Questões para Olimpíada Mirim 2 OBMEP (com soluções explicadas)


Rafael C. Asth

Rafael C. Asth

Professor de Matemática e Física

Ajude seus alunos a se preparem para a OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares.

Esta lista possui questões originais, inspiradas nas questões da OBMEP para o Mirim 2 (4º e 5º anos). Todas as questões possuem respostas explicadas.

Questão 1

Quatro amigas — Ana, Bruna, Camila e Daniele — estão contando suas figurinhas. Ana tem 80 figurinhas, Bruna tem 30 e Camila tem 40. Elas sabem que a quantidade de figurinhas de Ana somada à de Bruna é igual à soma da quantidade de figurinhas de Camila e Daniele. Sabendo disso, qual é a quantidade de figurinhas de Daniele?

Gabarito explicado

O que sabemos?

  • Ana tem 80 figurinhas.
  • Bruna tem 30 figurinhas.
  • Camila tem 40 figurinhas.

A quantidade de figurinhas de Ana mais a quantidade de Bruna é igual à quantidade de figurinhas de Camila mais a quantidade de figurinhas de Daniele.

Então, precisamos descobrir quantas figurinhas Daniele tem.

Passo 1: Somar as figurinhas de Ana e Bruna.

Ana tem 80 figurinhas e Bruna tem 30. Vamos somar:

80 + 30 = 110 figurinhas

Passo 2: Encontrar a quantidade de figurinhas de Daniele.

Sabemos que a quantidade de Ana + Bruna (110) é igual à quantidade de Camila + Daniele. Como Camila tem 40 figurinhas, agora descobriremos quantas figurinhas Daniele tem.

A quantidade de figurinhas de Daniele é o que falta para completar 110. Quanto falta é uma ideia de subtração.

110 – 40 = 70

Então, Daniele tem 70 figurinhas.

Questão 2

No restaurante Comida Legal, há dois tipos de assentos.:Questão 2: banco com três e quatro pés.

Sabendo que, ao todo, há 21 pés entre os assentos, quantos bancos com três pés e quantos bancos com quatro pés há no restaurante?

A) 2 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés.

B) 3 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés.

C) 4 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés.

D) 5 bancos com três pés e 2 bancos com quatro pés.

E) 6 bancos com três pés e 1 bancos com quatro pés.

Gabarito explicado

Vamos resolver o problema passo a passo:

Total de pés é 21.

Testaremos as opções fornecidas:

A) 2 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés:

3×2 + 4×3 = 6 + 12=18 (não é 21)

B) 3 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés:

3×3 + 4×3 = 9+12 = 21 (essa opção está correta!)

C) 4 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés:

3×4 + 4×3 = 12+12 = 24 (não está correta)

D) 5 bancos com três pés e 2 bancos com quatro pés:

3×5 + 4×2 = 15+8 = 23 (não é 21)

E) 6 bancos com três pés e 1 banco com quatro pés:

3×6 + 4×1 = 18+4 = 22 (não é 21)

Portanto, a resposta correta é B) 3 bancos com três pés e 3 bancos com quatro pés.

Questão 3

Ana, Beatriz, Carlos, Daniel e Eduardo são amigos e participaram de uma gincana em que precisaram formar dois grupos. Sabemos que:

  • Eduardo não está no mesmo grupo que Beatriz e Daniel;
  • Ana não está no mesmo grupo que Carlos e Daniel;
  • Um grupo terá três crianças.

Com base nessas informações, quem está no mesmo grupo que Ana?

Gabarito explicado

O que sabemos?

  • Existem 5 amigos: Ana, Beatriz, Carlos, Daniel e Eduardo.
  • Eles foram divididos em dois grupos.
  • Um grupo possui três crianças e o outro apenas duas.
  • Eduardo não está no mesmo grupo que Beatriz e Daniel.
  • Ana não está no mesmo grupo que Carlos e Daniel.

Nosso objetivo é descobrir quem está no mesmo grupo que Ana.

Passo 1: ver quem não pode estar no grupo de Ana.

Sabemos que Ana não está no mesmo grupo que Carlos e Daniel. Então, Carlos e Daniel estão no outro grupo.

Agora, já sabemos que Carlos e Daniel não estão no grupo de Ana.

Passo 2: verificar quem sobrou.

Os amigos que ainda podem estar no grupo de Ana são: Beatriz e Eduardo.

Passo 3: verificar as informações sobre Eduardo.

Sabemos que Eduardo não está no mesmo grupo que Beatriz e Daniel. Como Daniel já está no outro grupo, isso significa que Eduardo também não pode estar no grupo de Beatriz.

Então, Eduardo tem que estar no mesmo grupo que Ana.

Passo 4: ver quem está no grupo de Beatriz.

Se Eduardo não pode estar com Beatriz, então Beatriz está no grupo com Carlos e Daniel.

Conclusão: Eduardo é a única pessoa que está no mesmo grupo que Ana.

Questão 4

Uma colmeia é formada por alvéolos na forma de hexágonos, figuras que possuem seis lados. Quando novos alvéolos são adicionados, alguns dos lados se sobrepõem. Se começarmos com dois alvéolos conectados, o número de lados da colmeia será 11.

hexágonos - questão 4

Qual o número mínimo de lados dessa colmeia após acrescentar 2 alvéolos?

Gabarito explicado

Cada alvéolo (hexágono) tem 6 lados, mas quando eles se juntam, alguns lados são compartilhados.

Quando começamos com dois alvéolos, eles compartilham um lado, por isso a colmeia tem 11 lados. Agora, quando adicionamos mais dois alvéolos, eles também compartilham lados com os alvéolos já presentes.

Para ter o menor número de lados, devemos juntar os hexágonos sobrepondo o maior número de lados possíveis.

resposta questões 4 - hexágonos

Após adicionar dois novos alvéolos, o número mínimo de lados da colmeia será 19.

Questão 5

As sandálias na figura são todos do mesmo modelo, cor e tamanho. Os pés (direito e esquerdo) estão embaralhados.

Quantas sandálias estão sem par?

Gabarito explicado

Um par é formado por duas sandálias, uma esquerda e uma direito. Juntando os pés, vemos que uma sandália apenas está sem par.

Questão 6

Considere as malhas quadriculadas apresentadas na imagem abaixo.

Imagem caminho malha quadriculada

Podemos afirmar que:

A) Trajetória A é a mais curta.

B) Trajetória B é a maior.

C) Trajetória C é a maior.

D) Trajetórias C e D possuem mesmo comprimento.

E) Todas têm o mesmo comprimento.

Gabarito explicado

  • A trajetória A possui 5 traços pelos lados dos quadrados e duas diagonais.
  • A trajetória B possui 4 traços pelos lados dos quadrados e uma diagonal.
  • A trajetória C possui 6 traços pelos lados dos quadrados e duas diagonais.
  • A trajetória D possui 6 traços pelos lados dos quadrados e duas diagonais.

Assim, as trajetórias C e D possuem mesmo comprimento.

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Referências Bibliográficas

OLIMPÍADA MIRIM OBMEP. Olimpíada Mirim OBMEP. Disponível em: https://olimpiadamirim.obmep.org.br/. Acesso em: 24 out. 2024.

Rafael C. Asth

Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.



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