Artistas nacionais e regionais participam de iniciativa de leitura para crianças

A ação será realizada nos dias 19, 20 e 21 de março. As sessões são abertas ao público, mas com limite de entrada até a lotação do espaço.

0
31
Imagem Ilustrativa

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça participa nos dias 19, 20 e 21 de março do projeto ‘Lê Pra Mim?’, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A iniciativa reúne artistas e/ou personalidade do país para ler livros infantis brasileiros a crianças, com a proposta de incentivar o hábito da leitura neste público. As sessões são abertas ao público, mas com limite de entrada até a lotação do Salão Nobre, onde serão realizadas as leituras. Até o momento, estão agendadas 960 crianças de escolas municipais.

Os artistas confirmados para ler para as crianças em Cuiabá são as atrizes Francoise Forton, Dandara Mariana e Helga Nemeczyk. Artistas regionais também aderiram ao projeto, e o público poderá ouvir uma história do apresentador e compositor Pescuma, a cantora Vera Capilé, o escritor Ivens Scaff, os atores Alicce Olvieira, Romeu Benedicto, Lionê Vitório, Justino Astrevo (Nico e Lau), Maurício Ricardo, Márcio de Camillo e Vini Hoffmann (do grupo de teatro Tibanaré), Vital Siqueira e Ivan Belém.

A leitura de livros infantis ocorrerá em sessões de manhã e de tarde, totalizando 10 encontros literários. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade local e outro por um convidado nacional. Ao final, todas as crianças levam para casa um livro infantil.

O espaço reservado para a leitura de livros é o Salão Nobre do Palácio da Instrução, onde fica a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. No local, haverá almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Cada apresentação terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência. Em Cuiabá, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), que cedeu o espaço, e a Secretaria Municipal de Educação, na mobilização das escolas.

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila. O “Lê pra mim?” teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro. A partir de então, foram realizadas 30 edições que circularam por 13 cidades. Ao longo deste período, 25 mil crianças foram beneficiadas e 24 mil livros foram doados. Mais de 500 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras.

Para mais informações, acesse o site www.lepramim.com.br

Serviço:

Sessões: Terça (19.03) – 8h, 09h, 14h e 15h / Quarta (20.03) e Quinta (21.03) – 08h, 09h e 14h.

Agendamento: Escolas interessadas em participar devem fazer agendamento com Joelson, pelo número (65) 99670-1012.

Público geral: Serão reservados 20 lugares por encontro ao público espontâneo e as senhas serão distribuídas com 1h de antecedência.

Local: A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá, ao lado da Igreja Matriz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here