Lucas Pereira
Professor de História
Pratique o que já sabe sobre a Guerra do Paraguai. Responda às questões e confira as respostas no gabarito explicado.
Questão 1
A Guerra do Paraguai (1864-1870) é considerada o maior conflito ocorrido na América do Sul até os dias atuais. Entre suas principais causas, pode-se citar:
a) O interesse da Inglaterra em comercializar seus produtos para os países da região, tendo em vista que Paraguai, Brasil e Argentina buscavam reduzir a dependência das importações inglesas.
b) O interesse do Paraguai em conquistar uma saída para o mar, anexando territórios de países vizinhos numa aliança com o Brasil.
c) O imperialismo defendido por Dom Pedro II na segunda metade do século XIX, que buscava conquistar novos territórios e garantir o domínio brasileiro no Mato Grosso.
d) A interferência brasileira na política uruguaia, que retirou Atanasio Aguirre, importante aliado do Paraguai, da presidência do país.
a) Incorreta. Embora a Inglaterra buscasse expandir seus mercados consumidores na segunda metade do século XIX, é incorreto sugerir que a Guerra foi resultado de uma reação conjunta do Brasil, Argentina e Paraguai à influência econômica inglesa.
b) Incorreta. O Paraguai não buscava anexar territórios em aliança com o Brasil. Pelo contrário, o Paraguai entrou em confronto com o Brasil.
c) Incorreta. Dom Pedro II não defendia o imperialismo como política de conquista territorial.
d) Correta. A interferência do Brasil na política uruguaia, que resultou na deposição do Partido Blanco, foi um fator fundamental para a reação do Paraguai e o consequente desencadeamento da guerra.
Questão 2
Ao longo do século XIX, a formação dos países na região da Bacia do Prata foi marcada por uma série de disputas e conflitos. Entre elas, destaca-se o tema da navegação na Bacia do Prata, que envolvia:
a) O interesse político da Argentina em garantir a livre navegação na Bacia do Prata, favorecendo a entrada de navios estrangeiros no porto de Buenos Aires.
b) A disputa entre Paraguai e o Brasil sobre o assunto, já que o Brasil era favorável à livre navegação e o Paraguai defendia a necessidade de cobrança de taxas.
c) O forte interesse dos Estados Unidos e da Inglaterra, países que buscavam expandir a colonização no sul do continente.
d) O interesse do Brasil e do Paraguai na livre navegação do Prata, enquanto políticos argentinos buscavam a cobrança de uma taxa alfandegária.
a) Incorreta. O interesse das autoridades argentinas era favorável à cobrança de taxas, e não pela livre navegação na Bacia do Prata.
b) Incorreta. As tensões entre o Brasil e o Paraguai não surgiram diretamente de um posicionamento contrário quanto à livre navegação do Prata. Afinal, tanto Brasil como o Paraguai eram dependentes da navegação nesta Bacia e contrário à cobrança de taxas alfandegárias.
c) Incorreta. Estados Unidos e Inglaterra não buscavam colonizar o sul do continente nesse contexto.
d) Correta. A alternativa descreve corretamente aspectos geopolíticos ligados à navegação na Bacia do Prata.
Questão 3
Em 1º de maio de 1865 foi assinado (…) o Tratado Secreto da Tríplice Aliança. Nele se determinava que só se negociaria a paz mediante a deposição de Solano López. Estabeleciam-se, ainda, novas fronteiras para os países litigantes, bem como se definia que (…) [a] nação agressora pagaria os gastos e prejuízos decorrentes da guerra.
(SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Maria Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 294)
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os países integrantes da Tríplice Aliança.
a) Brasil, Argentina e Uruguai.
b) Argentina, Uruguai e Paraguai.
c) Brasil, Inglaterra e Argentina.
d) Uruguai, Paraguai e Inglaterra.
O Tratado da Tríplice Aliança foi firmado em 1º de maio de 1865, na cidade de Buenos Aires, e selou a aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. A formação dessa aliança isolou diplomaticamente o Paraguai e o deixou militarmente vulnerável, uma vez que o país passou a enfrentar três adversários simultaneamente, incluindo duas das principais potências regionais: Argentina e Brasil.
Questão 4
Observe a charge abaixo, feita por Ângelo Agostini no ano de 1870. Em seguida, leia a legenda que acompanhou a imagem em sua publicação no Diário “A Vida Fluminense”.
Sobre a charge, é correto afirmar que:
a) Faz uma campanha em favor do uso dos escravizados nas batalhas contra o Paraguai.
b) Revela um paradoxo no retorno do escravizado que combateu na guerra, pois, embora libertado, assiste seus antigos companheiros e familiares sofrerem na escravidão.
c) Critica a falta de comprometimento do Exército e dos políticos brasileiros em alforriar os escravos que lutaram na guerra.
d) Defende a imediata abolição da escravidão e a adoção do trabalho assalariado feito por imigrantes.
a) Incorreta. A charge não promove o uso dos escravizados na guerra, mas faz uma crítica social.
b) Correta. A charge evidencia o paradoxo de um escravizado que luta pela pátria e retorna para encontrar seus companheiros e familiares ainda escravizados.
c) Incorreta. A charge não foca na falta de comprometimento do Exército ou dos políticos em alforriar os escravizados. Pelo contrário, a presença do soldado alforriado no primeiro plano da imagem refuta tal afirmativa.
d) Incorreta. A charge não propõe explicitamente a abolição imediata ou a adoção do trabalho assalariado de imigrantes.
Questão 5
“Especula-se muito sobre as razões que teriam levado Solano López a iniciar o conflito, com risco de provocar a união contra o Paraguai de dois velhos rivais – o Brasil e a Argentina. Aparentemente, ele esperava neutralizar as ameaças de seus poderosos vizinhos e transformar o Paraguai em uma força no jogo político do continente. Contava para isso com uma vitória no desguarnecido Mato Grosso – que levasse o Brasil a um acordo – e com o apoio dos blancos uruguaios e das províncias argentinas adversárias de Mitre.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 14 ed. São Paulo: EDUSP, 2013. p. 182)
A partir da leitura do texto, assinale a alternativa correta sobre a estratégia do Paraguai no início do conflito:
a) Como dispunha de um exército mais bem treinado e de uma economia mais robusta que os adversários, Solano López buscou uma vitória rápida ao surpreender o Brasil e a Argentina.
b) O líder paraguaio buscava forçar uma negociação com o Brasil conquistando territórios desprotegidos, enquanto seus aliados conteriam o conflito em territórios argentinos e uruguaios.
c) A anexação do Mato Grosso permitiria maior segurança econômica ao Paraguai, que finalmente transformaria o país numa potência política dentro do continente.
d) Solano López buscava o apoio da Argentina e do Uruguai contra o Brasil, já que ambos os países eram republicanos e o Brasil ainda era uma monarquia.
a) Incorreta. Não é válido pontuar que o Paraguai possuía uma economia mais poderosa que seus adversários conjuntamente, e tampouco esse é o argumento do texto-base.
b) Correta. Solano López tinha como estratégia inicial surpreender o Brasil ao atacar territórios desguarnecidos, como o Mato Grosso, e esperava obter apoio de aliados (como os blancos no Uruguai e facções argentinas contrárias a Mitre) para conter o conflito em outras regiões.
c) Incorreta. O texto não aponta para o interesse do Paraguai em anexar o Mato Grosso para si, mas sim ocupá-lo para forçar uma negociação com o Brasil.
d) Incorreta. O texto de Boris Fausto não cita em seu argumento a busca da formação de uma aliança republicana contra o Brasil.
Questão 6
Sobre a Guerra do Paraguai e suas principais características, avalie as seguintes afirmativas:
I – O exército brasileiro era bem treinado e organizado em meados do século XIX. Isso permitiu uma rápida reação à invasão paraguaia, neutralizando o conflito em poucos anos.
II – Uma das principais causas para a entrada da Argentina na Guerra foi a passagem de tropas paraguaias em seu território sem a devida autorização.
III – As tropas brasileiras contavam com um grande contingente de escravizados em suas fileiras que, em troca de sua participação, ganhariam a alforria no final do combate.
É correto o que se afirma em:
Afirmativa I – Incorreta. O exército brasileiro não era bem treinado nem organizado no início da guerra, o que dificultou a resposta imediata à invasão paraguaia. A guerra prolongou-se por vários anos.
Afirmativa II – Correta. A entrada da Argentina na guerra foi motivada pela passagem não autorizada de tropas paraguaias em território argentino, o que violou sua soberania.
Afirmativa III – Correta. O envio de escravizados foi uma prática recorrente no Brasil durante a Guerra do Paraguai. Era uma estratégia adotada pelos senhores de escravos para evitar seu próprio alistamento ou de seus familiares.
Portanto, a alternativa correta é a letra D.
Questão 7
O quadro abaixo, chamado de “Combate Naval do Riachuelo”, foi pintado por Victor Meirelles na segunda metade do século XIX. Ele retrata uma das principais batalhas da Guerra do Paraguai, quando as embarcações brasileiras venceram a Marinha Paraguaia num combate pelo controle da Bacia do Prata.
Sobre a obra, assinale a alternativa correta:
a) Ela apresenta uma versão fiel aos fatos históricos, buscando ressaltar tanto o brilhantismo de Dom Pedro II como a tenacidade dos combatentes paraguaios.
b) A obra revela uma versão heroica e romantizada da batalha, com destaque para a superioridade dos navios e das lideranças militares brasileiras.
c) A pintura de Victor Meirelles apresenta o momento final da Guerra do Paraguai, com o próprio Solano López representado em destaque, de camisa branca e caindo ao segurar a bandeira do Paraguai.
d) A “Batalha do Riachuelo” é uma crítica à Guerra e ao elevado número de mortes no conflito. A intenção de Victor Meirelles era incentivar a negociação imediata pela paz entre o Brasil e o Paraguai.
a) Incorreto. Como qualquer documento histórico iconográfico, a obra apresenta um ponto de vista específico do artista sobre os fatos históricos retratados. Neste caso, a obra exalta a vitória brasileira com elementos idealizados e heróicos.
b) Correto. A pintura de Victor Meirelles apresenta uma representação épica da batalha, destacando o poder dos navios brasileiros e a atuação de Almirante Barroso, figura em destaque no navio ao centro da imagem.
c) Incorreto. A pintura não retrata o final da Guerra do Paraguai, nem a morte de Solano López. A batalha representada (Riachuelo) ocorreu em 1865, enquanto López morreu em 1870, na Batalha de Cerro Corá.
d) Incorreto. A obra não é uma crítica à guerra ou às mortes. O objetivo era exaltar a bravura dos combatentes brasileiros e celebrar a vitória, alinhando-se à perspectiva patriótica do gênero de pintura histórica.
Questão 8
Sobre o desfecho da Guerra do Paraguai, assinale a alternativa correta:
a) O Brasil saiu vitorioso do conflito e teve a oportunidade de anexar territórios paraguaios. Isso foi importante para a economia brasileira, que se fortaleceu ao longo dos anos de guerra.
b) A Argentina foi considerada a principal vitoriosa da Guerra do Paraguai. Além de não ter um elevado número de feridos, foi o país que mais vendeu armas e emprestou capitais para as nações combatentes.
c) A Inglaterra é considerada uma das principais beneficiadas da Guerra do Paraguai. O envio de tropas inglesas nos anos finais da Guerra permitiu a formação de uma sólida aliança entre ingleses, brasileiros, uruguaios e argentinos.
d) O Paraguai foi arrasado pelos integrantes da Tríplice Aliança. Além de perder territórios para países vizinhos, também teve a maioria de sua população adulta masculina assassinada e viu sua economia destruída pelos anos de guerra.
a) Incorreto. Embora o Brasil tenha saído vitorioso, o conflito custou muito ao governo brasileiro no aspecto financeiro. Como resultado, o país terminou a Guerra com uma elevada dívida externa.
b) Incorreto. Não é correto sugerir que a Argentina se destacou na venda de armas e empréstimos, papel desempenhado sobretudo pela Inglaterra.
c) Incorreto. A Inglaterra não enviou tropas para a Guerra do Paraguai. Sua influência ocorreu indiretamente, principalmente por meio de interesses econômicos.
d) Correto. O Paraguai foi o grande derrotado na guerra. Além das perdas territoriais, sua população masculina foi dizimada, e a economia do país ficou arruinada, comprometendo seu desenvolvimento por décadas.
Questão 9
A Guerra do Paraguai provocou grandes transformações tanto na geopolítica da América do Sul como na própria dinâmica interna dos países participantes. No caso brasileiro, um dos principais impactos do conflito no cenário político interno foi:
a) O fortalecimento do Exército enquanto instituição e sua aproximação com a causa abolicionista, resultado da participação de escravizados nos anos de conflito.
b) A ascensão do Partido Conservador em detrimento do Partido Liberal, tendo em vista os militares mais destacados durante a Guerra pertenciam aos conservadores.
c) A consolidação da Guarda Nacional como principal instituição militar brasileira, pois seus líderes e convocados tiveram protagonismo nato dentro da guerra contra o Paraguai.
d) O enfraquecimento político e econômico da região Sudeste do país, que foi a mais atingida pela guerra e pela convocação de soldados para as batalhas.
a) Correto. A Guerra do Paraguai fortaleceu o Exército, que saiu prestigiado, organizado e influente desse conflito. Além disso, a participação de escravizados nas batalhas e a crescente crítica à escravidão aproximaram o Exército de movimentos abolicionistas nos anos seguintes.
b) Incorreto. Não é possível afirmar que o Partido Conservador ganhou destaque graças ao conflito. Ambos os partidos continuaram a disputar o protagonismo político no Segundo Reinado.
c) Incorreto. A Guarda Nacional não teve protagonismo na guerra; pelo contrário, a atuação do Exército teve o principal destaque durante o conflito.
d) Incorreto. Não é possível afirmar que o Sudeste sofreu um declínio econômico e político nas décadas subsequentes ao conflito. Pelo contrário, a região continuava a prosperar com a expansão da cafeicultura, das ferrovias e com o crescimento populacional.
Leia também: Guerra do Paraguai: resumo, Tríplice Aliança e consequências
Para mais exercícios: Exercícios de História para o 8º ano (com gabarito explicado)
Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2013), com mestrado em Ensino de História pela mesma instituição (2020). Atua como professor de História na educação básica e em cursos pré-vestibulares desde 2013. Desde 2016, também desenvolve conteúdos educativos na área de História.
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre a Guerra do Paraguai (com respostas explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicio-sobre-a-guerra-do-paraguai-com-respostas-explicadas/. Acesso em: