Exercício sobre o Golpe de 1964 (com gabarito explicado)


Lucas Pereira

Lucas Pereira

Professor de História

Faça os exercícios sobre o Golpe de 1964 e teste seus conhecimentos sobre o tema. Confira as respostas e aprenda mais com o gabarito explicado.

Questão 1

O golpe de 1964 marcou o início de mais de duas décadas de Ditadura Militar no Brasil. Sobre esse evento político, é correto afirmar que:

a) Foi protagonizado por militares do Exército, setor opositor ao governo do então presidente Jânio Quadros.

b) Depôs o governo de João Goulart, acusado por militares e por setores conservadores da sociedade de defender “medidas comunistas”.

c) Ao assumir o poder, os militares decretaram imediatamente os Atos Institucionais, como o AI-5, que suspendeu o funcionamento do Congresso e o habeas corpus.

d) O golpe militar contou com apoio expressivo de trabalhadores e países alinhados ao bloco socialista, em especial Cuba e a União Soviética.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Jânio Quadros renunciou à presidência em 1961, anos antes do golpe de 1964.

b) Correta. João Goulart foi acusado de apoiar medidas comunistas, o que contribuiu para sua deposição.

c) Incorreta. O AI-5 foi promulgado apenas em 1968, quatro anos após o golpe.

d) Incorreta. O golpe militar recebeu apoio político e logístico dos Estados Unidos, e não da União Soviética e de Cuba.

Questão 2

As tensões que levaram ao golpe militar de 1964 envolveram a defesa das chamadas “Reformas de Base” pelo governo deposto pelos militares. Assinale a alternativa que melhor descreve as propostas das Reformas de Base.

a) As Reformas de Base propunham a adoção do comunismo no Brasil através da estatização de todos os meios de produção.

b) Essas medidas envolviam o desarmamento da população brasileira, o que irritou setores conservadores e as Forças Armadas.

c) Entre suas principais propostas, constava um programa de reforma agrária que buscava redistribuir a terra para pequenos produtores, além da nacionalização das refinarias.

d) Tais reformas buscavam a ruptura diplomática com os Estados Unidos, o alinhamento do Brasil à União Soviética e o aumento em 100% do salário mínimo nacional.

Gabarito explicado

a) Incorreta. As Reformas de Base não propunham a adoção do comunismo, embora a oposição tenha explorado politicamente a associação exagerada com tal ideologia.

b) Incorreta. Ao contrário do afirmado, o desarmamento não constava como uma das propostas das Reformas de Base.

c) Correta. Como a alternativa sugere, a reforma agrária e a nacionalização das refinarias foram pontos centrais das Reformas de Base. Além disso, tais Reformas também envolviam aspectos da educação, do sistema financeiro e a garantia do direito de voto aos analfabetos.

d) Incorreta. As Reformas de Base não buscavam a ruptura definitiva com os EUA e tampouco o alinhamento automático com a União Soviética.

Questão 3

Entre os eventos que antecederam o golpe de 1964, destaca-se a Marcha da Família com Deus pela Liberdade. Sobre essa passeata, é correto afirmar que:

a) Convocada pelos próprios militares, a Marcha tinha como objetivo principal a defesa das Reformas de Base propostas pelo governo.

b) Foi uma demonstração de apoio de parte da sociedade ao governo de Jango, que, em 1964, tomava ações concretas para garantir o apoio de setores conservadores e religiosos.

c) A Marcha defendia temas exclusivamente religiosos discutidos na época, como o ensino religioso nas escolas e a isenção de impostos às igrejas cristãs.

d) Ela demonstrou o apoio de parte expressiva da população ao golpismo e à oposição ao governo de João Goulart.

Gabarito explicado

a) Incorreta. A Marcha da Família com Deus pela Liberdade foi organizada por setores civis, e não pelos próprios militares.

b) Incorreta. Ao contrário do afirmado pela alternativa, a marcha em questão foi uma manifestação contrária ao governo de João Goulart.

c) Incorreta. Apesar do teor religioso de seu nome, a Marcha da Família com Deus pela Liberdade apresentava claro viés político, ultrapassando os temas exclusivamente religiosos.

d) Correta. A Marcha teve como objetivo o apoio ao golpe e a oposição ao governo de Goulart.

Questão 4

Leia o texto abaixo, que descreve os acontecimentos políticos que levaram Castello Branco à presidência após o golpe de 1964, e assinale a alternativa correta.

“Na tarde de 11 de abril de 1964, o Congresso Nacional se reuniu para eleger o novo presidente da República. Os principais deputados da coalizão das esquerdas já não estavam lá: na véspera, fora publicada a primeira lista dos parlamentares cujos mandatos foram “cassados” — uma expressão pejorativa para nomear os atingidos pela extinção de seus direitos políticos por um período de dez anos. Outras listas viriam, perfazendo quatrocentas cassações até março de 1967. O que sobrara do Congresso participou de uma eleição indireta em que só havia um candidato — o general Humberto de Alencar Castello Branco. O voto era nominal e devia ser pronunciado de viva voz — apenas 72 deputados tiveram coragem de se abster (…)”

(SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. P. 448)

a) Embora escolhido pelo Congresso, a eleição de Castello Branco foi antidemocrática. Afinal, não havia qualquer adversário na disputa, e os deputados de oposição tinham sido cassados recentemente.

b) A votação de Castello Branco revela o respeito dos militares às instituições democráticas, à oposição e ao caráter constitucional da política brasileira.

c) A cassação de mandatos dos deputados não tinha motivação política, pois era resultado de uma má conduta desses políticos em seus cargos, como envolvimento em corrupção, por exemplo.

d) Os 72 deputados que tiveram coragem de se opor aos militares revelam o amplo direito à oposição garantido durante a Ditadura Militar.

Gabarito explicado

a) Correta. A eleição de Castello Branco foi antidemocrática devido à ausência de adversários e à cassação de opositores.

b) Incorreta. A eleição não respeitou as instituições democráticas, pois houve cassação de deputados.

c) Incorreta. A cassação foi motivada por questões políticas, não por má conduta comprovada.

d) Incorreta. Os 72 deputados que se abstiveram não comprovam o amplo direito à oposição, tendo em vista que parte expressiva dos deputados oposicionistas já tinham perdido seus direitos políticos sumariamente.

Questão 5

Sobre o Golpe Militar de 1964, avalie as seguintes afirmativas:

I – O movimento contou com a adesão de parcela da sociedade civil brasileira, a exemplo de setores do empresariado, da grande imprensa e do clero religioso.

II – A radicalização de João Goulart a favor das Reformas de Base é vista como um dos principais motivos que levaram ao golpe militar de 1964.

III – Muitos civis que apoiaram o golpe acreditavam em uma curta duração do regime militar, expectativa gradativamente frustrada pela longa ditadura instalada a partir do golpe.

É correto o que está afirmado em:

Gabarito explicado

Afirmativa I – Correta. diversos setores da sociedade civil, como empresários, membros da Igreja Católica e a imprensa, apoiaram o golpe por temerem a expansão do comunismo e por oposição às reformas propostas por Goulart.

Afirmativa II – Correta. A defesa das Reformas de Base, vistas como socialistas por setores conservadores, foi um ponto central nas críticas e na mobilização contra o governo de João Goulart.

Afirmativa III – Correta. Muitos civis que apoiaram o golpe esperavam que o governo militar fosse provisório, mas se depararam com uma ditadura prolongada, que durou 21 anos.

Portanto, o correto é a letra A.

Questão 6

“Evitar a guerra civil, que sempre norteou o comportamento de Jango naqueles dias, contou em sua decisão. Todavia, algo a mais certamente pesou para que ele impedisse a prisão do governador da Guanabara, que apoiava o golpe militar. Segundo depoimento de Darcy Ribeiro, o presidente (…) sabia que havia uma frota norte-americana no litoral brasileiro aproximando-se do Rio de Janeiro. Se o governador Lacerda fosse preso, os navios de guerra entrariam na baía de Guanabara. (…) Portanto, a prisão de Lacerda não significaria apenas o desencadear da guerra civil, mas de uma invasão de tropas estrangeiras no país.”

Adaptado de FERREIRA, Jorge. O Governo Goulart e o Golpe Civil-Militar de 1964 IN FERREIRA, Jorge e DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs). O Brasil Republicano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. p. 394

Sobre a participação internacional no golpe militar de 1964, é correto afirmar que:

a) O golpe ocorreu sem apoio ou envolvimento de potências internacionais, tendo em vista que o Brasil é um país periférico no cenário mundial.

b) Tanto americanos como soviéticos apoiavam o golpe militar, já que João Goulart instalou um governo isolado de ambas as potências.

c) O apoio norte-americano ao golpe militar envolveu o deslocamento de navios de guerra para a costa brasileira, ação que influenciou as escolhas de Goulart.

d) A interferência norte-americana fazia parte da lógica da Guerra Fria, que buscava garantir a manutenção da democracia e da normalidade democrática nos países capitalistas.

Gabarito explicado

a) Incorreta. O golpe contou com apoio externo, especialmente dos Estados Unidos, e não foi um processo exclusivamente interno.

b) Incorreta. A União Soviética não apoiou o golpe, pois era contrária à deposição de João Goulart e ao regime militar. Os Estados Unidos foram os principais fiadores da ação dos militares brasileiros.

c) Correta. Os Estados Unidos apoiaram o golpe militar de 1964, incluindo o deslocamento da Operação Brother Sam, com navios de guerra posicionados na costa brasileira.

d) Incorreta. Embora os EUA tenham justificado sua atuação como defesa da democracia, apoiaram uma ditadura militar para manter sua influência e conter o avanço do socialismo na América Latina.

Questão 7

Sobre o golpe de 1964, muitos pesquisadores defendem que o movimento foi mais exatamente um golpe civil-militar, por ser resultado de uma coligação de forças e interesses civis e militares. Sobre a participação de grupos civis, é correto afirmar que:

a) Os sindicatos aderiram ao golpe militar em resposta à alta inflação e ao aumento do custo de vida.

b) A Igreja Católica apoiou e legitimou o golpe contra o governo de João Goulart, embora tenha se afastado da Ditadura nos anos posteriores.

c) As universidades, grêmios estudantis e acadêmicos foram grandes defensores do golpe de 1964, tendo em vista seu caráter modernizador e revolucionário.

d) Os grandes proprietários de terra e os empresários defenderam o golpe de 1964, pois os militares prometiam mudanças profundas no sistema fundiário brasileiro.

Gabarito explicado

a) Incorreta. Os sindicatos não apoiaram o golpe; eles estavam, em sua maioria, alinhados ao governo de João Goulart.

b) Correta. A Igreja Católica apoiou o golpe inicialmente, mas setores progressistas passaram a criticá-lo nos anos 1970.

c) Incorreta. Universidades e movimentos estudantis foram, em grande parte, opositores do golpe e do regime militar.

d) Incorreta. Os grandes proprietários de terra apoiaram o golpe, mas não havia um compromisso real com a reforma agrária.

Questão 8

“Durante a conspiração do golpe militar, em março de 1964, até dezembro de 1968, que corresponde aos primeiros anos do regime militar brasileiro, a imprensa brasileira contribuiu para a disseminação de narrativas anticomunistas, criando um “imaginário inimigo interno da nação”, e uma atmosfera de medo ligada ao movimento político. Essa é a análise de uma pesquisa do Departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que avaliou o conteúdo de três jornais brasileiros de grande circulação – O Estado de S. Paulo, a Folha de S. Paulo e O Globo. De acordo com o trabalho, parte da imprensa estava alinhada ao novo governo, criando narrativas para justificar ações repressoras contra opositores do regime.”

USP. Como a imprensa contribuiu para incutir medo do comunismo na população brasileira. Jornal da USP, 7 dez. 2022. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/como-a-imprensa-contribuiu-para-incutir-medo-do-comunismo-na-populacao-brasileira/. Acesso em: 16 dez. 2024.

Segundo a pesquisa mencionada, é correto afirmar que a imprensa:

a) Apoiou o golpe militar através da legitimação do golpe e das ações de repressão dos militares.

b) Apesar de apoiar o golpe de 1964, manteve sempre uma postura de distanciamento e crítica explícita às ações de repressão da Ditadura.

c) Aliou-se aos militares através da narrativa anticomunista, tendo em vista que João Goulart pertencia ao Partido Comunista Brasileiro (PCB).

d) Defendeu a necessidade de deposição de João Goulart através das vias democráticas, opondo-se à interferência dos militares.

Gabarito explicado

a) Correta. A imprensa brasileira, especialmente grandes jornais, apoiou e legitimou o golpe e as ações repressivas do regime militar.

b) Incorreta. Apesar de críticas pontuais, a imprensa inicialmente deu amplo apoio ao regime, não mantendo postura crítica.

c) Incorreta. João Goulart não era membro do PCB, e o apoio da imprensa ao golpe teve outros fatores, como o anticomunismo.

d) Incorreta. A deposição de João Goulart ocorreu por meio de um golpe, e não por vias democráticas, como sustentaram os jornais favoráveis ao regime.

Para estudar mais:

Lucas Pereira

Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.



Source link