Maurício Facchini
Professor de Educação Física
Confira as atividades de Educação Física para 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio elaboradas ao encontro das habilidades indicadas na BNCC. As atividades incluem jogo cooperativo, treinamento de força e resistência, folhas de atividades sobre estereótipos e questões sobre práticas corporais e saúde mental.
Atividade 1: vôlei cego (jogo cooperativo)
Com o objetivo de promover a interação social, cooperação e trabalho em equipe, o professor pode propor um jogo adaptado de vôlei.
Materiais necessários: lençol grande ou lona para dividir a quadra e uma bola de vôlei.
Como jogar:
- Divida os alunos em dois times, como em um jogo de vôlei tradicional.
- Coloque o lençol/lona no meio da quadra, bloqueando a visão dos dois times, de forma que não possam ver o campo adversário.
- O objetivo do jogo é passar a bola por cima do lençol, tentando que ela caia na quadra do adversário.
- O jogo exige comunicação e trabalho em equipe, já que os jogadores não podem ver onde a bola vai cair no campo.
Como a visão da quadra adversária está bloqueada, os jogadores precisam se organizar e se comunicar para manter a bola em jogo. Dessa forma, todos os alunos precisam trabalhar juntos para garantir que estejam prontos para receber e devolver a bola, mesmo sem saber (ver) onde ela vai cair no campo deles.
Reflexão após o jogo (perguntas para os alunos):
- Como vocês se organizaram para jogar sem ver o campo adversário?
- O que foi mais importante para que o time conseguisse pontuar?
Atividade 2: questões sobre estereótipos e esportes
Atividade 3: treinamento de força e resistência
Com o objetivo de desenvolver força muscular e resistência cardiorrespiratória, o professor pode promover um treino combinando exercícios aeróbicos e anaeróbicos.
Materiais necessários:
- bolas de peso (ou bolas medicinais);
- elásticos de resistência;
- cones para demarcar áreas;
- cronômetro.
Passo a passo:
1. Aquecimento (10 minutos):
- Inicie com uma corrida leve ao redor da quadra ou campo.
- Realize movimentos dinâmicos como saltos, polichinelos e deslocamentos laterais para ativar os músculos do corpo.
Circuito de exercícios (25 minutos):
Organize a turma em grupos e prepare estações com diferentes exercícios, que devem ser realizados durante 1 minuto, com 30 segundos de descanso entre cada estação:
- Estação 1: Corrida curta com mudanças de direção (correr em zig-zag ao redor de cones, por exemplo).
- Estação 2: Agachamento com salto (realizar um agachamento seguido de um salto).
- Estação 3: Levantamento de bolas de peso (usando bolas medicinais, fazer o movimento de levantamento acima da cabeça).
- Estação 4: Resistência com elásticos (realizar puxadas ou empurrões com elásticos, focando no fortalecimento dos músculos dos braços).
Desafio final (10 minutos):
- Saltos horizontais(3 séries de 5 saltos).
- Organize uma corrida de resistência de 200m totais (10x20m – com ou sem descanso), onde os alunos devem correr no seu ritmo máximo. O professor deve incentivar a superação de limites, sempre respeitando o nível de cada aluno.
Alongamento final (5 minutos): finalize com um alongamento global, focando nos principais grupos musculares trabalhados (pernas, braços e tronco).
Atividade 4: questões sobre práticas corporais e saúde mental
Atividade 5: dinâmica de convivência: “Diferenças e Respeito”
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Veja também: Esporte-espetáculo: o que é e quais são as suas características (com exercícios)
Para mais atividades:
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
FACCHINI, Maurício. Atividades de Educação Física para Ensino Médio. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-de-educacao-fisica-para-ensino-medio/. Acesso em: