superação de limites, sempre respeitando o nível de cada aluno.

Alongamento final (5 minutos): finalize com um alongamento global, focando nos principais grupos musculares trabalhados (pernas, braços e tronco).

Atividade 4: questões sobre práticas corporais e saúde mental

questões sobre práticas corporais e saúde mental
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Atividade 5: dinâmica de convivência: “Diferenças e Respeito”

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Para mais atividades:

Maurício Facchini

Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.



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