Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física
Se prepare para transformar suas aulas de matemática em uma verdadeira aventura! Com estas 6 ideias de gincanas, seus alunos aprenderão de forma divertida e engajada.
Cada atividade será detalhada com o objetivo, materiais necessários, tempo estimado e como aplicá-la em sala de aula, com um foco especial em conceitos matemáticos.
Caça ao Tesouro Matemático
Objetivo: Resolver problemas de matemática para encontrar pistas e, por fim, o “tesouro”.
Como aplicar:
- Divida a sala em grupos de 4 a 5 alunos.
- Crie uma sequência de pistas com problemas matemáticos (ex.: cálculos de operações básicas, quebra-cabeças, ou desafios de lógica).
- Cada problema resolvido corretamente leva os alunos a uma nova pista, até que cheguem ao “tesouro”.
Tempo: 30 a 45 minutos.
Materiais: Pistas impressas, calculadoras (se necessário), um “tesouro” (pode ser um prêmio como doces ou livros).
Exemplos de Pistas:
- Pista 1: “O próximo local está na soma de 12 + 8.” (Resposta: 20)
- Pista 2: “Se você tem 15 maçãs e come 5, quantas sobram?” (Resposta: 10)
- Pista 3: “Qual é o próximo número depois de 27?” (Resposta: 28)
- Pista 4: “Qual é o dobro de 5?” (Resposta: 10)
- Pista 5: “Conte até 7, e vá até o local com esse número!” (Resposta: 7)
- Pista 6: “Se você tem 6 bolas e ganha mais 3, quantas tem agora?” (Resposta: 9)
- Pista 7: “Encontre o lugar com o número 14, o dobro de 7!” (Resposta: 14)
- Pista 8: “10 + 10 é igual a quantos?” (Resposta: 20)
- Pista 9: “Pegue o número que vem depois de 30!” (Resposta: 31)
- Pista 10: “Você tem 20 balas e dá 8 a um amigo. Quantas ficam?” (Resposta: 12)
- Pista 11: “Qual é a metade de 10?” (Resposta: 5)
- Pista 12: “Soma 4 e 6 para encontrar a próxima pista!” (Resposta: 10)
- Pista 13: “Se você tem 9 lápis e dá 3, quantos ficam?” (Resposta: 6)
- Pista 14: “Encontre o número que vem depois de 50.” (Resposta: 51)
- Pista 15: “Qual é a soma de 3 + 7?” (Resposta: 10)
- Pista 16: “Qual é o dobro de 8?” (Resposta: 16)
- Pista 17: “Se você tem 12 balões e estoura 4, quantos ficam?” (Resposta: 8)
- Pista 18: “Encontre o lugar com o número 2, a metade de 4.” (Resposta: 2)
- Pista 19: “O próximo local está na soma de 9 + 11.” (Resposta: 20)
- Pista 20: “Você ganhou 5 moedas e tinha 5. Quantas têm agora?” (Resposta: 10)
O Professor pode utilizar estas pistas ou adaptá-las conforme as necessidade de suas turmas.
Bingo Matemático
Objetivo: Reforçar habilidades de cálculo mental com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
Como aplicar:
- Prepare cartelas de bingo com resultados de operações (ex.: números de 1 a 100).
- O professor sorteia operações e os alunos precisam marcar o resultado correto em suas cartelas.
- O primeiro a completar uma linha, coluna ou diagonal grita “Bingo!” e ganha o prêmio.
Tempo: 20 a 30 minutos.
Materiais: Cartelas de bingo (uma para cada aluno), fichas para marcação (ou lápis), lista de operações.
Exemplo de Operação:
- O professor sorteia “5 + 8”, e quem tiver o número 13 na cartela marca o espaço.
Corrida dos Problemas
Objetivo: Resolver problemas rapidamente e trabalhar em equipe.
Como aplicar:
- Divida os alunos em grupos de 4.
- Coloque uma série de problemas matemáticos em envelopes numerados espalhados pela sala.
- Cada grupo resolve o primeiro problema, depois o segundo, e assim por diante, até terminar a sequência.
- Ganha o grupo que resolver todos os problemas corretamente no menor tempo.
Tempo: 25 a 35 minutos.
Materiais: Envelopes com problemas (um problema por envelope), papel e lápis.
Aqui estão 20 problemas de adição e subtração para o jogo “Corrida dos Problemas”. Eles são simples, focados em números entre 1 e 50, ideais para crianças no primeiro ano do ensino fundamental.
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Pedro tinha 12 balas. Ele comeu 5. Quantas balas restaram para ele?
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Maria ganhou 8 pirulitos no aniversário e depois ganhou mais 7 de presente. Quantos pirulitos ela tem agora?
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Ana tinha 20 figurinhas, mas perdeu 9. Com quantas figurinhas ela ficou?
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Carlos tinha 15 carrinhos de brinquedo. Ele ganhou mais 10 de presente. Quantos carrinhos ele tem agora?
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Paula tinha 30 lápis de cor e deu 12 para sua amiga. Quantos lápis sobraram com ela?
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Bruno encontrou 18 conchas na praia. Ele deu 7 para seu irmão. Quantas conchas ele ainda tem?
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Sofia tinha 25 adesivos e comprou mais 15. Quantos adesivos ela tem agora?
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Lucas tinha 40 bolinhas de gude. Ele perdeu 14 no recreio. Quantas bolinhas de gude ele tem agora?
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Tiago tinha 50 bolinhas e deu 20 para seu primo. Quantas bolinhas sobraram com ele?
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Lara tinha 28 botões para um projeto escolar e ganhou mais 12. Quantos botões ela tem agora?
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Beatriz tinha 19 chocolates e deu 9 para seus amigos. Quantos chocolates sobraram?
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João tinha 17 lápis e comprou mais 5 na papelaria. Quantos lápis ele tem agora?
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Fernanda comprou 36 adesivos e deu 10 para sua amiga. Quantos adesivos sobraram?
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Felipe tinha 23 carrinhos, mas perdeu 8 no parque. Quantos carrinhos sobraram?
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Julia tinha 15 livros e ganhou mais 10 de presente. Quantos livros ela tem agora?
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Daniela tinha 20 marcadores de texto e deu 7 para sua amiga. Quantos marcadores ela tem agora?
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Ricardo coleciona moedas. Ele tinha 42 moedas e perdeu 12. Quantas moedas ele tem agora?
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Isabel tinha 35 bolas e perdeu 15 no recreio. Com quantas bolas ela ficou?
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Eduardo tinha 30 brinquedos, mas deu 10 para seu primo. Quantos brinquedos sobraram com ele?
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Marcela tinha 24 flores e comprou mais 16. Quantas flores ela tem agora?
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Esses problemas podem ser impressos e colocados nos envelopes, prontos para a atividade. Eles incentivam a prática de adição e subtração em um contexto de colaboração e agilidade.
Estafeta dos Números
Objetivo: Trabalhar a rapidez com cálculos e a precisão em operações básicas.
Como aplicar:
- Divida a turma em duas equipes.
- Coloque duas cadeiras na frente da sala, cada uma com uma pilha de cartões com problemas matemáticos.
- Os alunos devem correr até a cadeira, resolver o problema em um cartão, e correr de volta para a equipe para o próximo aluno resolver o próximo problema.
- Vence a equipe que terminar a pilha primeiro com todas as respostas corretas.
Tempo: 20 minutos.
Materiais: Cartões com problemas (adição e subtração).
Exemplos de Problema:
- “Qual é o resultado de 12 + 15?”
- “Quanto é 9 – 4?”
Caça às Formas
Objetivo:
Ajudar as crianças a identificar e diferenciar figuras planas e não planas de forma lúdica, trabalhando noções de geometria básica.
Como aplicar:
Distribua várias formas geométricas pela sala de aula ou pátio. As formas podem ser recortadas de papelão (para figuras planas) e objetos tridimensionais comuns (para figuras não planas), como uma bola (esfera), um cubo de brinquedo (cubo) e uma caixa retangular pequena (paralelepípedo). As figuras planas podem incluir círculos, quadrados, triângulos e retângulos de cartolina.
Materiais Necessários:
- Recortes de figuras planas em cartolina: círculos, quadrados, triângulos e retângulos.
- Objetos tridimensionais (figuras não planas): cubos de brinquedo, pequenas caixas (paralelepípedos), bolas (esferas), cones de papel, etc.
- Uma “cesta de coleta” para cada grupo de alunos, onde eles colocarão as figuras que coletarem.
Instruções para o Professor:
- Divida a Turma em Grupos: Organize a turma em pequenos grupos de 3 a 5 crianças.
- Explique as Figuras: Antes de começar, explique rapidamente as diferenças entre figuras planas e não planas, mostrando exemplos de cada uma.
- Dê as Regras do Jogo: Cada grupo precisa encontrar um número específico de figuras planas e não planas. Por exemplo, “Procurem três figuras planas e duas figuras não planas”.
- Caça às Formas: Quando o professor der o sinal, as crianças começam a procurar as figuras distribuídas pelo ambiente e as colocam na sua “cesta de coleta”.
Desafio Extra:
Para aumentar o nível de dificuldade, o professor pode dar dicas sobre as características das formas que devem ser encontradas, como: “Procurem uma figura plana que tenha três lados” (triângulo) ou “Encontrem uma figura não plana que pareça uma bola” (esfera).
Loja da Matemática
Objetivo:
Ensinar as crianças a reconhecer e usar cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, desenvolvendo habilidades básicas de soma e troco.
Descrição da Atividade:
As crianças vão participar de um jogo de compra e venda simulado, onde poderão comprar itens fictícios usando “dinheiro de brincadeira” (réplicas das cédulas e moedas brasileiras). Elas devem fazer o cálculo correto para escolher e comprar os itens com o valor exato ou receber troco quando necessário.
Materiais Necessários:
- Réplicas de cédulas e moedas brasileiras (em papel ou brinquedo).
- Itens fictícios ou brinquedos (pode ser uma loja de doces, de brinquedos, etc.), com etiquetas de preço variando de R$1,00 a R$10,00.
- Sacolas pequenas para as compras de cada criança.
- Uma “caixa registradora” de brinquedo (opcional) para tornar a experiência mais realista.
Instruções para o Professor:
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Organize a “Loja”: Prepare uma área da sala onde ficam os itens à venda, com etiquetas de preço em cada um. Os preços devem ser fáceis para as crianças lidarem (por exemplo, R$1,00, R$2,00, R$5,00, R$10,00).
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Distribua o Dinheiro: Dê a cada criança uma quantia inicial em réplicas de cédulas e moedas (por exemplo, R$20,00) para que elas possam “comprar” os itens da loja. Explique rapidamente que elas precisam gerenciar o dinheiro para não ficarem sem.
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Defina as Regras do Jogo: Diga que cada criança pode comprar no máximo 2 ou 3 itens (dependendo do tempo disponível). Elas devem fazer o cálculo para dar o valor correto ou receber troco. Se não tiverem o valor exato, precisarão calcular o troco que irão receber.
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Simulação de Compra: Uma criança de cada vez vai até a “loja”, escolhe um item e paga ao professor ou a um ajudante. O professor devolve o troco, se necessário, e orienta as crianças a contarem para ver se o valor está correto.
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Verificação Final: Quando todas as crianças terminarem suas compras, revise o que cada uma comprou e quanto dinheiro sobrou. Essa etapa ajuda a garantir que entenderam os cálculos de maneira correta.
Desafio Extra: Para aumentar o nível de dificuldade, você pode dar um “desconto” de R$1,00 em alguns itens ou realizar uma “promoção relâmpago”, pedindo que as crianças recalcularem o valor de itens selecionados.
Tempo de Duração:
Cerca de 30 a 40 minutos.
Conclusão:
Ao final, as crianças podem compartilhar com a turma o que compraram e quanto dinheiro ainda têm. O professor pode reforçar conceitos de adição e subtração usando o que sobrou ou o que foi gasto.
Para charadas e desafios:
Para mais atividades:
Para planos de aula:
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.
ASTH, Rafael. Ideias de gincanas de matemática para o 1º ano do Fundamental. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ideias-de-gincanas-de-matematica-para-o-1-ano-do-fundamental/. Acesso em: